A ciclista paraisense Ana Paula Finco continua se destacando junto com sua equipe ABEC Rio Claro, no Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Pista. A competição realizada em Maringá (PR) teve início no final de semana e vai até o próximo domingo, 21. Os primeiros três dias da programação são dedicados às categorias de base (Infanto Juvenil e Juvenil e Junior), feminino e masculino, e a partir desta quarta-feira, 17, começam as disputas da categoria adulta.
O Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Pista acontece no Velódromo da Vila Olímpica de Maringá e é considerado segundo a Comissão Organizadora o principal evento da categoria no país. No Brasil existem apenas cinco locais com estrutura semelhante com capacidade de abrigar competições de alto nível. O Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Pista é uma realização e organização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) em parceria com a Federação Paranaense de Ciclismo (FPC), patrocínio do Governo do Estado do Paraná através da Pro-esporte e Copel (Companhia Paranaense de Energia), e apoio da Prefeitura Municipal de Maringá.
As competições tiveram início na sexta-feira, 12. Os primeiros dias de competição do Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Pista Junior foram de muita emoção e demonstração de talento entre os atletas das categorias Infanto-juvenil, Juvenil e Junior. As provas da base seguem até a próxima quarta-feira (17). No domingo, 14, os ciclistas da nova geração disputaram as finais das provas por equipes, incluindo a Perseguição Por Equipes e Velocidade Por Equipe.
Já na segunda, foi a vez da Velocidade Individual causar emoção na torcida com disputas acirradas em todas as categorias. Na terça-feira, 16, estavam previstas as provas Omnium e Keirin, enquanto na quarta, a programação será encerrada com a tradicional prova Madison.
De Paraíso a ciclista Ana Paula Finco, integrante da equipe ABEC Rio Claro segue se destacando e mantendo a boa forma com excelentes resultados na temporada. Ela conseguiu o segundo lugar na prova de velocidade por equipe com uma formação mista com ciclistas de Maringá. Ana também conquistou medalha pelo segundo lugar sendo vice-campeã na prova de Perseguição, atuando no time misto com a equipe de Santos.
A partir da quinta-feira serão recebidos os atletas de elite do esporte. No local estão sendo respeitadas todas as normas sanitárias em relação a pandemia sendo que todos os atletas foram testados, juntamente com os demais participantes para que haja segurança para todos os envolvidos inclusive o público.
Quem acompanha e perto as provas das competições em Maringá e está de olho nas promessas do ciclismo nacional é o técnico da seleção brasileira Emerson Silva. Ele disse que apesar de o ciclismo ser um dos fundadores das Olimpíadas, o esporte ainda sofre muito com falta de apoio e estrutura, mas que apesar de tudo continua crescendo em número de adeptos. “Acompanho todas as competições para observar o surgimento de novos talentos e a competição que está acontecendo em Maringá é muito importante para o nosso calendário. Por aqui vão passar os grandes nomes do esporte nacional e as promessas do ciclismo brasileiro”, avalia.
Paracliclismo
No próximo final de semana acontecem também as provas do campeonato brasileiro de Paraciclismo de Pista.