ACISSP EM FOCO / EMPRESAS E EMPRESÁRIOS

Eletro Lu Materiais Elétricos completa 32 anos e tem plano de expansão para 2022

Por: Nelson Duarte | Categoria: Cidades | 01-11-2021 07:39 | 1234
Gerente comercial, Flávio Vinicius de Castro Barbosa
Gerente comercial, Flávio Vinicius de Castro Barbosa Foto: Nelson Duarte

Nascido em Carmo do Rio Claro, Jefferson Barbosa foi bancário. Veio para São Sebastião do Paraíso trabalhar no Banco Nacional onde era responsável pela carteira de crédito rural. Em determinado momento decidiu desligar-se do banco e montou uma financeira, sendo representante do Citybank. Atuou por algum tempo, até a época do chamado Plano Sarney, quando a economia do país passou por sérias mudanças, refletindo em juros e inflação alta, e isso inviabilizou o negócio.

Para prover o sustento da família precisou migrar para outra atividade. Fez pesquisa e concluiu que havia na região carência de estabelecimento que comercializasse materiais elétricos. Formado em Ciências Contábeis, ele não tinha conhecimento técnico na parte elétrica. Com a cara e coragem montou a Eletro Lu Materiais Elétricos, que completou 32 anos de atividade.

A primeira loja foi na avenida Angelo Calafiori (ao lado da Panificadora Estrela). Depois Jefferson adquiriu um imóvel na Praça Nossa Senhora da Abadia, onde a empresa permaneceu em torno de 10, se estabilizou e cresceu.

Uma nova fase foi iniciada em 2007 com a mudança da loja para a avenida Wenceslau Braz 507, local mais amplo. Empreendedor, Jefferson viu a oportunidade de expandir seus negócios, e em 2009 abriu a Espaço da Luz, em Passos, que embora com outro nome fantasia, faz parte do mesmo grupo familiar. Lá ele trabalhou até seu falecimento em outubro do ano passado. Com sua ida para Passos, os filhos assumiram a Eletro Lu.

Flávio Vinicius de Castro Barbosa é gerente comercial, Luciana de Castro Barbosa Mendonça (responsável pelo setor financeiro) e Denise de Castro Barbosa ligth designer da empresa.

Flávio é jornalista. Iniciou no Curso de Jornalismo na UEMG em Passos, primeira turma, e graduou-se pela Universidade Mackenzie. Trabalhou na assessoria de Comunicação na Prefeitura de São Paulo durante o mandado do então prefeito Gilberto Kassab, e estagiou na Prefeitura de Paraíso na gestão do prefeito Mauro Zanin. Decidiu retornar e se integrar à empresa em 2011. “Meu pai sempre foi empreendedor, e nos criou dentro da empresa, e eu já estava habituado com o trabalho aqui. Sempre nos deixou livres para nossas escolhas. Fui feliz, gostava de São Paulo e do que fazia, tanto que fui trabalhar na assessoria, mas enxergava em Paraíso uma melhor condição de vida, mais próximo da família, e decidi voltar. Como meu pai abriu a loja em Passos tinha também necessidade de alguém na administração da Eletro Lu, isso conspirou para que eu voltasse, e já se vão 10 anos”, disse.

Com o falecimento de Jefferson, seu filho mais velho, Adriano de Castro Barbosa, engenheiro eletricista que residia em Campinas, assumiu a administração da loja em Passos.

“O mercado está cada vez mais dinâmico, competitivo, então temos que estar constantemente reciclando. Como estamos há 32 anos no mercado, enxergo nossa empresa consolidada. Porém, para continuar sendo referência e não perder fatia de mercado, consolidado não pode ser acomodado. Com o advento da internet, do e-commerce, sobretudo temos que nos adaptar. Os preços têm que ser cada vez mais competitivos,  produtos devem ser de qualidade, você tem que confiar nos produtos que oferece, e o atendimento é o grande diferencial”, enfatiza.

Flávio ressalta que o atendimento diferenciado, primoroso, possibilitou uma carteira de clientes que estão com a Eletro Lu praticamente desde quando a empresa foi fundada. “Você tem uma fidelização e com o passar dos anos vira uma parceria que é o resultado de nosso trabalho onde chegamos à palavra credibilidade”, afirma.

Num período em que alguns segmentos sofreram reflexos por conta da pandemia, o gerente comercial da Eletro Luz não tem o que se queixar. O setor de construção civil que representa importante fatia de seu faturamento, conforme explica “ficou atípico por alguns fatores. Um deles, a questão do isolamento social, fez com que as pessoas ficassem mais em casa e deu brechas para reformas, construções, melho-rias. Por outro lado, o fato da taxa Celic ter caído consideravelmente fez com que muitos investidores tirassem dinheiro do mercado financeiro para aplicar em imóveis. Esses fatores deram um boom na construção”.

Flávio destaca ainda que “a gente olhando Paraíso hoje, principalmente na região do Jardim Mediterranèe constata-se que ali virou um canteiro de obras.  É a referência maior, mas isso ocorre em vários locais”.  Além disso a Eletro Lu atende clientes de Santo Antônio da Alegria, Monte Santo, Itamogi, Pratápolis, Jacuí, São Tomas. O Espaço da Luz, em Passos abrange região ainda maior. “Em nossos cadastros temos clientes em umas trinta cidades”, explica.

Para Flávio Barbosa, na história da Eletro Lu, momento marcante pela simbologia da data, foram os trinta anos da empresa que ocorreu sob sua gestão e seus irmãos. Meu pai estava em Passos e os irmãos aqui. Toda essa história de credibilidade relação de parceria com clientes, uma relação mais íntima com a cidade. Temos gratidão muito grande pelas pessoas e empresas daqui, que são o grande motivo de estarmos com portas abertas, enfatiza.

O próximo ano será de expansão para a empresa em Paraíso, Passos e regionalmente, e se vislumbra uma terceira loja, planejamento feito antes do período da pandemia, mas que acabou sendo postergado.

Jefferson saiu de sua terra natal, Carmo do Rio Claro, como bancário, morou em dezesseis cidades e escolheu São Sebastião do Paraíso como moradia. “Fomos criados aqui, nos sentimos privilegiados pela cidade que vivemos, de muitos recursos, de qualidade de vida. Segura, com bons recursos tanto no acesso à saúde, educação, infraestrutura urbana. Temos uma relação de reconhecimento e gratidão. E esperamos retribuir trabalhando, gerando empregos e impostos que retornam para o município”, pontua Flávio Barbosa. Sou muito grato pela história que meu pai deixou, minha relação com os irmãos e sócios é muito boa, nós nos complementamos, um ajudando ao outro”, enfatiza Flávio Barbosa.

“Excelente. Usamos muitos serviços que a Associação Comercial oferece. Sabemos que ela é referência não só no estado, mas no país. Sempre muito solícita, nos envia e-mails todos os dias. Participamos de todas as campanhas usamos os serviços de consultas do SPC e Serasa, vinculadas ao site da ACISSP, que é ferramenta fundamental para nós, além dos cursos oferecidos sempre vem algum gestor. A relação da Eletro Lu com a ACISSP é antiga, desde o início de nossa empresa. Julgo ser serviço prestado com excelência”, concluiu Flávio Vinícius de Castro Barbosa, quando lhe foi solicitado seu ponto de vista sobre a ACISSP.