Denúncia
O presidente da Câmara, Lisandro José Monteiro, disse que lamentava a situação, mas anunciou que apresentará denúncia contra o colega vereador Pedro Sérgio Delfante, em relação a viagem realizada por ele a Ribeirão Preto (SP). Segundo disse o presidente, foram gastos mais de R$700,00 em despesas com combustíveis, troca de óleo em carro particular, pedágio, além de alimentos como pizzas e chocolate. Lisandro disse que a casa tem feito um esforço enorme em nome da moralidade economizando com as despesas e apresentando outro conceito de administração e principalmente utilização dos recursos públicos. Lisandro salientou que é ordenador de despesas e que as responsabilidades recaem sobre ele. A situação foi encaminhada para verificação da Comissão de Ética da Câmara.
Defesa
Ainda na sessão de segunda (20/9), o vereador Pedro Sérgio Delfante que já havia apresentado comprovante das despesas se justificou em relação aos gastos realizados. Informou que além das notas fiscais já demonstradas, apresentará relatório minucioso a respeito do assunto e que está pronto a prestar todos os esclarecimentos necessários sore os gastos. De princípio justificou que o veículo utilizado apresentava vazamento de óleo o que motivou a aquisição de pelo menos dois litros do produto. O Jornal do Sudoeste procurou pelo vereador e colocou-se a disposição para que sejam apresentadas as justificativas da defesa. O presidente Lisandro por sua vez mostrou-se indignado com a situação, disse esperar que situação como esta não se repita com mais ninguém.
Audiência
A Câmara Municipal realizará nesta quinta-feira, dia 23, audiência pública para tratar sobre a situação do desabastecimento de água e demais consequências ocorridas em São Sebastião do Paraíso no período de 9 a 15 de setembro. Na ocasião a cidade ficou sem água potável e teve bairros em que as torneiras ficaram secas por pelo menos uma semana provocando o caos na população. Dirigentes da companhia de abastecimento vão se fazer presentes, também é aguardada a participação de algum representante da Assembleia Legislativa, junto com demais autoridades. Aspectos como falta de comunicação, direito do consumidor e até mesmo questão de planejamento serão discutidos no evento a ser realizado na Câmara dos Vereadores.
Manifestação
Apesar do barulho feito em redes sociais, também foi marcada para o último final de semana uma manifestação que seria realizada pela população contra os serviços prestados pela Copasa em São Sebastião do Paraíso. A repercussão foi praticamente inexistente frente um “barulho” que pretendia ser realizado. Como de outras vezes parece ser mais fácil colocar a boca no trombone nas redes sociais, do que de fato colocar a cara a tapa nos movimentos programados em que a participação presencial é solicitada. Com estas e outras alguns corneteiros e corneteiras de plantão se alvoram em criticar ou ter soluções miraculosas, por rede social. Mas a exemplo de outras convocações feitas por vereadores, na hora do vamos ver, a turma da corneta fica na moita.
Esgotamento
A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso está promovendo aos poucos o esgotamento da água acumulada na Lagoinha. Conforme divulgado, está sendo feita a antecipação das obras de revitalização do local, que será em etapas. O prefeito Marcelo Morais disse que pretende chamar empresários e comerciantes da região para uma conversa a respeito da manutenção do local para verificar quais contribuições poderão ser feitas no sentido de preservar o espaço. Estudos estão sendo realizados para se saber como poderá ser a reconstrução daquele que é considerado um dos principais cartões postais da cidade. O Município pretende investir na melhoria do local, mas vai cobrar contrapartida na conservação e contar com a colaboração das pessoas para que com educação ajudem a manter a Lagoinha de forma adequada para utilização de todos.
UFLA
Uma reunião deverá ser marcada entre integrantes da UFLA (Universidade Federal de Lavras) campus Paraíso e representantes do Executivo e Legislativo para adequação da legislação em que foi transferida a área para a instituição. Há necessidade de ajustes e também de investimentos em obras e serviços complementares antes mesmo do início das aulas. A preocupação manifestada pela universidade é de que sem as adequações, o começo das atividades em Paraíso possa ser prejudicado. Por parte do Legislativo já foram feitas mobilizações para que um encontro seja realizado o mais breve possível para que sejam sanadas as dificuldades e solucionados os entraves, sem maiores prejuízos a nenhuma das partes. Tomara o impasse seja resolvido sem maiores delongas.
Acesso
O vereador Luiz Benedito de Paula continua insistindo no envio de ofícios com cobranças e reivindicações para que seja construído um acesso para os bairros Cidade Industrial, Ato Bela Vista, Itamarati, Village Paraíso e Alvorada, a Avenida Central, no Jardim Planalto, para evitar transtornos futuros aos moradores e de quem precisar transitar pela região. Com o anúncio do início das obras de construção do novo trevo entre a MG-050 e a BR-491 e consequente duplicação até as proximidades do Terminal Rodoviário, o pedido feito pode ser inviabilizado depois que as obras forem executadas. Reivindicação neste sentido também já foi apresentada pela Prefeitura quando da cessão pelo Município de área para a concessionária. Agora é cobrar e aguardar respostas para a questão.
Nova direção
Tomou posse e já está atuando em São Sebastião do Paraíso, o novo diretor do presídio local, João Paulo Vitor Mantuani. Ele veio de Três Corações para assumir a unidade prisional, depois que a antiga diretoria foi dissolvida após o registro de fuga de mais de uma dezena de internos no final de maio deste ano. Como é sabido as investigações sobre o assunto continuam em andamento através de inquérito policial e também por sindicância interna administrativa que visam apurar as circunstâncias do ocorrido. Vários depoimentos já foram tomados inclusive dos servidores que estavam de serviço naquela fatídica noite. A maioria dos fugitivos foi recapturada, enquanto outros seguem desaparecidos em lugares incertos, alguns deles, dando trabalho, acusados de participação em furtos e roubos.
Resistência
No intervalo de praticamente 10 dias, entre 11 e 21 de setembro São Sebastião do Paraíso não registrou nenhum caso de falecimento por complicações da Covid-19. O número está estacionado em 275 casos de falecimentos. O quadro com este intervalo é um dos melhores indicativos de que a situação do coronavírus está sendo controlada no município paraisense. Da mesma forma a situação das pessoas hospitalizadas em função desta doença teve uma redução bastante significativa, ao ponto de chegar a ficar ao menos quatro dias sem que nenhuma pessoa local estivesse hospitalizada. Novos casos já surgiram, mas os números são bem razoáveis. Expectativa para que também ocorra queda na quantidade de contaminações.
Vacinados
Pelo menos 13 pessoas de São Sebastião do Paraíso foram encaminhadas a Ribeirão Preto (SP) e participaram da vacinação teste da vacina Butanvac que está em fase de testes. Este é o resultado até o momento da parceria entre o Município e o Instituto Butantan que está desenvolvendo o imunizante fabricado no Brasil totalmente com tecnologia nacional. As pessoas enviadas foram recepcionadas no Hospital das Clínicas, onde havia um espaço exclusivamente reservado para este tipo de atendimento. Agora, esses jovens serão monitorados e acompanhados principalmente em relação a qualquer tipo de reação ou efeito colateral da vacina, sem contar o seu principal objetivo que e proteger contra o Covid-19.