Neste sábado (28/8), Gilberto Fernando Fazio inaugura a mais nova loja da Perfumaria Priscila em São Sebastião do Paraíso, na rua Pimenta de Pádua, 1413. Em vinte sete anos de atividades, é a quinta loja da empresa dirigida por ele, pela esposa Solanja Maria Barbosa Fazio e pelo filho, Fernando Barbosa Fazio.
Gilberto nasceu em Ribeirão Preto. Seu pai tinha uma lotérica na rua Tibiriçá, área central da cidade, onde aos 12 anos começou a ajudá-lo na venda de bilhetes. Tentou profissionalizar-se como jogador de futebol, e chegou jogar em boas equipes, como o Comercial e o Botafogo, ambas de Ribeirão, e Guarani, em Campinas. Com o falecimento de seu pai, passou a administrar a lotérica, uma vidraçaria, depois um depósito de bebidas.
No ramo de cosméticos em que se firmou, o início foi a partir de oportunidade surgida como vendedor na empresa do senhor Hidetochi Owa. Tinha uma boa carteira de clientes na região de Ribeirão Preto. “O filho de senhor Owa era quem atendia São Sebastião do Paraíso e algumas cidades no entorno, mas com a ida dele para o Japão, fui transferido para cá, e até mesmo a contragosto, porque na época eram poucos clientes, e em Ribeirão eu tinha um bom salário. Uns dois meses depois notei que na realidade as vendas não eram satisfatórias porque não eram bem trabalhadas, feitas apenas para uns quarenta salões de beleza. Morando em Paraíso, passei a fazer visitas regulares, e gradativamente consegui novos clientes”, conta Gilberto.
Conheci minha esposa Solanja que era cabeleireira, tinha um salão na avenida Monsenhor Felipe (em 1967), onde passei a deixar produtos. Com isso aumentou a procura. Tive certo receio em montar a perfumaria, porque nem tinha o capital. Conversei com meu patrão (Senhor Owa), ele me deu maior desconto nos produtos. Conversamos com o Sebastião Alves que nos alugou pequeno cômodo na avenida Monsenhor Mancini, próximo ao cruzamento com a rua Pimenta de Pádua, e foi ali que começou Perfumaria Priscila, em 1.º de outubro de 1994. Não imaginávamos que ia chegar, aonde chegou, graças a Deus, diz Gilberto Fazio.
“Éramos eu, minha esposa e uma funcionária. Houve um crescimento de tal maneira que nos sugeriam que viéssemos para o calçadão da Praça Comendador José Honório. Esbarramos novamente na falta de capital para montar no centro da cidade. Mas o Jesser Esper e a Mara nos alugaram uma sala. E foram em torno de dois anos para que a nova loja se firmasse”, explica.
Foi adquirido um imóvel na rua Padre Benatti, no entanto Gilberto optou em permanecer no calçadão. “Foi quando, há cinco anos em busca de maior espaço transferimos as instalações da Galeria Central para onde estamos atualmente, Praça Comendador José Honório, 38, ao lado da Igreja. Hoje são cinco lojas (três em Paraíso), uma em Guaxupé (há 21 anos) e outra, dirigida pelo meu filho Fernando em São José do Rio Pardo (há dois anos)”. Além das perfumarias, também integra o grupo a Bela Bolsa (Praça Comendador José Honório), que conforme o nome sugere é especializada nesse acessório.
Neste sábado (28), a loja que funcionava na esquina da rua Geraldo Marcolini com a Pimenta de Pádua passa a atender em novo local, mais amplo (são 300 metros quadrados) na rua Pimenta de Pádua 1413, antigas instalações da Eletromóveis, em frente ao Sicoob Paraisocred.
Gilberto ressalta que nesses 27 anos a Perfumaria Priscila já empregou mais de trezentos funcionários, e alguns deles continuam na empresa há mais de vinte cinco anos. Diz também da gratidão pelo acolhimento que teve em São Sebastião do Paraíso. “Não tenho nem palavras para agradecer, foi uma luz ter vindo”, disse.
Com quinze mil itens de produtos disponíveis, a empresa abrange um grande horizonte de consumidores, sendo em maior volume cabeleireiros, barbearias, esteticistas, manicures. Disponibiliza também móveis de salão, secadores, máquinas de corte.
Se tempos atrás o público feminino era o que mais gerava renda para o ramo de perfumaria, Gilberto explica que homens ficaram mais vaidosos de uns oito anos para cá, e “não querem qualquer produto, passaram consumir mais.
“Além da diversidade de produtos, defendo muito que o bom atendimento é imprescindível, e nesse sentido esse diferencial, conforme pesquisas, faz com que Perfumaria seja lembrada entre empresas que bem atendem”, afirma Gilberto Fazio.
Ele ressalta que em seu ramo não pode se queixar nesses quase dois anos atípicos. Houve queda nas vendas de alguns produtos, por exemplo maquiagens, mas em compensação cresceram as de sabonete líquido, máscaras, álcool em gel. Contribui também para equilibrar a situação o sistema de entrega delivery, em que os clientes fazem o pedido e recebem o produto sem sair de casa ou do local de trabalho. Mesmo com a volta dos fregueses às lojas, Gilberto admite que pelo fator comodidade, o sistema de delivery vai se firmar.
“Graças a Deus o comércio permaneceu aberto por muito tempo em Paraíso. Algumas medidas poderiam ter sido mais firmes no começo, mas aqui as pessoas desde o início utilizam máscaras, e com a vacinação sendo intensificada os casos diminuíram. Felizmente não fizemos demissões, e considerando as cinco lojas não chegou a dez o número de funcionários que adoeceram por conta da pandemia, e todos voltaram a trabalhar”, enfatiza.
No processo de crescimento da Perfumaria Priscila, Gilberto lembra com gratidão de apoios importantes, destacando que a família de sua esposa ajudou bastante e alguns dos familiares trabalham há bastante tempo na empresa. “Tivemos grande suporte nos financiamentos conseguidos no BDMG, no Gera Minas, por intermédio da Associação Comercial. Graças a Deus, saldamos todos, foram vários e agradeço muito. No momento não estamos precisando, mas não esquecemos que desde o começo tivemos grande ajuda da ACISSP”, conclui.