CAMPEONATO BRASILEIRO DE RALLY BAJA

Piloto Francine Rossi mantém a boa fase e assume a liderança na temporada de 2021

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Esporte | 02-11-2021 21:00 | 1151
Francine enfrentou longa viagem e outros desafios para alcançar a liderança do campeonato
Francine enfrentou longa viagem e outros desafios para alcançar a liderança do campeonato Foto: Divulgação

O piloto Fracine Rossi que representa São Sebastião do Paraíso no Campeonato Brasileiro de Rally Baja, categoria Moto 2, continua mantendo a boa fase na temporada 2021. No final de semana ele viajou mais de 900 quilômetros para competir na 3ª etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Baja, em Rio Negrinho (SC), onde obteve mais um excelente resultado. “Enfrentamos um circuito molhado, com muita lama e um desafio imenso. Assumimos a liderança na categoria e também no geral deste ano”, comenta. Ele já se prepara para a próxima etapa que será disputada em Araçatuba (SP) nos dias 19, 20 e 21 de novembro.

No final de semana, entre os dias 29, 30 e 31 de outubro na cidade de Rio Negrinho (SC) teve muita animação e adrenalina com o Campeonato Brasileiro de Rally Baja. O desafio dessa vez, foi para os quadriciclos, utvs e as motos, que percorreram mais de 250 km reunindo a presença dos melhores pilotos do Brasil.

O diretor de modalidade de Rally Baja, Adilson Kilca, avaliou que a disputa foi emocionante.  “Foram dois dias de disputas na Serra Catarinense, a região percorrida é marcada por muitos pinos (árvores da região). A estrada estava um pouco úmida, mas não prejudicou a prova, porém ao mesmo tempo, deu um tempero especial nas disputas, porque exigiram mais técnicas na parte de pilotagem. Os participantes aprovaram muito o percurso. Agora faltam mais duas etapas, ou seja, mais uma prova para o término da temporada”, avalia.

Francine Rossi enfrentou mais de 900 quilômetros (ida) até Santa Catarina para participar da terceira etapa do brasileiro neste ano. “Foi a terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Baja uma prova bem distante para ir são mais de 1800 quilômetros de ida e volta um percurso desafiante”, conta. Sobre a disputa em si nos dois dias de competição o piloto narra que não faltou emoção e adrenalina para vencer as dificuldades e superar os obstáculos.

“Chegamos lá e encontramos uma roa bem legal de andar, mas um terreno muito molhado , com muita chuva e lama, piso escorregadio que exigiu muito. Foi um desafio diferente, mas bem legal de  andar”, descreve.

Para compensar todo o empenho, Francine foi coroado com bons resultados. “Conseguimos fazer o líder geral das motos sendo campeão, inclusive na categoria nesta etapa”, disse. Com isso ele continua liderando o Campeonato Brasileiro no Moto 2 e assume a liderança do campeonato geral  das motos em 2021. Já pensando na conquista do título na temporada deste ano, o piloto está se preparando para a próxima etapa programada para ocorrer dentro de três semanas no interior paulista. “A próxima etapa será no dias 19,20 e 21 de novembro, em Araçatuba (SP), o Rally Poeira vai ser a última etapa do campeonato para finalizarmos este ano vamos firmes para a conquista do título”, completa.

O piloto paraisense está competindo na categoria Moto 2m com a Kawasaki KX 450 XC. São utilizadas motos de até 700cc 2 e quatro tempos seguindo as normas da Federação Internacional de Motociclismo.

Apenas o trabalho de manutenção normal poderá ser feito nas motocicletas, como limpeza de filtros, trocas de pneus, aros, raios, pastilhas de freio, lonas de freio, páralamas, regulagem de mistura de combustível no carburador. A moto deve ser original de fábrica, sendo que podem ser alterados apenas os pneus e rodas livres; tanque de combustível e bancos livres.

Também deve ser utilizado durante a competição somente um chassi por moto e original, sendo permitidos apenas reforços, escapamento livre, inclusive curvas com limite de 116 db e preparação interna da suspensão dianteira e do amortecedor traseiro livre entre outros detalhes.

O Rally Baja é uma prova esportiva disputada em terrenos variados com o objetivo de colocar em mérito a velocidade e a resistência dos pilotos assim como a resistência das máquinas. Para chegar ao fim de cada etapa, o piloto deve seguir as indicações sobre a rota feita através de placas sinalizadoras. Poderá ser utilizado bumping adicional para reforçar e melhorar a visibilidade da sinalização. O terreno é composto de paisagens naturais e geralmente não modificados pelo organizador, nem se limitando a montanhas, seções rochosas, dunas, rios, leitos secos de rios, trilhas de lama, vias publicas aberta, vegetação natural, arbustos, gramas altas, florestas, estrada de asfalto e trilhas off road.