Sergio Magalhães, 12/11/2021
A F1 está experimentando pela terceira vez no ano o novo formato de classificação que definirá o grid de largada para o GP de São Paulo, em Interlagos. A Sprint Race, ou mini corrida, foi testada pela primeira vez em Silverstone, na Inglaterra, e depois em Monza, na Itália. E desde que surgiu a ideia desse formato, Interlagos estava entre as pistas escolhidas.
Trata-se de uma prova de classificação com 100 km de distância - em Interlagos corresponde a 24 voltas - em que a ordem de chegada será a posição de largada do GP de São Paulo, do próximo domingo.
A largada da Sprint Race será amanhã, às 16h30, com transmissão ao vivo da TV Band e os três primeiros colocados receberão 3, 2 e 1 pontos respectivamente. No domingo serão 71 voltas do GP de São Paulo, nova denominação que substitui o nome do GP do Brasil de F1.
O objetivo da F1 é tornar as sextas-feiras mais movimentadas nos finais de semanas de corrida. Normalmente o primeiro dia de atividades é morno com as duas sessões de treinos livres. Mas é um formato que divide opiniões no paddock da F1, e que deverá aparecer com mais frequência no calendário do ano que vem.
Na única sessão de treino livre desta sexta-feira, Lewis Hamilton foi o mais rápido pela manhã com 1:09:050, seguido por Max Verstappen, Sergio Pérez e Valtteri Bottas.
A sessão classificatória que definiu as posições de largada para a mini corrida começou com tempo nublado e ameaça de chuva o tempo todo em Interlagos. 15ºC de temperatura ambiente, e 25ºC na pista.
Hamilton liderou o Q1 com 1:08:733, 0,307s melhor que o companheiro Bottas. Verstappen fechou a primeira parte da classificação em 6º. Ficaram de fora da seguência Lance Stroll, Nicholas Latifi, George Russell, Mick Schumacher e Nikita Mazepin.
O destaque foi para a primeira vez que o britânico George Russell foi superado pelo companheiro de equipe na Williams.
Hamilton e Bottas continuaram dominando a segunda parte da sessão, o Q2, 1:08:068 para o inglês, 0,358s mais rápido que o companheiro de Mercedes. Verstappen fechou em 3º. Os cortados foram Esteban Ocon, Sebastian Vettel, Yuki Tsunoda, Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi.
Veio então o Q3, a hora da verdade. Com pneus macios (faixa vermelha), a Mercedes já havia dado sinais de melhor desempenho que a Red Bull nas simulações de volta rápida no treino livre da manha, enquanto o time austríaco parece melhor com os pneus médios de faixa amarela, que deverão ser usados só no domingo.
Na primeira saída dos boxes, Hamilton fez 1:08:107 - 0,265s melhor que Verstappen, e na última tentativa do Q3 melhorou ainda mais: 1:07:934, um temporal em Interlagos, novo recorde extra oficial da pista, 0,438s mais rápido que Verstappen.
Amanhã os dois vão dividir a primeira fila da Sprint Race. Valtteri Bottas vai largar em 3º, seguido por Sergio Pérez, Pierre Gasly, Carlos Sainz, Charles Leclerc, Lando Norris, Daniel Ricciardo, e Fernando Alonso, completando os dez primeiros.
Max Verstappen lidera o campeonato com 312,5 pontos contra 293,5 de Hamilton que independente da posição de chegada amanhã, perderá cinco posições no grid de domingo por conta da troca do segundo motor de combustão da Mercedes.