ATLETAS

Na Tribuna da Câmara Bia Siqueira agradece projeto de apoio a atletas

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Esporte | 21-10-2021 15:49 | 704
Bianca que se prepara para disputa do mundial de jiu jitsu destaca a importância do projeto de incentivo aos atletas da cidade
Bianca que se prepara para disputa do mundial de jiu jitsu destaca a importância do projeto de incentivo aos atletas da cidade Foto: Divulgação

A atleta de jiu jitsu, Bianca Siqueira, campeã mundial em sua categoria, fez uso da Tribuna Livre da Câmara Municipal na sessão de 18 de outubro. Agradeceu ao prefeito e aos vereadores pelo projeto que cria no município o Programa de Auxílio Financeiro aos Atletas de São Sebastião do Paraíso.  "Não é fácil você pretender participar de um campeonato, treinar e se preparar sem saber se vai conseguir. Com este apoio será um peso a menos que teremos de nos preocupar em nossa preparação", disse.

Bianca que já esteve presente em outras reuniões do Legislativo para ser homenageada e também para pedir apoio para participar de competições desta vez fez uso da tribuna da Câmara para agradecer. Ela afirmou que o prefeito Moraes está cumprindo uma promessa feita de que ela e outros atletas de alto rendimento de Paraíso não teriam mais que se humilhar pedindo incentivo e apoio na cidade.

"Luto desde os meus nove anos e agora com 16 estou me preparando para defender o título de campeã mundial de jiu jitsu", comenta. Bia também é pentacampeã brasileira e tricampeã mineira da categoria.

Durante sua presença na tribuna ela recebeu elogios dos vereadores a começar pelo presidente, Lisandro José Monteiro. "Era para termos mais atletas iguais a você, se houvesse mais incentivo. Esperamos que com este projeto esta situação possa ser melhorada", comentou. "Quem dera tivéssemos mais atletas iguais a você. Sei o quanto é frustrante não ter as condições adequadas para competir porque já fui atleta e este projeto é o pontapé inicial para mudarmos este cenário", acrescentou Juliano Carlos Reis, o Biju.

A vereadora Maria Aparecida Cerize Ramos lembrou que no passado havia o incentivo ao esporte quando Paraíso disputava o JIMI (Jogos do Interior de Minas Gerais) e conquistou vários títulos. "Sei do seu esforço e disciplina e temos certeza de que com este apoio vamos voltar à condição de antes e você com todo seu empenho tem dado exemplo disso com grandes conquistas", salientou. Luiz Benedito de Paula frisou que Bia é uma referência no esporte e exemplo para tantos outros atletas adolescentes, jovens e adultos da cidade.

Para o vereador Pedro Sérgio Delfante é importante que ocorra uma melhora nos recursos para o esporte e citou que dos R$ 248 milhões previstos no Orçamento de 2022, cerca de R$140 milhões são destinados à Saúde. "Como educador físico, mesmo afastado há 10 anos, sabemos que é importante investir na saúde, mas, melhor ainda é termos o esporte como referência, prevenção e qualidade de vida", opina.

Marcos Vitorino e José Luiz das Graças também destacaram o histórico de Bianca e enalteceram suas conquistas e representatividade para a comunidade esportiva paraisense.

Bianca enfatizou que o projeto representa muito para todos os atletas que dependem de recursos para participarem das mais diversas competições. "Esta proposta tira um peso das minhas costas, por ser uma questão a menos que terei de preocupar. É muito ruim a gente ir treinar sem saber se vai conseguir ir ou não disputar o campeonato e tendo esta ajuda vai facilitar muito para todos nós", salienta.

A atleta agradeceu ainda o apoio familiar, dos pais e dos amigos. "Se cheguei até aqui é porque ombros largos me construíram e me moldaram como atleta e como pessoa", completa.

A Câmara deverá reunir-se em sessão extraordinária para apreciar o projeto em tramitação na casa e de posse da Comissão de Finanças, Justiça e Legislação. A iniciativa do Poder Executivo prevê a criação do Programa de Auxilio Financeiro aos Atletas de São Sebastião do Paraíso, para que possam representar a cidade no cenário esportivo regional, nacional e internacional. 

A proposta visa atender a uma antiga reivindicação da categoria, que sente as suas potencialidades tolhidas em virtude de falta de incentivo e investimento, frustrando, assim, uma possível carreira de atleta de nível nacional ou internacional. O PL visa minimizar as dificuldades dos atletas, para-atletas e equipes esportivas paraisenses, possibilitando a concretização de uma possível carreira esportiva de destaque e, consequentemente, evidenciando o Município nas competições.