No dia 18 de Agosto, a Escola Cesec Alda Polastre realizou através da plataforma “Google Meet” a culminância do projeto A Arte do Artista, da qual participaram professores e alunos, após um trabalho interdisciplinar que contemplou todos os componentes curriculares.
Inspirado na história de superação e sucesso de renomados artistas, o projeto teve como tema a “Arte do Artista”, que teve início no dia 31 de março/21 com a proposta didática aos professores.
O trabalho contou com o apoio da especialista Isabel Ferreira Julio Albieri e da diretora Elen Daiani Gonçalves. Seria um desafio desenvolver um projeto de pintura online, principalmente para a professora Jaqueline Zumerle, mas, com sua paciência, persistência e talento nos encantou e mostrou que somos capazes. E este desafio foi aceito por todos: alunos e professores, que interagiram, e brilharam.
A artista plástica paraisense Jociene Felício Ferreira foi convidada para abrilhantar o Projeto, já que representa tão bem a arte do artista em nossa comunidade. Assim houve a possibilidade de conhecer seu trabalho e valorizar a arte.
Especialmente por comemorarmos o duo centenário de nossa cidade, o nome da artista foi sugerido por se tratar de uma artista paraisense que representa muito bem a Arte do artista em nossa comunidade, inspirando a todos a conhecer um pouco mais sobre as maravilhas de São Sebastião do Paraíso.
Com uma dinâmica de apresentação começaram os trabalhos, através da plataforma Google Meet. Cada aluno escolheu a obra que gostaria de fazer a releitura. Aprenderam técnicas de pintura, conceito de simetria, paralelismo, polígonos, círculo e circunferência; produziram textos com depoimentos sobre o projeto e sobre a obra escolhida; participaram da live com a artista plástica Jociene (Jô); transformaram em obra de arte folhas que foram desidratadas.
Aos poucos as habilidades para a pintura, a autonomia, a criticidade e a capacidade de se comunicar foram desenvolvidas dentro do grupo. Para finalizar foi apresentado em Power Point, os trabalhos realizados e ainda a lenda da Maria Engomada que remete à cultura da cidade.
Ainda contou-se com a presença da Inspetora Kênia Marcomini que pôde registrar e tecer elogios a tão importante trabalho com sua colocação pertinente e respeitosa.
O Projeto foi elogiado por todos desde o seu início. Houve muita dedicação, garra e superação. E os resultados obtidos puderam ser celebrados.
O evento foi encerrado com emoção, o desafio aceito e cumprido.
Texto: Isabel Ferreira Julio Albieri
Supervisora Pedagógica