SÃO TOMÁS DE AQUINO

Empreendedora de São Tomás é destaque no "Empretec Rural" realizado em Paraíso

Primeiro Empretec Rural em Minas foi realizado entre 18 e 23 de outubro em Paraíso
Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 31-10-2021 00:52 | 386
Empreendimento aquinense foi um dos destaques do Empretec Rural realizado em Paraíso
Empreendimento aquinense foi um dos destaques do Empretec Rural realizado em Paraíso Foto: Divulgação

A primeira edição do Empretec Rural, promovido pelo Sebrae e que reuniu 32 participantes de toda a região. No encerramento das atividades foram premiados os destaques do evento entre eles a Cachaça Alta Mogiana Mineira que possibilitou ao município de São Tomás de Aquino a obtenção do selo empreendedor da ONU (Organização das Nações Unidas). Os participantes da primeira turma foram estimulados a desenvolver suas características empreendedoras com foco no agronegócio. Por meio de atividades teóricas e práticas, eles conseguiram identificar seus potenciais para melhor gerir seus empreendimentos.

O Empretec Rural é uma vertente do já conhecido Empretec, principal programa de formação de empreendedores do mundo, que utiliza metodologia desenvolvida pela ONU. No Brasil, ele é realizado exclusivamente pelo Sebrae, desde 1994. Diferente da primeira versão, o Empretec Rural passou por adequações em diversos aspectos, como no processo de inscrição, de seleção dos participantes e até mesmo no perfil dos instrutores, tudo isso a fim de atender as necessidades do seu novo público.

O Empretec Rural teve início em 18 de outubro e envolveu a participação 32 representantes da microrregião de São Sebastião do Paraíso. Durante uma semana foi realizado o seminário exclusivo para produtores rurais. O evento teve participantes de Paraíso, Guaxupé, Guaranésia, São Pedro da União, São Tomás de Aquino, Jacuí, Monte Santo de Minas, Muzambinho e Nova Resende. O trabalho foi desenvolvido através de parceria com a Sala Mineira do Empreendedor instalada nos municípios.

Marília Teófilo, de São Tomás de Aquino obteve o primeiro lugar como destaque empreendedor através da Cachaça Alta Mogiana Mineira.  Com a premiação o município obteve o selo empreendedor da ONU. "É um projeto que valoriza a nossa região e São Tomás está de parabéns por esta conquista", disse o prefeito Daniel Ferreira ao receber a representante deste trabalho.

O presidente nacional do Sebrae, Carlos Melles, explica como percebeu essa necessidade de adaptação do seminário. "O Empretec voltado para o meio rural supre uma deficiência que se tem no Brasil, inclusive na área pública, que é a gestão administrativa. Com uma metodologia competente de administração empreendedora voltada para resultados, certamente, esse programa será um sucesso."

Afonso Maria Rocha, superintendente do Sebrae Minas, tem boas expectativas para as próximas edições. "Considerando a tradição do Empretec em Minas Gerais e no Brasil, nossa expectativa é a melhor possível. Isso já era uma demanda antiga dos empreendedores do agronegócio e agora conseguimos colocar em prática". Sobre a escolha da cidade como sede para a primeira edição, Afonso completa. "Nós temos uma atuação muito forte aqui. Poderíamos ter ido para outras regiões, mas em São Sebastião do Paraíso temos uma relevante produção de café e estamos próximos a São Paulo, com um microambiente interessante para se compartilhar", afirmou.

Luc Pinheiro, diretor de Operações Empresariais do Sebrae de Santa Catarina, comentou sobre o processo de criação do programa. "O primeiro protótipo do Empretec Rural foi realizado em Santa Catarina e o segundo no Rio Grande do Norte. Porém, aqui em São Sebastião do Paraíso é oficialmente a primeira turma do programa. O que a gente já pode perceber é que há um impacto significativo tanto nas vidas quanto nos empreendimentos rurais desses produtores".

Ainda neste ano, novas turmas já estão marcadas para São Paulo, Mato Grosso do Sul e Tocantins. Em 2022, o programa estará disponível para todo o país. Afonso Maria Rocha, superintendente do Sebrae Minas, tem boas expectativas para as próximas edições. "Considerando a tradição do Empretec em Minas Gerais e no Brasil, nossa expectativa é a melhor possível. Isso já era uma demanda antiga dos empreendedores do agronegócio e agora conseguimos colocar em prática".