O Colégio Galileu, sempre preocupado em construir uma educação significativa para seus alunos e sentindo-se parte da história de São Sebastião do Paraíso e de seu povo, organizou várias homenagens para a festa de 200 anos.
No final de setembro deu-se início à 2ª Gingalileu que teve como tema justamente o aniversário da cidade e sua história. Provas relacionadas a fatos históricos, curiosidades, personalidades motivaram os alunos. Mas, as comemorações e o estudo começaram antes.
Desde o primeiro semestre, os alunos do oitavo ano do ensino fundamental II desenvolveram um projeto fotográfico com o título de "Paraíso 200 anos: Permanências e Transformações", na disciplina de História, com o professor João Pedro Menezes Jacinto. Os alunos revisitaram cenários de São Sebastião do Paraíso, com o objetivo de conhecer a história da nossa cidade em seu bicentenário. O projeto foi inspirado no ensaio feito pelo jornalista e comunicador Kaio Barreto, que realizou o ensaio sobre a cidade histórica de Ouro Preto - MG, com o nome de "Muito Além da Tiradentes".
Com início no mês de maio, e durante seu desenvolvimento, os alunos fizeram um bate papo com o jornalista Kaio Barreto para que pudessem sanar eventuais dúvidas sobre fotografia e aprender sobre técnicas utilizadas para um resultado melhor, aprendendo sobre iluminação e aplicativos que podem melhorar a qualidade das imagens.
Na abertura da Gincana, no final de setembro, houve uma roda de conversa apresentada aos alunos com os historiadores Luiz Ferreira Calafiori e Ana Paula Horta, e os conhecedores de nossa história, Sebastião Pimenta e Reynaldo Formaggio.
Os alunos escolheram fotografias antigas da nossa cidade, e a partir delas realizaram uma sobreposição, uma espécie de "foto da foto", com o intuito de refletir sobre as permanências e transformações ao longo das décadas em cenários simbólicos de Paraíso. Eles se organizaram em grupos e escolheram as fotografias de cenários como por exemplo: a Lagoinha, o antigo terminal rodoviário, a antiga sede do Colégio Galileu, e imagens das antigas fanfarras que desfilavam pela cidade. Na sequência, as imagens foram expostas no Colégio, como forma de compartilhar com os demais educandos a experiência inédita.
Toda a escola sentiu-se envolvida, inserida e motivada por esses projetos. Alunos, principalmente, sentiram-se escritores, jornalistas, fotógrafos, artistas e esportistas, protagonistas participantes de uma história de 200 anos.
O Colégio Galileu parabeniza São Sebastião do Paraíso e seus moradores. Juntos, construiremos outros 200 anos.