A reestruturação do serviço de assistência social prestada para as pessoas em situação de rua, foi o ponto central dos debates durante reunião realizada na Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso, na quinta-feira (2/9). Representantes de vários segmentos da comunidade local foram convidados pelo comandante do 43º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Charles Kerley Batista que tem demonstrado preocupação com a aglomeração e influência destas pessoas na segurança pública. Mesmo com várias propostas apresentadas, ficou acertada a realização de novo encontro, em data a ser fixada, inclusive com a presença de outros órgãos parceiros para novas sugestões e ideias sobre o assunto.
A reunião na Câmara Municipal visou reestruturar a assistência social que é prestada para as pessoas em situação de rua no município. Participantes mencionaram situações recentes de violência envolvendo este público, inclusive com relatos de pessoas armadas com faca na fila do "Almoço da Providência", segundo o vereador Antônio Picirilo (PSL).
Houve concordância que o atual formato de assistência social, com o fornecimento de alimentação por diversos atores, estimula a vinda de mais pessoas em situação de rua ao município - as quais muitas vezes preferem permanecer na rua, em vez de ir ao albergue.
Marcelo Morais relatou que desde o início do ano tem tomado ações para lidar com esse problema, mas que está encontrando obstáculos. Além disso, muitas das pessoas que são encaminhadas para sua cidade de origem, retornam em poucos dias.
A proposta do Executivo é de criar novos regramentos e centralizar a distribuição de alimentos através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Assim, os cidadãos entregariam os alimentos ao Poder Executivo, que teria local e horário específicos para distribuição, mediante cadastro das pessoas em situação de rua. Desta forma, tendo mais recursos para auxiliar o público-alvo e manter controle da situação.
Participaram os vereadores Lisandro Monteiro (SD), Antônio Picirilo, José Luiz das Graças (PRB), Luiz de Paula (PP), Maria Aparecida Cerize (PSDB), Pedro Delfante (PL) e Vinício Scarano Pedroso (CIDADANIA), o assessor parlamentar Antônio Redrado (representando o vereador Marcos Vitorino - PSC).
O prefeito Marcelo Morais, os secretários municipais de Desenvolvimento Social Ronaldo de Carvalho, o de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Defesa Civil João Paulo Alves Bueno, a coordenadora do CREAS Lívia Ricci, foram os representantes do Executivo municipal. Representando a Polícia Militar, o comandante do 43º Batalhão em São Sebastião do Paraíso tenente-coronel Charles Kerley Batista, com os policiais Marcelo Giliard de Jesus Silva, Bruno Dias Rodrigues e Walter Medeiros.
Por entenderem que a solução deve partir de uma ação conjunta, decidiu-se agendar nova reunião com a data a ser fixada para que os debates continuem e novas propostas possam ser apresentadas.
Para o próximo encontro a expectativa é de poder contar com a presença de representantes de outros órgãos parceiros como o Ministério Público, o CAPS Álcool e Drogas e os cidadãos que realizam esse trabalho de distribuição de alimentos. O objetivo é o de incluir todos os envolvidos na solução e evitar rejeição às mudanças propostas.