Mudanças a caminho
Nos bastidores da Prefeitura rodam informações de que em breve mudanças em todos os setores acontecerão. Segundo consta o prefeito Marcelo Morais após o tempo de mandato já teria identificado situações que precisam ser mudadas e vai começar a executá-las. Desde mudança de secretários até fechamento de setores inteiros para melhorar o atendimento à população. Quando vereador, Marcelo fez isso na Câmara, e praticamente mandou seus recados de forma velada a todos de que a forma de trabalho era pra ser em uma linha sempre de proatividade. É esperar as cenas desse episódio, mas que estão vindo decisões que vão mexer com todos os setores, isso é praticamente certeza.
Turnê
E o governador Romeu Zema segue em suas andanças e novamente esteve na região sendo recebido por lideranças políticas e correligionários. Depois de estar em Passos e São Sebastião do Paraíso na semana passada, na quinta-feira,14, foi à Nova Resende e Guaxupé. Em Nova Resende o anfitrião foi o deputado federal Emidinho Madeira. Zema acompanhou o processo de inseminação da vaca número 100 mil dentro do programa Mais Genética. Atualmente, o Mais Genética está em 136 municípios mineiros, principalmente no Sul e Sudoeste do estado, com mais de 50 mil animais paridos por meio da iniciativa. O programa foi idealizado por Emidinho Madeira em 2016.
Incomodando
As viagens do governador têm incomodado adversários políticos de Romeu Zema que o acusam de estar fazendo campanha política já visando as eleições de 2.022. Depois de a duras penas estar conseguindo equilibrar as finanças do estado, inclusive conseguindo pagar em dia salários dos profissionais da educação, eliminando o parcelamento, Zema tem sofrido resistência de opositores que não perdem uma oportunidade de alfinetá-lo em suas ações. Mesmo não agradando a gregos e troianos, ainda assim ele tem a aprovação da maioria dos mineiros para sua gestão e condição confortável para pleitear a reeleição. Projetando os próximos cenários, os incomodados terão trabalho pela frente para contrapor o atual governo.
Na Cooxupé
Zema também se reuniu com representantes de associações e produtores de café da região que sofreram com as geadas entre agosto e setembro. Ele ressaltou as ações já realizadas e o compromisso de seu governo com o setor para auxiliar os atingidos e valorizar a produção do café em Minas Gerais. Uma força-tarefa de apoio aos produtores foi criada, envolvendo os órgãos do sistema estadual de Agricultura. A secretária Ana Valentini destacou o empenho do governo em estar ao lado dos produtores. O presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues Melo, valorizou a parceria do Governo de Minas no auxílio aos produtores. Ele disse ser testemunha do que representou o Estado neste momento, através da Emater, em um trabalho para diagnosticar o efeito climático que a geada trouxe.
Números
Minas Gerais é o maior produtor de café do Brasil. O país é considerado o fornecedor mundial número um do produto. Em 2020, a safra da região do Sul de Minas de 19,2 milhões de sacas respondeu por 55% da produção estadual. Em 2020, a safra mineira foi recorde e alcançou 34,6 milhões de sacas, representando 54% da produção nacional. O café é carro-chefe da agricultura mineira, se destacando também na balança comercial, representando atualmente 39% da pauta de exportações do agronegócio do estado, com US$ 2,67 bilhões de receita e 18,5 milhões de sacas embarcadas no período de janeiro a agosto deste ano.
Juntos
E na visita do governador a Nova Resende, novamente lideranças da região foram mobilizadas e estiveram presentes 52 prefeitos. Marcelo Morais, de São Sebastião do Paraíso estava presente. Junto com ele o vice-prefeito Daniel Tales e o vereador Luiz Benedito de Paula. Na oportunidade, novas conversas do chefe do Executivo paraisense com Romeu Zema. Algumas tratativas sendo colocadas em pauta e que vão gerando novos desdobramentos em busca de respostas e soluções para a população de Paraíso. Deste encontro espera-se vai render o agendamento de novas reuniões de trabalho, desta vez, em Belo Horizonte. Temas como a instalação do IML (Instituto Médico Legal) e de um Posto de Coleta de Sangue estão entre as principais tratativas conversadas e a expectativa de respostas positivas para a comunidade local.
Janssen
A Prefeitura de Paraíso e a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP) assinaram um termo para que seja realizado no Município um estudo para vacinar e avaliar a imunidade adquirida pelas pessoas a partir da aplicação de duas doses da vacina da Janssen. A pesquisa será realizada com público de 12 a 17 anos, e de 18 a 55 anos, que ainda não tenha tomado nenhuma vacina contra a Covid-19. Até então, a vacina da Janssen era aplicada em dose única, contudo, o esquema para o estudo será de duas doses. Para o público de 18 a 55 anos, os participantes deverão atender a alguns critérios, entre eles: nunca tiver tido um teste positivo para Covid-19; não tiver tomado outra vacina para prevenção do vírus e estar em boa saúde (se tiver alguma doença que esteja controlada).
Formulários
Já o público de 12 a 17 anos, os pais ou responsáveis devem concordar com a pesquisa. O jovem não teve ter tomado outra vacina para prevenção da Covid-19, e também deve estar com bom estado de saúde. Para ambos os públicos, haverá triagem para avaliar o quadro clínico de cada participante, antes da inscrição no estudo. Os formulários para as pessoas que tiverem interesse em participar da pesquisa estão disponíveis no site da Prefeitura. Conforme o prefeito Marcelo Morais, o objeto de Paraíso em participar da pesquisa é dar a oportunidade de mais pessoas serem vacinadas, além de contribuir com um trabalho que trará resultados positivos para toda a população, além de ser um momento histórico para nosso município.
Volta às aulas
A Secretaria Municipal de Educação de Paraíso confirmou que desde o dia 4 de outubro foram retomadas as aulas na Rede Municipal de Ensino. A retomada segue todos os protocolos de saúde, como medição de temperatura, distanciamento entre os alunos e uso do álcool em gel. Além disto, todos os profissionais da área da educação já foram imunizados com a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Na primeira semana, nos dias 4, 5 e 6 de outubro, as aulas no formato presencial atenderam aos alunos da bolha 1. Nos dias 7, 8 e 11, as aulas foram no sistema remoto. Nos dias 13, 14 e 15, houve aula presencial da bolha 2. Para esta semana que se inicia, está previsto nos dias 18 a 22, aula presencial da bolha. Posteriormente no dia 25 a 29, aula remota. As aulas presenciais até o fechamento do ano letivo seguirão essa dinâmica.
Aplicativo
Bem menos tensa do que a dos mototaxistas, foi realizada na noite de quinta-feira,14, na Câmara Municipal a Audiência Pública que tratou sobre a regulamentação do serviço de transporte por aplicativo em São Sebastião do Paraíso. De forma mais organizada a categoria já está mobilizada e as discussões vão prosseguir para tirar dúvidas e apresentar sugestões ao Projeto de Lei nº 5.200, apresentado pelo Executivo. De prático uma comissão foi formada e irá trabalhar conjuntamente os detalhes para que a proposta possa ser encaminhada a plenário e posteriormente aprovada definitivamente, tirando a prestação deste serviço da clandestinidade. A primeira reunião da comissão mista foi marcada para dia 27 de outubro, às 15 horas, na Câmara.