Contagem regressiva
A Câmara Municipal apresentou nesta semana a marca comemorativa dos 200 Anos de São Sebastião do Paraíso, que será utilizada durante as atividades de celebração desse marco histórico. Como foi criada uma comissão que está trabalhando de assuntos celebrativos do momento está sendo prometido que em breve será divulgado o calendário de eventos do aniversário da cidade. O Legislativo propõe unir passado, presente e futuro. A intenção é valorizar a história e conquistas, avaliar a situação atual e projetar os próximos anos que serão construídos. Um futuro próspero, inclusivo e sustentável.
Asfaltamento
A estrada que dá acesso para o distrito de Guardinha, via BR-265, teve o trânsito de veículos interrompido na manhã de sexta-feira,27, e deverá assim permanecer até o fim da tarde de segunda-feira,30. Será para as obras de pavimentação de mais um trecho da rodovia. A previsão é de que a liberação do trânsito ocorra na segunda por volta das 19 horas e enquanto isso a recomendação é de que os condutores de veículos utilizem a estrada via Sapé. A prefeitura ainda pretende fazer mais um quilômetro da rodovia a ser pavimentado no final de setembro, aproximando ainda mais a comunidade da realização do sonho de ter toda a estrada asfaltada.
Incentivo
A administração municipal de São Sebastião do Paraíso pretende criar uma nova política de incentivo à instalação, expansão, e ampliação de empresas no ramo industrial, agroindustrial e comercial. Neste sentido existe um projeto de lei que está tramitação na Câmara Municipal e visa a fomentar o desenvolvimento econômico por meio de incentivos diversos. A iniciativa mostra que na proposta variam desde a execução de serviços no terreno como terraplanagem, escavações, aterros, drenagens, arruamento e limpeza, assim como suporte técnico da Prefeitura para tramitação dos projetos, locação de barracões ou galpões, isenção de tributos, e concessão de Direito Real de Uso, doação ou permuta de terrenos necessários à realização do empreendimento.
Promoções
Um projeto de lei enviado pelo Executivo atualiza o número de vagas para os cargos efetivos de Enfermeiro, Nutricionista e Psicólogo. A medida é necessária para concessão de todas as promoções extraordinárias solicitadas pelos profissionais de carreira. A proposta está em análise na Câmara Municipal. Na sessão de segunda-feira,23, o vereador Sérgio Gomes (PTB) parabenizou o Executivo, a comissão de desenvolvimento funcional e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais - SEMPRE. Conforme Serginho, este projeto trata sobre o último ciclo da promoção aprovada em 2018 e contempla aproximadamente 200 servidores, é realmente uma conquista. Ele ressalta que é importante lembrar que este projeto não causa impacto financeiro haja visto que se trata de promoção extraordinária de 2018, que foi dividida até 2020 e aprovada nesta Casa.
Solidariedade
Uma parceria entre Prefeitura de São Sebastião do Paraíso e o Tiro de Guerra 04-025 arrecadou em campanha de doação cerca 1,5 toneladas de alimentos, além de mais de 1.200 peças de roupas diversas, 42 cobertores e 55 pares de sapatos. As doações foram destinas à Legião da Boa Vontade (LBV), que mantém diversas ações solidárias. O trabalho de formação cidadã sendo praticada pelos jovens guerreiros tendo o amor e a partilha como exemplos. São ensinamentos e aprendizados que se levam para a vida toda. Campanhas como estas tem sido tornado cada vez mais frequentes e sendo realizadas por muitos anônimos principalmente em um momento em que o desemprego e a fome aumentam e a solidariedade deve se multiplicar.
Animais e ônibus
Os vereadores Marcos Antônio Vitorino, o Marcão da Ambulância, Juliano Carlos Reis, o Biju, propuseram na Câmara de Paraíso um projeto que prevê a autorização do para o transporte de animal doméstico vivo, de pequeno e médio porte, dentro dos ônibus do serviço municipal de transporte coletivo de passageiros do Município. A proposta abrange cães e gatos de até 20 quilos, limitando a até três animais por viagem. Entre os requisitos previstos cita que o passageiro deverá apresentar o Certificado de Vacina do animal. O mesmo deverá estar acomodado em receptáculo apropriado para o transporte e não poderá prejudicar a comodidade e a segurança dos passageiros e de terceiros.
Detalhes
O projeto de lei impede o transporte de animal no serviço municipal de transporte coletivo de passageiros que, por sua espécie, ferocidade, peçonha ou saúde, comprometa o conforto e a segurança do veículo, de seus ocupantes ou de terceiros. Caso o animal fuja e provoque algum transtorno ou ferimento, caberá ao tutor ressarcir os danos causados. Além disso, o passageiro deverá desembarcar em casos que a presença do animal esteja gerando desconforto aos demais. Os favoráveis permaneçam como estão e os contrários que se manifestem.
Inclusivismo
O vereador Vinício Scarano Pedroso, auxiliado pelo profissional Fábio Bugança está em defesa da proposta que garante vagas em projetos esportivos municipais para jovens e crianças atendidas pelo CAPS. A iniciativa foi defendida em plenário, tem a intenção de fazer uma extensão do atendimento na saúde mental, incluindo o físico e emocional sempre com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. Eles pedem a colaboração para tentar elaborar o projeto de lei o mais rápido possível e com isso fazer com que o município seja pioneiro na região com este tipo de política pública.
Protagonismo
A cidade de Guaxupé tem assumido o protagonismo político em ser o centro das atenções para ações, programas de governo e presença de lideranças políticas na região, situação antes assumida por Paraíso. Depois de receber na segunda-feira, o presidente do Instituto Butatan, Dimas Covas, para inclusão daquele município em pesquisas sobre vacinas contra a Covid-19, a cidade recebeu outras lideranças. Na terça-feira, 24, o vice-governador de Minas, Paulo Brant, também esteve na cidade onde cumpriu agenda com visitas as empresas e também se reuniu com prefeitos da Alta Mogiana. Foram apresentadas reivindicações da região para as áreas de transportes, educação e infraestrutura regional. Manda quem pode, obedece quem tem juízo.