PARAÍSO 200 ANOS

Rua Paraíso Antigo

Por: Redação | Categoria: Cidades | 25-10-2021 10:58 | 271
Foto: Nelson Duarte/Jornal do Sudoeste

A cidade de São Sebastião do Paraíso, durante anos seguidos, elegeu prefeitos que procuraram deixar algum marco da sua administração.

Para não fugir à regra, o Dr. João Mambrini Filho, quis também, apresentar à população de sua terra, um acontecimento, considerado pore, de grande importância administrativa: a inauguração de um trecho da Rua Alferes Patrício, compreendido entre as ruas Dr. Salvador Grau e Dr. Placidino Brigagão,

Esse trecho da rua também conhecido como “Beco”, foi devidamente preparado para ser inaugurado em uma data escolhida pela Prefeitura.

Com apenas quarenta metros de comprimento por cinco metros de largura, conserva até nossos dias, um calçamento de grandes pedras graníticas de formas irregulares.

Na entrada e saída da referida via pública, foram instalados pequenos lampiões com luz elétrica fixados sobre um pedestal de tijolos revestidos com cimento, para evitar a circulação de veículos, ficando desse modo, destinado exclusivamente a pedestres.

Lateralmente, foram feitos estreitos canteiros para plantas rasteiras, ao longo das residências do farmacêutico Edmundo Machado e do farmacêutico Carlos Grau.

Nos altos muros das duas residências que limitavam a Travessa, artisticamente foram pintadas pelo funcionário da prefeitura, João Rodrigues, a Igreja Matriz, uma lavoura de café da região, a Igreja do Rosário e um Produtor Rural administrando a secagem da produção de café em sua fazenda.

Escolhendo espaço na parede externa da casa do farmacêutico Carlos Grau, fixou ali o Prefeito, uma grande placa de bronze com a narração histórica de uma Escritura passada em Cartório, na qual a Família Antunes, proprietária das terras na região, fazia doação de um terreno para construção de uma Capela, hoje Igreja Católica Matriz da cidade.

(Do livro Travessa Alferes Patrício)
Harley Silva Machado