PARAÍSO 200 ANOS

MEDTRONIC: uma multinacional que leva Paraíso para o mundo

Instalada no ano 2000 na cidade como Polysuture, a empresa produz material médico cirúrgico que é exportado para várias regiões do mundo.
Por: Redação | Categoria: Cidades | 23-10-2021 10:54 | 1527
Foto: Divulgação

Luiz Fernando Souza

No final da década de 1990 e início dos anos 2000, São Sebastião do Paraíso vivia um clima propício para a instalação de empresas especia-lizadas em produção de fios cirúrgicos. Alguns empreendimentos já haviam se domiciliado na cidade quando foi implantada a PolySuture sendo que ela foi adquirida pela Tyco Healthcare e posteriormente pela Covidien em março de 2007. Em 2015, a Medtronic adquiriu a Covidien, assumindo o controle da unidade paraisense.

O grupo Medtronic possui mais de mil funcionários em suas fábricas e escritórios instalados no Brasil. Destes, 350 estão lotados na unidade de São Sebastião do Paraíso. Atualmente na fábrica paraisense é produzida a linha completa de fios para sutura cirúrgica com e sem agulhas, incluindo fios não-absorvíveis e absorvíveis de origem natural (Catgut) e sintéticos (PGA, PGLA, PGCL e PDO), além de hemostáticos (cera para osso e adesivo cirúrgico) e grampeadores para anastomoses em cirurgias abertas. São milhões de produtos comercializados anualmente.

“A produção de São Sebastião do Paraíso, além de atender o território nacional, é exportada para 11 centros de distribuição ao redor do mundo, onde conseguimos impactar de maneira positiva a vida de pessoas na África, Ásia, América Latina, entre outros continentes” esclareceu o vice-presidente da Medtronic no Brasil, Felipe Barreiro.

Segundo Felipe Barreiro, existem estudos constantes para analisar a possibilidade de ampliação de linha de produção e a inclusão de novos produtos na unidade de São Sebastião do Paraíso. “Estamos constantemente analisando a possibilidade de ampliação da capacidade produtiva da unidade”, sentenciou.

Sobre o aniversário de 200 anos de Paraíso, o vice-presidente da Medtronic declarou sua alegria em a empresa fazer parte da história da cidade. “Uma data memorável que nos enche de orgulho de fazermos parte da história da cidade e gerarmos empregos e renda para o município. Desejo que essa unidade cresça a cada dia e que possamos continuar dando nossa contribuição para a comunidade local” finalizou Felipe Barreiro.

História da Medtronic:
A empresa foi fundada em 1949 por Earl Bakken e Palmer Hermundslie, em Minneapolis, nos Estados Unidos. Sete décadas atrás, o cofundador inventou o marca-passo movido a bateria. Hoje, a Medtronic está entre as maiores empresas de dispositivos médicos do mundo. Com operações em 150 países, os produtos tratam 70 problemas de saúde e incluem dispositivos cardíacos, robótica craniana e da coluna, bombas de insulina, instrumentos cirúrgicos, sistemas de monitoramento de pacientes e muito mais. As terapias aplicadas com os produtos da empresa ajudam, por ano, cerca de 72 milhões de pessoas em todo o mundo.

A Medtronic acaba de completar 50 anos no Brasil e se destaca pelo alto investimento em inovação para desenvolver tecnologias que auxiliam no diagnóstico e tratamento de doenças crônicas e complexas.

A operação brasileira impacta a vida de um milhão de pessoas por ano. Possui escritório em São Paulo, onde está localizada a operação comercial e duas fábricas, a de São Sebastião do Paraíso e de Ribeirão Preto (SP).

Atualmente, no Brasil, Felipe Barreiro, vice-presidente, é líder da operação comercial e José Roberto de Carvalho, diretor industrial, lidera as atividades das unidades industriais de São Sebastião do Paraíso e Ribeirão Preto.