• Dos Leitores •

Turismo/Atitudes

Por: Redação | Categoria: Do leitor | 10-11-2021 00:22 | 486
Foto: Reprodução

Outro dia lendo um jornal me deparei com a seguinte noticia: As grandes empresas aéreas, após a pandemia, já estão retomando a operação de seus gigantescos aviões, tipo A380. Isto se deve ao fato de que o turismo, seja religioso, de negócios, de lazer, cultural e etc. estar voltando a acontecer. Empresas de ônibus, aéreas, hotéis, locadoras, bares e restaurantes, aplicativos de transportes e delivery quando em seu auge, geram uma riqueza fenomenal.  Menos para nossa cidade, que ainda não entendeu a utilidade desta atividade limpa, moderna e que emprega muita gente. 

 Após residir fora de São Sebastiao do Paraiso por motivos profissionais por quase três décadas, retornei no ano de 2004, ano de eleições municipais. No intuito de colaborar, mandei uma pequena sugestão para cada candidato, no sentido de criarem condições de aproveitamento do turismo em nossa cidade. Nenhum deles, teve a delicadeza de pelo menos me retornar para dizer que eu estava sugerindo uma asneira. E também nada fizeram. 

Nossa cidade está localizada na melhor região do pais, a menos de cinco horas de automóvel de duas das maiores regiões metropolitanas do Brasil, São Paulo e Belo Horizonte, servida por ótimas estradas, próxima da Serra da Canastra e dos lagos de Furnas e Mascarenhas de Morais e tem uma história respeitada, temos ótimas águas, fazendas centenárias, uma cultura a ser explorada, embora malconduzida e um dos melhores cafés do Brasil. Temos uma empresa que atua na área de produtos lácteos, que existe há mais de cem anos e é referência em qualidade no Brasil.

Nosso parque hoteleiro é condizente com as necessidades de uma indústria incipiente, o que estimularia os investimentos futuros. Existem também as congadas, que merecem um estudo mais acurado, para que não seja conduzida com o grande amadorismo de agora. Temos ainda instalações que abrigam eventos  de pequeno a grande porte. Mas o turismo para ser implantado necessita primeiramente de atitudes, de educação, de formação e informação e de planejamento competente. 

Tendo a consciência exata destas particularidades perguntamos. 

O que virá fazer em nossa cidade um turista bem-intencionado? 

-Nosso patrimônio histórico, embora estejamos fazendo 200 anos é aproveitado de maneira totalmente amadora, malconservado e até mesmo desconsiderado.

-Nossos córregos estão entupidos de esgoto in natura, embora a população pague o seu tratamento.

-Os limites da área urbana da cidade estão se tornando verdadeiros lixões a céu aberto.

-Nossas ruas estão esburacadas, virando depósitos de carcaças de veículos abandonados, e em grande parte não contam com placas indicativas.

-Nossos passeios públicos não atendem a necessidade dos pedestres; ao contrário, parecem concorrerem entre si para ver qual deles oferece um obstáculo maior.

-Nossas praças, com raras exceções estão sujas e malconservadas.

-Nossas lagoas que deveriam ser um espaço diferenciado para o lazer da população e do turista, se transformaram em depósitos de lixo, principalmente as duas do bairro San Genaro. 

-O serviço de arborização é praticamente nulo e muitas vezes destrutivo. Só se cortam árvores. E se o turista mesmo assim se arriscar, também não terá orientação na cidade. 

O que fazem nossas autoridades? Nada. Nem mesmo uma fiscalização competente do descarte do lixo e do entulho e a orientação ao munícipe para que ele limpe a rua em frente à sua casa.

 Faltam a criação de um órgão de orientação ao turista e a formação de nossa população para uma hospedagem condizente com os benefícios recebidos do turista. Que esta administração que teve um começo diferenciado, assuma um compromisso com o turismo, que com certeza trará melhoria na qualidade de vida de parte da população envolvida.  

’Para ter um negócio de sucesso, alguém, algum dia, teve que tomar uma atitude de coragem’. (Peter Drucker)

João Batista Mião
São Sebastião do Paraiso