É aquela coisa de ‘descascar’ a laranja ou mexerica. Lembro-me da minha infância e de muitas crianças, na falta do canivete ou de uma faca, corríamos para um adulto e pedíamos para iniciar a retirada da casca da fruta. E quem já não fez isso? Começa o começo! Era o mais difícil para os nossos dedos de unhas frágeis, daí pra frente tirávamos o restante da casca.
Saboreávamos as frutas, um pouco amarga devido ao sumo e sujeira das mãos que impregnavam na pele branca entre a casca e os gomos da mesma. Hoje em dia, “as laranjas” a serem descascadas são outras, vejam: as dificuldades no trabalho, os problemas familiares, a rotina diária e a vontade de fazer tudo certo, e às vezes não dá...
Erramos. E o refazer é mais complexo, devemos evitá-lo e fazer bem feito da primeira vez. Administrar conflitos, tomar decisões acertadas e com agilidade enfrentando desafios que a vida se nos apresentam. E quando os aborrecimentos surgirem para nós outros, como a casca da laranja, que venham à nossa lembrança DEUS: “PAI nosso, começa o começo!
A reflexão vale para todos nós, os que acreditam em Deus e os que não acreditam. Sempre há alguém a quem podemos e devemos recorrer nos momentos de dificuldades. Precisamos crer para ver.
Fernando de Miranda Jorge
Acadêmico
Correspondente da APC
Jacuí/MG – e-mail: fmjor31@gmail.com