Em comemoração aos 40 anos do ingresso de mulheres na Polícia Militar do Estado de Minas, homenagem conjunta foi prestada na manhã de quarta-feira (1/9) em São Sebastião do Paraíso pelo Sicoob Nossocrédito, Sicoob Paraisocred e Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços (ACISSP), de maneira especial às policiais que integram o 43.º BPMG, sediado no município paraisense. A solenidade foi na agência matriz do Sicoob Nossocrédito.
Prestamos esta homenagem às mulheres policiais, verdadeiras heroínas que todos os dias contribuem e muito para a manutenção de nossa integridade física e patrimonial. A vocês policiais femininas, os nossos parabéns e reconhecimento pelos valorosos serviços à frente desta instituição tão valorosa, querida e respeitada por nossa sociedade, disse o presidente do Sicoob Nossocrédito, Leonardo Lima Diogo.
“A Polícia Militar do Estado de Minas Gerais é a mais destacada do Brasil, e está há 40 anos com a força da mulher que consegue fortificar qualquer instituição da qual participa. Parabéns ao Sicoob pela iniciativa em homenageá-las”, disse o presidente da ACISSP, Ailton Rocha de Sillos.
Maurício Mafra, presidente do Sicoob Paraísocred, salientou tratar-se de momento marcante não apenas para a Polícia Militar, mas para toda a sociedade. “Há quarenta anos, o começo deve ter sido difícil para elas a adaptação, mas a mulher, com toda capacidade e ternura feminina, de forma muito competente ocupou seu espaço. Digo que as pessoas têm que ser valorizadas por suas capacidades, independente de sexo. Sinto feliz em poder participar desse momento ímpar, para todos nós”, salientou.
Hoje a Polícia Militar comemora os 40 anos do ingresso da mulher, policial feminina, na instituição. A mulher vem conquistando espaços em vários espaços, e também na instituição Polícia Militar. É um orgulho fazer parte dessa história”, disse a tenente Edilaine. “O início foi mais difícil, na própria adequação nos quartéis, e a própria aceitação por parte da sociedade, porque era novidade. Chegava causar estranheza mulher fazendo policiamento, porque não era comum. Hoje temos mulheres trabalhando em vários setores, como no Tático Móvel, policiamento ostensivo, GEPAR, na prevenção à violência doméstica, o que um facilitador, porque vítimas se sentem mais acolhidas. É fundamental a participação da mulher em diversos serviços que prestamos”, complementa tenente Edilaine.
A sargento Érica foi uma das primeiras a chegar a Paraíso. Lembra que há 30 anos incorporou-se “à gloriosa PMMG, houve dificuldades, no decorrer aconteceram acertos, mas graças a Deus ocupamos o espaço que sempre almejamos”.
Sargento Érica erviu no Pelotão em Cássia em 2001. Em 2006 retornou a Paraíso. Em 2013 assumiu o comando do Destacamento em São Tomás de Aquino onde permaneceu por oito anos. Retornou a Paraíso no ano passado. “Para mim é um orgulho, há 30 anos servir e proteger a sociedade mineira num todo. Houve uma evolução enorme desde quando ingressei até os dias de hoje, quando se vê policiais femininos comandando batalhões, região, destacamentos”.
O comandante do 43.º BPMG, em nome da Polícia Militar agradeceu ao Sicoob Nossocrédito e Paraísocred pela homenagem às policiais que prestam serviço de extrema delicadeza, mas de uma capacidade operacional e força extremamente importante para a instituição.