Perplexas, pessoas têm vindo à redação do Jornal do Sudoeste reclamarem de um dos principais serviços dos Correios, a entrega de correspondências a pessoas físicas ou de empresas. Ocorre nos casos de mudanças de endereços dos destinatários, que vão à agência dos Correios para atualizarem, comunicarem o seu novo endereço para recebimento de correspondências. Não conseguem, porque os Correios por incrível que pareça, mesmo com comunicação formal do destinatário, não faz este serviço de atualização.
Então se você pessoa física ou sua empresa mudou de endereço, e o remetente mandar uma correspondência endereçada ao seu antigo endereço, a correspondência vai chegar lá, onde você morou ou estava instalado a seu comércio, prestava serviço ou era sua indústria, mesmo e apesar de comunicação feita aos Correios sobre a mudança de local.
Se por ventura no seu anterior endereço estiver sem morador, ou nele já está morando o trabalhando outra pessoa, correspondências podem sim não chegar até você. O entendimento da direção dos Correios é que o remetente assim o determinou e deve ser cumprido. Visão vesga, porque na realidade quem postou a correspondência quer que ela chegue ao destinatário, onde ele estiver.
Esse desserviço dos Correios pode acarretar perca de negócios, de mercadorias, e desviadas podem também cair na mão de mal-intencionados. Como se sabe, correspondências são invioláveis, e essa inviolabilidade não mais é garantida.
A recomendação dos Correios é que o destinatário, aquele que mudou de endereço, atualize a informação junto aos seus contatos. Um retrocesso inadmissível esta norma dos Correios, pois usando de bom-sendo anteriormente bastava o comunicado, que havia a atualização por parte desta empresa pública federal, inconformado protesta um dos reclamantes.
Precisa ser revisto e corrigido este inaceitável procedimento, almeja, e com razão, um dos reclamantes.
Empresas que prestam serviços de fornecimento de energia elétrica, água e esgoto, telefonias e serviços do Estado e de Prefeitura, fazem até apelo aos consumidores, clientes ou contribuintes para quando mudarem de endereço procurem estes órgãos públicos para atualização que são feitas imediatamente.