CURTAS EDIÇÃO 2546

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 25-09-2021 06:09 | 505
Foto: Reprodução

UFLA
Resultado positivo de mais uma reunião sobre a implantação da UFLA (Universidade Federal de Lavras), campus São Sebastião do Paraíso foi anunciado nesta semana pelo deputado estadual Antônio Carlos Arantes. Após audiência com Igor Eto, da Secretária de Governo de Minas, o parlamentar comemorou a destinação de mais R$ 30 milhões para a conclusão e ampliação das obras da instituição. A iniciativa possibilitará a criação de novos cursos aumentando o leque do conteúdo a ser ofertado. A expectativa que a partir de então seja dada a arrancada final e que permita em definitivo o início das atividades no início do próximo ano. Um presente para Paraíso e toda a região.

104 anos
A Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso acaba de completar 104 anos  de existência. A data festiva foi celebrada no dia 23 de setembro. Há sim motivos para comemorar tendo em vista que a instituição após ter passado por intervenção administrativa resgatou sua identidade e voltou a ser um hospital referência na região, atendendo inclusive pacientes de lugares distantes como o Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Sul e Centro Oeste de Minas.

Buscando
Como foi anunciado, a Santa Casa continua cada vez mais buscando melhorias e progressos para que a evolução seja constante naquela casa. Como disse o provedor Fernando Alvarenga àquela que era uma simples instituição não perdeu sua essência, mas ganhou outras condições se tornando o abrigo, o recurso existente e a porta aberta como socorro imediata para as mais diversas enfermidades.

Resgate
Bastante festejada junto a população o resgate da fonte luminosa na Praça Comendador João Alves, no centro de Paraíso. O local ja havia passado por uma reforma por vota de 2010 e tinha voltado a funcionar com todos os seus atributos de luzes, cores, som e o chafaris. No entanto, depois, voltou a apresentar instabilidade em seus equipamentos e parou de funcionar. Agora a atual administração reformou os dispositivos e no meio desta semana apresentou à comunidade como será a partir de agora. Conforme o prefeito Marcelo Morais outros espaços públicos serão resgatados e devolvidos para a sociedade paraisense como a Lagoinha e até mesmo a Banda Municipal que poderá voltar a se apresentar na Praça Matriz, após a pandemia, como nos bons tempos.

Atacadão
Também nesta semana o prefeito Marcelo Morais informou sobre as obras de construção do Atacadão no município que vem sendo aguardada com muito expectativa pela população. Concluída a fase de terraplanagem, a próxima etapa é a construção dos pilares. Em seguida os trabalhos vão evoluir de forma mais visível com a implantação das partes pré-moldadas em alvenaria, sendo mantida a inauguração para dezembro deste ano. Além da possibilidade de ampliar vagas de empregos na cidade, com a chegada do novo empreendimento espera-se por parte dos consumidores uma salutar concorrência fazendo com que haja maior competitividade nos preços, em condições mais favoráveis para quem compra.

Ajustes
A Prefeitura de Paraíso por meio de ofício, lido na sessão ordinária desta semana, pediu a retirada de pauta do Projeto de Lei nº 5149. A iniciativa trata sobre a reestruturação do Instituto de Previdência dos Servidores do Município (INPAR). A proposta foi apresentada em um contexto mais amplo de reestruturação da previdência municipal. O referido projeto acrescenta o artigo 48A à Lei Municipal nº 3005/2003, artigo este que estabelece um plano de amortização do Déficit Atuarial do Instituto, por meio de alíquotas suplementares do Executivo. A escala corresponderá a corresponderá a 10%, incidente sobre a totalidade do salário de contribuição dos servidores ativos. Conforme a Prefeitura serão realizados ajustes pela equipe do Jurídico e o projeto será novamente apresentado à Câmara para deliberação e apreciação dos vereadores.

Promoção
Um novo projeto do Executivo estabelece a atualização do número de vagas do cargo de provimento efetivo de Guarda Municipal e Agente de Trânsito II, aumentando de 79 para 81 vagas - promovendo a devida alteração da Lei Complementar nº 36/2011. A proposta, que iniciou tramitação esta semana na Câmara Municipal, foi encaminhada para análise da Comissão de Finanças, Justiça e Legislação. Justifica-se que a proposta visa tão somente alterar o número de vagas existentes para o cargo de Guarda Civil Municipal. A mudança se faz necessária para atender a todos os pedidos de promoção extraordinária dos servidores ocupantes do cargo. A mesma situação ocorre no caso dos cargos de Enfermeiro, Nutricionista e Psicólogo - que também precisam de mais vagas para atendimento aos pedidos de promoção, constante em outro projeto que está sendo apreciado no Legislativo.

Volta às aulas
A Prefeitura de Paraíso, através da Secretaria Municipal de Educação, confirmou para a primeira semana de outubro a volta das aulas presenciais. O esquema funcionária no sistema híbrido, ou seja, uma semana presencial e outra remota. No entanto, são os pais quem irão decidir se os filhos freqüentarão ou não as aulas presenciais. Ainda nesta semana coordenadores pedagógicos se reuniram para alinhar as ações que envolverão o retorno das atividades. O sistema será por meio de “bolhas”, já que existe o limite de alunos por turma respeitando os protocolos de distanciamento. Segundo o secretário de Educação, Lucas Cândido Oliveira mesmo com a mudança no protocolo sanitário diminuindo o distanciamento em sala de aula, as turmas trabalharão em formato híbrido, ou seja, em rodízio, sendo facultativo o retorno presencial.

Chuva à vista
Informações divulgadas pelos institutos de metereologia dão conta que a chuva retorna neste final de semana às áreas de café de Minas Gerais e de São Paulo, mas o acumulado será baixo na maior parte dos municípios. Na região de São Sebastião do Paraíso são esperados menos de 10 milímetros de precipitações. Contudo, antes que os primeiros pingos caiam, o calor será muito intenso com máximas acima dos 35°C na maior parte do Sul de Minas Gerais e na região da Mogiana. Apesar do baixo acumulado previsto para estes dias, a precipitação acontecerá de forma mais freqüente a partir daí. Tanto que as simulações indicam chuva a partir do dia 28 de setembro e prosseguindo até pelo menos o dia 05 de outubro. Serão pancadas de chuva durante as tardes, mas que devem repor gradativamente a umidade do solo em todas as áreas produtoras.