CURTAS EDIÇÃO 2559

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 10-11-2021 09:58 | 476
Foto: Reprodução

Líder quilombola
O dia 20 de novembro foi escolhido para se prestar homenagem a Zumbi dos Palmares. É a data em que ele morreu no ano de 1695.Tido como um ícone na luta contra o racismo, era quilombola, e segundo afirma-se foi o último líder do Quilombo dos Palmares. Em São Sebastião do Paraíso há uma Praça na confluência das ruas Alferes Patrício com Maria Amélia, chamada Zumbi dos Palmares. A esta coluna, um dos idealizadores da homenagem observou que aquele espaço carece de “melhor trato”.

Acordo da Saúde
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais homologou acordo firmado pelo Estado para quitar a dívida na área da Saúde com as prefeituras mineiras. A cerimônia foi realizada durante a abertura da XVI Semana Nacional da Conciliação, organizada anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na segunda-feira, 8. A medida envolve o pagamento de recursos de R$ 6,76 bilhões, retidos entre 2009 e 2020, devidos aos municípios mineiros e prestadores de serviços, e relativos aos repasses obrigatórios e voluntários para a saúde.  Até o momento, os valores individuais que serão pagos a cada cidade ainda não foram divulgados.  A forma de adesão dos municípios ao acordo será anunciada em breve.

Na Justiça
A situação de São Sebastião do Paraíso nesta questão está em vias de ser modificada. O município entrou com ação via Justiça para receber os valores devidos pelo Estado e o processo ainda tramita lentamente no Tribunal. Conforme informações obtidas pelo Jornal do Sudoeste não está descartada a possibilidade da Prefeitura declinar do processo para participar do acordo celebrado com o Governo do Estado e as entidades representativas. O assunto será pauta de reunião entre gestores da saúde de Paraíso nos próximos dias. De acordo com os conselheiros é melhor um mau acordo do que uma boa demanda, conforme o ditado popular.

Visita
Anunciada para esta semana em data a ser confirmada a visita em São Sebastião do Paraíso do presidente da Copasa, Carlos Eduardo Tavares de Castro. Ele deverá cumprir agenda com visita ao escritório regional da empresa na cidade e também vai se reunir com o prefeito Marcelo Morais e com representantes da Câmara dos Vereadores. Na pauta a situação do contrato do tratamento de esgoto e também a crise vivida há dois meses quando parte da população chegou a ficar até uma semana sem o abastecimento de água. O assunto rendeu em manifestações junto a empresa, a Arsae que é a agência reguladora do setor e até na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Aguardam-se providências.

Em falta
E no último final de semana moradores da parte de baixo da cidade voltaram a reclamar da falta de água em suas casas. O desabastecimento foi justificado pelo rompimento de tubulações e que motivaram obras no cruzamento da Rua Pimenta de Pádua e a Travessa Ananias Alves Ferreira, na sexta-feira,5, e no sábado,6. Segundo informações em várias residências o abastecimento nas caixas de reservatório ocorreu por volta de 21 e 22 horas do sábado. A população que já está ressabiada e traumatizada com o que foi vivenciado em setembro se apavora quando o líquido precioso fica reduzido ou desaparece das torneiras. Até audiência pública já foi realizada, mas nada é capaz de por um fim ao sofrimento das pessoas afetadas. 

Evasão escolar
Começou a tramitar nesta semana na Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso projeto de lei autoria do vereador Vinício Scarano Pedroso, que trata da instituição de políticas públicas para a prevenção do abandono e evasão escolar. Ele defende a união de forças com foco no envolvimento das escolas, estudantes, famílias e comunidade para reduzir o atraso no ensino aprendizado ocorrido durante a pandemia. A proposta também defende a expansão do número de escolas com oferta de ensino em tempo integral, com diversificação e ampliação do currículo escolar.

Reflorestamento
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em um trabalho importante desenvolvido sob o comando de Renan Jorge Preto está formando mais de mil mudas de Ipês. O objetivo além de realizar reflorestamento do Parque da Serrinha, que há pouco tempo foi devastado por incêndio, é também o plantio em diversas áreas de São Sebastião do Paraíso, que tem por cognome ser a “Cidade dos Ipês”. Louvável iniciativa que está sendo abraçada pela comunidade, levando-se em consideração que até poucas semanas atrás o município ardia em chamas provocadas pelas inúmeras queimadas ocorridas. Conforme o secretário a Prefeitura está empenhada em realizar a arborização do Município e o Ipê, símbolo da cidade é a espécie que melhor representa esta meta. O plantio será efetuado durante o período das águas, que é o mais indicado para as mudas serem colocadas no solo.

Aniversariante
A Prefeitura de Paraíso fez esclarecimento em suas redes sociais a respeito da data de comemoração do distrito de Guardinha. Culturalmente o aniversário da comunidade é celebrado em 8 de novembro, data que não corresponde à fundação, mas sim à sua elevação distrital, ocorrido neste dia em 1.925. Segundo os registros históricos a fundação de Guardinha ocorreu em 11 de fevereiro de 1.899. Na oportunidade, Francisco Daniel, um benfeitor da localidade doou as glebas de terra ao Senhor Bom Jesus, padroeiro para a edificação da capela. Reminiscências a parte, ainda tinha gente lembrando o aniversário comemorado alguns anos atrás com direito a bolo na praça. Barriga cheia e memória viva. Com os novos tempos na política vários outros benefícios estão chegando em prol da população.

Cadastramento
A Prefeitura de Itamogi, através da Secretaria Municipal de Educação, realizará nos dias 16, 17 e 18 de novembro o cadastro dos alunos que tiverem interesse no transporte gratuito, oferecido pelo Município para o ENEM 2021. A aplicação das provas acontecerá nos dias 21 e 28 de novembro respectivamente, com o município sede dos itamogienses em São Sebastião do Paraíso. Os interessados devem comparecer no Paço Municipal, nas datas mencionadas, para o atendimento que será realizado no período das 7h às 11h e das 12h às 14h. Para fazer o cadastro é necessária a apresentação dos documentos pessoais e também do local da prova.

Ressonância
A Prefeitura de São Tomás de Aquino recebeu nos dias 8 e 9 de novembro a ‘Carreta da Ressonância’ que possui equipamentos para a realização de exames junto a população. O trabalho foi coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde que fez o levantamento das demandas reprimidas na comunidade. Foram agendados 26 exames no município nesta ocasião e que foram feitos no “Ressomóvel”. A iniciativa possibilita que os aquinenses fossem atendidos sem necessidade de deslocamentos. Os casos de exames que utilizam contraste, não realizados na unidade serão marcados para outra oportunidade e situação.