O atleta Edmar Viana representou São Sebastião do Paraíso é campeão internacional de Jiu-Jitsu na categoria Super Pesado na disputa do Campeonato Internacional de Jiu-Jitsu Esportivo, na categoria faixa preta. A disputa aconteceu no domingo (29/8), no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. A competição organizada pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ) marcou a volta dos eventos organizados pela entidade.
Edmar Viana já possui vários títulos em sua carreira, enfrentou e superou fortes adversários. Foram quatro lutas fortíssimas contra concorrentes de diferentes regiões do país. “Essa competição foi para mim a oportunidade de superar diversos desafios. Venci a mim mesmo em grandes dificuldades. Depois de oito meses sem competir foi magnífico estar no pódio e com o primeiro lugar é sensacional”, descreve. A competição também marcou a estreia dele na nova categoria. “Foi incrível”, resume.
Edmar é dono de um vasto currículo com vários títulos conquistados, confirmando sua dedicação transformada em trajetória vitoriosa. Bicampeão Mundial e também Panamericano, ele também acumula outras conquistas como o Campeonato Paulista, Mineiro e Campeão Brasileiro.
“Faço da vida e da luta um verdadeiro campo de batalha”, relata. A afirmação descreve a dura a realidade do atleta. “Na maioria das vezes competimos sem apoio e incentivo do estado e com pouca ajuda dos amigos”, observa.
Destaca que o resultado positivo obtido é fruto de muita superação. Não fosse apenas o aspecto econômico, para bancar as despesas com inscrições, viagens, alimentação, tem também a superação física. “Mesmo com o dedo da mão quebrado consegui realizar boas lutas e saí vencedor nas quatro disputas em que participei. A primeira foi por pontos e as outras por finalização”, acrescenta.
Saldo positivo
O campeonato realizado no último fim de semana marcou o retorno da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo (CNJJE), ao Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. O campeonato foi disputado em alto nível técnico e seguindo as normas de segurança sanitária contra o coronavírus.
O presidente da CBJJE, Moisés Muradi, fez um balanço do torneio e destacou o crescimento do Jiu-Jitsu para o público acima dos 30 anos e o saldo positivo do protocolo sanitário. “Ficamos muito satisfeitos com o Campeonato Internacional de Jiu Jitsu e o saldo foi mais que positivo, principalmente por retornarmos com nossos eventos, no Ginásio do Ibirapuera, que faz parte da história da confederação. Conseguimos manter a segurança dos atletas, abrimos parcialmente o acesso ao público observando as normas vigentes”, completa.
Ainda em 2021, a CBJJE vai promover, também em São Paulo, o Pan - nos dias 23 e 24 de outubro - e o Mundial no mês de novembro. Em setembro, a confederação desembarca em Manaus para o BJJ Amazonas e terá ainda a realização do Internacional Conde Koma em Belém (PA).