APC

O QUE VOCÊ NÃO SABE sobre o não sei

Por: Fernando de Miranda Jorge | Categoria: Do leitor | 24-11-2021 16:55 | 512
Fernando de Miranda Jorge
Fernando de Miranda Jorge Foto: Reprodução

Muitos estudantes, quando terminam o ensino médio, não fazem ideia de qual curso superior escolher. O Teste Vocacional era um caminho que dava pistas sobre a adequação da personalidade do aluno na atuação profissional escolhida; e apontava carreiras, relacionadas a ela. Muitos perseguem uma formação universitária, diplomam-se e não se satisfazem. Não era aquilo que queriam.

Conheço vários casos de jovens que mudaram de curso. Se você ainda não sabe qual é a sua vocação, imagine a seguinte situação: debruçado na varanda de sua casa olhando para o mundo, não há nada de especial no céu, somente algumas nuvens por aqui e por ali. Aí, chega alguém, que também não tem nada para fazer, e pergunta: Será que vai chover hoje? Se você responder, com certeza. A sua área é Vendas. O pessoal de Vendas tem certeza de tudo.

Se sua resposta for sei lá, estou pensando em outra coisa, então a sua área é Marketing. O pessoal de Marketing está sempre pensando no que os outros não estão pensando. Se você responder sim, há uma boa probabilidade, você é da área de Engenharia. O pessoal da Engenharia está sempre disposto a transformar o universo em números.

Se a resposta for depende... Você nasceu para Recursos Humanos. Uma área que qualquer fato estará na dependência de outros fatos. Agora, se você responder ah, a meteorologia diz que não, você é da área de Contabilidade. Esse pessoal confia mais nos dados do que nos próprios olhos.

Se a resposta for sei lá, mas, por via das dúvidas, trouxe um guarda chuva. Então, seu lugar é na área Financeira, que deve estar sempre bem preparada para qualquer virada de tempo. Agora, se você responder categoricamente, não sei, há uma boa chance de que você tenha uma carreira de sucesso e acabe chegando à Diretor de Empresa, e até seu Presidente.

De cada 100 pessoas, só uma tem a coragem de responder "não sei" quando não sabe. Os outros 99 acham que precisam ter uma resposta pronta, seja ela qual for, para qualquer situação.

Para não ficarem para trás. "Não sei" é uma resposta que economiza o tempo de todos e predispõe os envolvidos conseguirem informações mais concretas. Parece simples, mas não é. Afirmação difícil de aprender na vida corporativa, social ou, sei lá, qualquer outra coisa. Sabe por quê? Eu sinceramente, "não sei".

Fernando de Miranda Jorge
Acadêmico
Correspondente da APC Jacuí/MG
e-mail: fmjor31@gmail.com