Natal de luz
Algumas cidades da região como Poços de Caldas e Guaxupé já estão preparando a decoração natalina com muito brilho e muita luz. Em Poços, estão sendo investidos cerca de R$ 1 milhão para o Natal de Luz. A decoração vai contar com mais de 1,2 milhão micro lâmpadas de LED, distribuídas na área central e outras regiões da cidade com inauguração prevista para 6 de novembro. Já em Guaxupé, a Prefeitura iniciou a contagem regressiva para o seu tradicional Natal de Luz, com a chegada do Papai Noel dia 27 de novembro, inauguração de novos cenários e pontos de iluminação, concurso de presépios e outras atrações. Os paraisenses não devem ficar atrás, algumas novidades também estão sendo preparadas para a cidade e a população que não ficará a ver navios e nem em brancas nuvens.
Relembrando
Muita gente ainda guarda na lembrança e também em fotos e vídeos a decoração que marcou época na cidade feita na administração de Rêmolo Aloise. Por toda a cidade foram colocados enfeites fazendo com que o clima e as cores do Natal se tornassem mais intensas. Diferente dos anos seguintes a Prefeitura tem trabalhado na revitalização dos espaços públicos e a expectativa é de que também nesta questão será dada uma atenção especial em relação aos enfeites natalinos. A programação cultural e artística deve ter algo de especial com apresentações de corais, chegada do Papai Noel entre outras novidades a serem anunciadas nos próximos dias e semanas.
Pique
Têm se tornado constantes e repetitivos os piques de energia registrados em São Sebastião do Paraíso prejudicando o trabalho de muita gente em diversas empresas e escritórios nas mais diversas atividades. Seria interessante que a Cemig responsável pelo serviço pudesse esclarecer sobre as causas destes acontecimentos. Há muito se vangloriava de ser a melhor energia do Brasil e não estamos falando de concessionária que são situações distintas. Mesmo com as chuvas intensas dos últimos meses os riscos de se ter um ou mais apagões continuam em alta e a iminência do sistema entrar em colapso não foi descartado. Como a situação é imprevisível e tem ocorrido com freqüência, não se sabe mais nem para qual santo rezar.
Somatório
Ainda da passagem do provedor da Santa Casa de Misericórdia, Fernando Montans Alvarenga, por Brasília na semana passada foi divulgada neste início de semana uma extensa relação de nomes de parlamentares visitados em seus respectivos gabinetes. São políticos que nos últimos cinco anos têm contribuído de forma significativa com indicações de emendas parlamentares para o hospital. Do dirigente da instituição hospitalar veio o agradecimento a todos pelos recursos destinados e ele faz questão de demonstrar a forma de utilização adotada com investimentos que visam a melhoria no atendimento, com gestão hospitalar organizada e funcional. Os resultados são conhecidos de todos.
Reconhecimento
Além do trabalho voltado para a apresentação dos novos projetos realizados pela Santa Casa, bem como a busca por parceria para novos investimentos para reestruturação física e melhorias nas condições de trabalho de seus colaboradores, a provedoria destaca a importância de todos os profissionais de saúde que atuaram durante a pandemia. A dedicação e união, de forma inédita, com o objetivo de salvar vidas é um dos aspectos a serem ressaltados. Agra diante do novo cenário diferente e promissor a expectativa é pela criação de um Plano de Carreira para o setor. É um trabalho diferenciado que certamente trará inúmeros benefícios para todos os envolvidos.
Criação
Há 25 anos, em outubro de 1996, por sugestão do então presidente da Frente Parlamentar da Cafeicultura, deputado Carlos Melles, foi criado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso o Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC), à época ligado ao Ministério da Indústria e Comércio, tendo como ministro Francisco Dornelles. O Jornal do Sudoeste registrou no Palácio do Planalto a assinatura da criação do CDPC. Decreto do Governo Federal de 19 de abril de 2019 extinguiu o CDPC, que foi reativado em outubro do mesmo ano.
Atribuições
É de sua competência do CDPC aprovar plano de safra para o setor, compreendendo o programa de produção da exportação de café verde, solúvel, torrado e moído, autorizar a realização de programas e prrojetos de pesquisa agronômica, mercadológica e de estimativa de safra do café. Dentre outras atribuições, também lhe compete aprovar, anualmente, a proposta orçamentária referente aos recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) regulamentar ações que visam à manutenção do equilíbrio entre a oferta e a demanda do café para exportação e consumo interno, estabelecer cooperação técnica e financeira, nacional e internacional.
Volta às aulas
A partir desta quarta-feira, 3, o retorno às aulas presenciais não será mais facultativo nas redes públicas e privadas de ensino em todo o Estado de Minas Gerais. A decisão foi tomada pelo Centro de Operações de Emergência de Saúde (COES), da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, que aprovou a 6ª versão do Protocolo Sanitário de Retorno às Atividades Escolares Presenciais. A medida também acaba com a exigência de distanciamento adicional de 0,90 cm entre os estudantes nos ambientes da escola. Pela nova versão do protocolo, permanecem vigentes as demais recomendações sanitárias, como o uso correto de máscaras cobrindo boca e nariz por todos, lavagem de mãos, etiqueta respiratória e a limpeza e manutenção freqüente das instalações, bem como o rastreamento de contato com pessoas infectadas por covid-19 em combinação com isolamento e quarentena.
Justificando
A determinação do retorno às aulas foi possível devido à redução de casos de covid-19 no Estado em associação com o avanço da vacinação. Com a melhora nos indicadores relacionados à pandemia, com redução da incidência e do número de casos novos, redução também da internação e da ocupação dos leitos, o grupo técnico resolveu discutir mais uma vez o protocolo sanitário de retorno às aulas. Entre as justificativas para as novas medidas consta ainda o crescimento da vacinação e o aumento do número de pessoas com duas doses recebidas. Os professores já estão todos vacinados e os alunos acima de 12 anos também já iniciaram o processo de vacinação. A flexibilização reforça a necessidade de intensificar o monitoramento de casos de covid-19 e seus contatos na comunidade escolar em conjunto com as secretarias municipais de Saúde e também a observância das práticas de segurança previstas no protocolo de retorno escolar, tendo em vista a manutenção da flexibilização das medidas.
Embalagens de agrotóxicos
Na próxima sexta-feira,5, acontecerá em Itamogi um mutirão para recebimento de embalagens e resíduos (restos e produtos) de defensivos agrícolas dos pequenos produtores do município. A coleta acontecerá no período das 8h ás 16h no Parqe de Exposição (Expoita). A recomendação é para que os grandes produtores e empresas agrícolas que possuírem maiores volumes para descarte procurem a Unidade de Recebimento de Embalagens Vazias em São Sebastião do Paraíso. O mutirão está sendo realizado através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, a Emater-MG e o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens (INPEV). Outras informações sobre este assunto podem ser obtidas pelo telefone 3534-1997.