ITAMOGI

Além da Butanvac, Itamogi fará parte de pesquisa da vacina Janssen em Ribeirão

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 09-10-2021 05:08 | 369
Reunião com equipe da FMRP-USP define participação de voluntários de Itamogi na pesquisa da Janssen em Ribeirão Preto
Reunião com equipe da FMRP-USP define participação de voluntários de Itamogi na pesquisa da Janssen em Ribeirão Preto Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Itamogi iniciou  quinta-feira,30, no Posto de Saúde Cerrado as inscrições das pessoas interessadas em participar dos estudos clínicos referentes à vacina da Janssen. O município firmou parceria com a FMRP-USP (Faculdade de Medicina Ribeirão Preto), mantida pela Universidade de São Paulo (USP). Podem participar pessoas que não tenham testado positivo para o coronavírus, não tenham recebido nenhuma vacina contra Covid-19, ter entre 18 e 55 anos e estar com boa saúde. A vacinação ocorrerá em Ribeirão Preto (SP) e os participantes terão uma ajuda de custo e o transporte será fornecido pela Prefeitura de Itamogi. 

Pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP buscam voluntários para estudo da Janssen, empresa farmacêutica da Johnson & Johnson, que avaliará a imunidade adquirida pelo regime com duas doses da vacina Janssen. O imunizante Ad26.COV2.S foi autorizado em dose única para uso emergencial no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no dia 31 de março de 2021. Os candidatos, necessariamente, não precisam ser moradores de Ribeirão Preto, mas devem ter disponibilidade de estar na cidade nas datas do cronograma da pesquisa.

A participação de voluntários de Itamogi foi definida em reunião no dia 22 de setembro, quando a pediatra e professora da USP, Marisa Mussi; o infectologista, Rodrigo Santana e a coordenadora do Centro de Pesquisa, Silvia Negrini, estiveram com a secretária de Saúde do município, Priscila Dias, com o prefeito Ronaldo Dias e integrantes do Comitê Covid-19.

Os interessados devem ter idade entre 18 e 55 anos e não podem ter tomado nenhuma dose de qualquer vacina contra Covid-19 e nem ter testado positivo para a doença e estar com boa saúde. Os critérios adicionais para participação serão avaliados pela equipe do estudo durante o processo de triagem. O cadastro pode ser feito até o dia 6 de outubro, através do link https://forms.gle/PVVvHU PrnGva C8CW8. As inscrições também podem ser feitas de forma presencial no Posto do Cerrado, pelo telefone (35) 3534-1865.

Conforme divulgado, os participantes receberão uma ajuda de custo para alimentação e outras despesas. O transporte para Ribeirão Preto, onde será feita a vacinação, será gratuito, cedido pela Prefeitura. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Itamogi é imprescindível o acompanhamento dos pais e responsáveis nas duas idas a Ribeirão, oportunidades que serão ofertados atestados. Em seguida será divulgada a data para a segunda dose, como respectivo intervalo de tempo após a aplicação da dose inicial. Os voluntários serão monitorados e acompanhados por uma equipe médica especializada com direito a consultas e exames, além de orientados sobre relatório permanente ao longo de um cerca de um ano para avaliação de reações e eventuais efeitos colaterais.