PARAÍSO 200 ANOS

Festivais de música movimentaram Paraíso

Por: Nelson Duarte | Categoria: Cidades | 29-10-2021 10:20 | 840
Júri do 1º Salão da Música Popular: Lauro Soares, Maria Alice Figueiredo, Édyna Maldi Borges, Luiz Ferreira Calafiori
Júri do 1º Salão da Música Popular: Lauro Soares, Maria Alice Figueiredo, Édyna Maldi Borges, Luiz Ferreira Calafiori Foto: Arquivo Pessoal/José Rezende

Com inspiração nos realizados pelas TVs Record, Excelsior, TV Rio nas décadas de 1960 e 1970 festivais de música foram acontecimentos culturais que marcaram época em São Sebastião do Paraíso. O Cine Teatro Recreio e o auditório do então Ginásio Industrial Clóvis Salgado sediaram alguns, com participações de compositores e músicos locais, da região e até projeção nacional, com prevalência de músicas inéditas, bem produzidas.

O “Salão de Música Popular”  de 1.º a 5 de julho de 1969, idealizado e promovido pelo professor e advogado Benedito Paulo Oliveira, auxiliado por José Lázaro Volpe (Paraíso Promoções Turísticas), e a Prefeitura como coprodutora e apoiadora, foi o primeiro deles, e teve como palco o auditório do Ginásio Industrial Clóvis Salgado. Além dos de Paraíso contou com a participação de compositores/intérpretes de Itamogi, Franca, Guaxupé, Itaú de Minas, Pratápolis, dentre outras localidades.

Foram classificadas as seguintes composições: 1.º lugar, Caminheiro de Paz, composta e interpretada por Terezinha Daher, acompanhada pelo grupo musical Os Regentes. Segunda classificada, Menino da Rua, composição de José Francisco Calazans Morato Campos e Dalton Pereira da Silva, interpretada por José Francisco. Terceira classificada: Oh Minas Gerais, autoria de Mirian Lauria, José Lázaro Volpe e Benedito Paulo de Oliveira, interpretada por Mirian. Classificada em quarto lugar, a música Garimpeiro foi composta por Messias Martins Grillo, interpretada por ele e Francisco Vitor Neves. A quinta colocada, Novo Sol, Novo Amor, foi composta e interpretada por Terezinha Daher.

Como parte da premiação, além de troféu e certa quantia em dinheiro, a vencedora Tere-zinha Daher apresentou-se ao vivo no “Almoço com as Estrelas”, programa semanal de grande audiência na TV Tupi de São Paulo nas tardes de sábado, das 12h30 às 16h00, conduzido pelo casal Airton e Lolita Rodrigues. Foi acompanhada pelo grupo musical Os Regentes integrado por Oberlaender Marinzeck, Guelfo Colombo, Ricardo, Manoel Luiz, Nelson Duarte.

No programa em que Terezinha Daher cantou “Caminheiro de Paz” estavam presentes artistas de renome na época, dentre eles Nelson Gonçalves, Francisco Petrônio, Aracy de Almeida, Roberto Luna, Os Três Morais.

Conjunto “Os Sapos”: José Luiz Pucci, Haroldo Figueiredo, Mauro Mumic e ao fundo Arthur Henrique
Ércio Antônio
Público prestigiou o evento
“Os Regentes”: Nelson Duarte, Ademar Ribeiro, Berlando Marinzeck, Manoel Luiz e Guelfo Colombo
Professora Antonieta Símaro e seu Filho José Francisco
Expedito Pereira (Mazaropi)