PARAÍSO 200 ANOS

Richard Cândido leva o nome de Paraíso para toda América do Sul

Jogador que cresceu em São Sebastião do Paraíso passou por vários clubes do futebol brasileiro e está atuando pelo Athlético Paranaense e disputa a final da Copa Sul-americana.
Por: Redação | Categoria: Cidades | 25-10-2021 09:43 | 1022
Foto: Divulgação

Luiz Fernando Souza

Nascido em Campinas interior de São Paulo em 1994, e desde os quatro anos de idade morando em São Sebastião do Paraíso o jogador de futebol profissional, Richard Cândido, é um paraisense de coração e leva o nome da cidade por toda a América do Sul, já que o time no qual ele atua está na final do campeonato continental promovido pela Conmebol (Confederação Sul-americana de Futebol) a ser realizada no dia 20 de novembro em jogo único na cidade de Montevidéu, no Uruguai, contra o, também brasileiro, Red Bull Bragantino.

Desde sua chegada a Paraíso, Richard relata uma rotina de muita luta e superação de sua família para se sustentar. Desde pequeno, como a maioria dos garotos, ele sonhava em ser jogador de futebol e sua grande paixão era praticada todos os dias. “Minha infância foi tranquila, eu sempre fui muito família e brincava muito na rua. Sempre alimentando o sonho de ser jogador e buscava alguma forma de realizar esse sonho”, comenta Richard.

Aos poucos ele viu esse sonho ir se concretizando com a possibilidade de integrar as categorias de base do Atlético Monte Azul, de Monte Azul Paulista. Passou depois pelo Comercial Futebol Clube de Ribeirão Preto, pelo Sport Club Atibaia, também do interior de São Paulo, até ser descoberto por um olheiro do Fluminense Football Club do Rio de Janeiro onde passou a integrar o elenco profissional do time, e tornou-se titular do meio campo da equipe carioca.

Por suas atuações no Fluminense, Richard foi contratado pelo Sport Club Corinthians Paulista clube no qual ele foi campeão Paulista em 2019. Com as mudanças de técnicos no time paulistano o jogador de São Sebastião do Paraíso foi emprestado ao Clube de Regatas Vasco da Gama do Rio de Janeiro. Após o término do contrato de empréstimo à equipe Carioca o jogador foi emprestado ao Club Athlético Parana-ense.

Na equipe do Paraná Richard está na final da Copa Sul-americana, passou pela fase de grupos e oitavas de final de forma invicta. Nas quartas de final eliminou a LDU do Equador com uma grande vitória em Curitiba. Na fase semifinal conseguiu duas grandes vitórias contra a tradicional equipe do Peñarol do Uruguai e enfrentará o Red Bull Bragantino numa final brasileira da competição em jogo único. O time paranaense tenta seu segundo título na competição.

“É minha primeira final internacional. Estou muito feliz pois acredito estar vivendo o melhor momento de minha carreira jogando um bom futebol. Estamos bem colocados na tabela do Brasileirão (Campeonato Brasileiro de Futebol), na final da Sul-americana e na semifinal da copa do Brasil. Essa é uma das melhores temporadas e o trabalho tem sido sensacional. Espero deixar minha marca na história do clube”, analisou Richard.

Com relação aos 200 anos de Paraíso Richard lembra do acolhimento e carinho desde sua chegada à cidade e do orgulho que as pessoas que ele encontra demonstram de ver um jogador saindo do município e brilhando no cenário nacional de um esporte tão competitivo no país como o futebol. “Só tenho a agradecer. Todas as pessoas que conheço de todas as classes sociais e que me acolhem e a minha família de forma sensacional. Agradeço a Deus pela estrutura e por tudo que me concedeu. Me sinto um paraisense e espero muito desenvolvimento e coisas boas para essa cidade maravilhosa”, completou o jogador.

Richard ainda mandou um recado aos jovens que, como ele, sonham em ser jogadores profissionais de futebol. “Nunca desista dos seus sonhos. Na minha carreira fui ridicularizado, desprezado e diminuído, disseram que eu não conseguiria e que estava me iludindo e o que mais vai ter é isso. Mas eu sempre falo que quanto Deus tem algo preparado para sua vida, pode se levantar quem for que isso vai se cumprir. Sempre persista, independentemente de qualquer coisa. Nunca desistam dos seus sonhos! Essa é a mensagem que deixo para todos os jovens de Paraíso”, reafirmou Richard.