DESABAMENTO DE GRUTA

Bombeira civil de Monte Santo de Minas é uma das nove vítimas em Altinópolis (SP)

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 01-11-2021 15:20 | 2750
Débora Silva Ferreira, de Monte Santo de Minas é uma das vítimas do soterramento na gruta em Altinópolis
Débora Silva Ferreira, de Monte Santo de Minas é uma das vítimas do soterramento na gruta em Altinópolis Foto: Reprodução

A bombeiro civil Débora Silva Ferreira, de Monte Santo de Minas, é uma das nove vítimas fatais do desabamento do teto na gruta Duas Bocas, localizada na zona rural de Altinópolis (SP). O corpo dela foi velado e sepultado na segunda-feira, 1º de novembro, no cemitério da cidade.  A Prefeitura emitiu Nota de Pesar lamentando a perda de uma pessoa muito querida na comunidade montessantense.

Débora Ferreira é uma das 28 pessoas integrantes de um grupo de bombeiros civis que fazia um treinamento na caverna. Segundo a Polícia Militar foi registrado um desabamento durante a madrugada do domingo,31. Conforme informações 10 pessoas ficaram soterradas e nove delas acabaram perdendo a vida. O trabalho de resgate dos corpos durou cerca de 20 horas e só foi concluído na noite de domingo.

O acidente aconteceu em um local conhecido como Gruta Duas Bocas, que fica em uma propriedade particular. De acordo com o Corpo de Bombeiros, 28 bombeiros civis faziam um treinamento no interior da gruta quando o teto da caverna desmoronou, deixando parte do grupo retido.

Durante as buscas o lugar precisou ser escorado, pois, devido as fortes chuvas ocorridas durante o fim de semana fez com que o terreno estivesse escorregadio com risco de novos desmoronamentos. O treinamento e as atividades no local são uma prática comum do grupo para trabalhar técnicas de resgate.

Depois de identificado pela perícia, o corpo de Débora Ferreira foi liberado para a família e encaminhado para o velório em Monte Santo de Minas. A Prefeitura da cidade emitiu uma nota de pesar com os seguintes dizeres: "A Prefeitura Municipal de Monte Santo de Minas, profundamente sensibilizada, está em luto pela partida de DÉBORA SILVA FERREIRA, cidadã monte-santense, que está entre as vítimas do desabamento ocorrido na madrugada de domingo (31/10), na gruta Duas Bocas, localizada em Altinópolis, no interior de São Paulo.

Dedicada, tendo prestado relevantes serviços salvando vidas. Hoje, Monte Santo de Minas sente a profunda perda de uma pessoa corajosa e determinada. Neste momento de dor e consternação, só nos cabe agradecer pela convivência, pela significativa contribuição ao nosso município e principalmente pelo privilégio da amizade construída ao longo do tempo que aqui esteve", completa.

O comunicado termina informando que "a administração municipal se solidariza com todos os familiares e amigos, expressando as mais sinceras condolências, em face dessa perda prematura e irreparável", informa o comunicado. O sepultamento estava marcado para ocorrer na tarde desta segunda-feira,1º de novembro.

Trabalho de resgate no interior da gruta na zona rural de Altinópolis, no domingo, durou cerca de 20 horas