O vereador Antônio César Picirilo propôs que seja instituído no município de São Sebastião do Paraíso a “ Semana do Agricultor e Produtor Rural”, a ser comemorada, anualmente, na última semana do mês de julho, em alusão ao Dia do Agricultor que é nacionalmente comemorado no dia 28 de julho.
No projeto de lei que deu entrada na Câmara Municipal (8/11), Picirilo justifica que “a semana do agricultor e produtor rural, terá como escopo principal a mobilização deste segmento para o intercâmbio de técnicas e de conhecimentos da agricultura sustentável e contemplará a categoria dos agricultores com possibilidade de vir a expor os frutos de suas atividades”.
De acordo com a proposição “são prioridades para a semana do agricultor e produtor rural a valorização do homem do campo que faz da agricultura sua ocupação principal e que propicia ao mundo, particularmente urbano, a possibilidade de poder contar com aquele prepara a terra, semeia, cuida, colhe e vende a base alimentar das cidades”.
Toninho Picirilo salienta que hoje a palavra “sustentabilidade” é propagada aos quatros pontos do planeta e em São Sebastião do Paraíso e nesta Casa Legislativa não é diferente. “Todavia, esta tão almejada sustentabilidade, às vezes põe no esquecimento uma categoria trabalhadora que é das mais importantes dos últimos séculos que é o agricultor e produtor rural”.
Enquanto o homem urbano se desdobra em afazeres de múltiplas ordens e objetivos, o homem do campo, na sua simplicidade ímpar, com suas ferramentas e o seu conhecimento prático, desde as primeiras horas do dia, parte para a lida em arar a terra, preparar o solo, semear, cuidar da plantação, na expectativa de colher os alimentos que virão a abastecer as prateleiras e gôndolas do muitos comércios desses produtos espalhados pelo país, afirma o vereador.
Ao instituirmos a “ A Semana Municipal do Agricultor e Produtor Rural de São Sebastião do Paraíso”, estaremos dignificando e prestigiando aqueles que muitas vezes se submetem a intensos trabalhos sob o calor e o sol escaldante de meses para nos legar a opção por diferentes pratos ou cardápios alimentares. Estaremos, também, proporcionando-lhes o momento ideal para estabelecer contatos entre si, de forma a intercambiar boas práticas e técnicas apuradas que possam ampliar a produção e a qualidade de sua atividade profissional” justifica Toninho Picirilo.