ACELERANDO AS VENDAS

ESG na prática

Essa é daquelas propostas que efetivamente unem o útil ao agradável.
Por: James Warley | Categoria: Do leitor | 17-11-2021 00:38 | 3487
Foto: Arquivo

Desde quando oficialmente mencionado, em 2004, na publicação da ONU com o título “Quem se importa vence”, o termo ESG (Environmental, Social and corporate Governance), ou “boas práticas ambientais, sociais e de governança corporativa”, vem sendo impulsionado tanto pela importância do seu propósito de melhoria dos processos relacionados a essas áreas, quanto pelo fato de que instituições financeiras passaram a considerá-las em suas análises de investimento, estimulando a sua adoção.

EMPRESAS ESG
De um modo geral, “ser uma empresa ESG” significa planejar e desenvolver ações que promovam resultados consistentes e sustentáveis nessas áreas, ou seja, que não prejudiquem o meio ambiente, que melhorem a qualidade de vida no trabalho, contribuam com a sociedade e que garantam uma administração justa e transparente do negócio, como:

AMBIENTAL (E): Usar racionalmente os recursos naturais, preservar a biodiversidade, reduzir a emissão de gases de efeito estufa, zerar desperdícios, buscar a plena eficiência energética, tratar resíduos sólidos.

SOCIAL (S): Melhorar as condições e relações de trabalho, estimular políticas de inclusão e diversidade dentro e fora da empresa, proporcionar treinamento adequado para os colaboradores, respeitar os direitos humanos, garantir a privacidade e segurança de dados da equipe e clientes, promover impacto positivo na comunidade onde atua etc.

GOVERNANÇA (G): Preservar a independência do conselho de administração, adotar critérios de diversidade na escolha dos membros do conselho, garantir remuneração justa e racional, seguir condutas éticas e anticorrupção, praticar transparência fiscal, impedir casos de assédio, discriminação e preconceito etc.

VALOR DO ESG
Empresas com interesse no mercado financeiro já entenderam que, sob a perspectiva econômica, investir em ESG vale muito a pena. E, por outro lado, em razão dos grandes benefícios ambientais, sociais e humanos que são alcançados, é dever de todos disseminar essa cultura, a fim de ser praticada por cada vez mais organizações.

É preciso compreendermos que lucro não pode ser obtido a qualquer custo e que investir em pessoas tem relação direta com o aumento dos resultados empresariais.

NA PRÁTICA
Comece identificando, em cada área, quais são os fatores correlacionados existentes no negócio a serem analisados, bem como os impactos por eles gerados e em potencial, para, em seguida, idealizar os objetivos e metas e criar os indicadores para, enfim, estruturar os projetos com as respectivas ações que deverão ser desenvolvidas para alcance dos resultados desejados.

Para contribuir com o avanço do ESG no país, estamos disponibilizando, gratuitamente, uma ferramenta que o ajudará na priorização das suas ações, fale conosco!

Até a próxima semana!

James Warley
consultoria@idecorp.com.br