CURTAS EDIÇÃO 2565

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 01-12-2021 04:10 | 3452
Foto: Reprodução

Mentirosas
O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais chamou de mentirosas aquelas pessoas que ficam nas redes sociais acusando a Prefeitura pela não promoção da festa da Congada neste ano de 2.021. Ele deixou claro que não houve nenhuma pressão e foram os próprios capitães dos ternos de Congo e Moçambique que decidiram por livre e espontânea vontade cancelar os desfiles em mais este ano. Além da questão da pandemia outro fator que teria pesado na decisão é a falta de recursos financeiros. Segundo foi anunciado os ternos não tiveram condições de realizar eventos para a captação de verbas, inviabilizando as apresentações. Pelo menos duas reuniões foram realizadas para estas tratativas entre congadeiros e prefeitura.

Em 2.022
Para o ano que vem o prefeito Marcelo Morais disse que a cidade terá uma festa da congada como jamais foi vista. A expectativa é de que daqui a um ano a situação da pandemia realmente esteja melhor controlada e o evento possa ocorrer na sua forma tradicional, com os desfiles e apresentações na Praça da Matriz. Ele ainda deixou bem claro que também em 2.022 não haverá carnaval em Paraíso, por decisão da Prefeitura. O último evento neste sentido ocorreu em 2.020 quando milhares de foliões foram reunidos na Avenida José de Oliveira Brandão, região em frente ao fórum. Naquela oportunidade os estragos que a pandemia da Covid-19 seriam feitos, ainda passavam despercebidos.

Plano Diretor
Ontem (30/11) a Câmara dos Vereadores de São Sebastião do Paraíso realizou audiência pública para debater o futuro da cidade. Na ocasião, foram discutidos os projetos de lei do Plano Plurianual 2022-2025, da Lei Orçamentária Anual 2022 e alterações no Plano Diretor do Município. O evento foi aberto a participação dos cidadãos, apesar das limitações e recomendações referentes a pandemia. Em outros tempos falava-se em orçamento popular onde a população era convocada a estar presente, enviar sugestões e propostas de emendas. O paraisense ainda não sabe a força que tem e como pode ter presença atuante nesta questão podendo diretamente influenciar em questões diversas no destino do município.

“Violentômetro”
Pode até parecer um palavrão, mas na realidade é o nome dado a um marcador de página temático, que visa propagar informações sobre a violência contra a mulher. Neste sentido e no ano em que a Lei Maria da Penha, que visa combater os crimes contra a Mulher completa 15 anos, a Câmara de Paraíso esta distribuindo o dispositivo junto a comunidade, alinhando-se ao trabalho desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas.

Engajados
Além dos vereadores e servidores da Casa, também receberam marcadores a Associação Ajuda Mulher, a Delegacia da Mulher, a Polícia Militar, a Santa Casa de Misericórdia, a Unidade de Pronto Atendimento - UPA e as secretarias municipais de Desenvolvimento Social, de Educação e de Saúde. A intenção é  inspirar todos os órgãos públicos a realizarem ações próprias em prol da mulher. Além disso, o marcador também conta com um QR Code de acesso à cartilha virtual “Sempre Vivas”, que detalha a Lei Maria da Penha, apontando os mecanismos para pedir ajuda.

Convidado
O deputado estadual Antônio Carlos Arantes foi um dos poucos convidados e participou na segunda-feira de um jantar com o governador Romeu Zema e representantes do setor produtivo mineiro. O encontro foi na residência de Ricardo Tavares onde foram reunidas cerca de 50 pessoas ligadas ao meio empresarial e da agroindústria. Na oportunidade Zema fez uma espécie de prestação de contas e falou sobre os caminhos para um maior desenvolvimento de Minas. Também foram apresentadas propostas para o incentivo a geração de emprego e melhora na qualidade de vida da população do estado. Na sexta-feira,26, Arantes já havia participado de um jantar promovido pelo secretário de estado da Saúde Fábio Baccheretti.

Guarda armada
Representantes da Guarda Civil Municipal de São Sebastião do Paraíso estiveram em Varginha na segunda-feira, 29. Eles participaram da aula inaugural do curso de Formação, Treinamento e Capacitação Técnica para o manuseio de arma de fogo. O objetivo do curso é proporcionar aos guardas o adequado conhecimento e a utilização de equipamento letal, no estrito cumprimento do dever legal, fundamentado no ordenamento jurídico vigente, A iniciativa viabiliza o processo de segurança pública por meio de qualificação e capacitação, com estrita observância às regras determinadas na Lei Federal nº 10.826/03 – Estatuto do Desarmamento, que foi regulamentada pelo Decreto Federal nº 9.847/2019.

Participações
O efetivo da GCMV foi dividido em cinco turmas, seguindo a matriz curricular da disciplina de armamento e tiro dos cursos de formação das Guardas Civis Municipais, estabelecida pela Coordenação Geral de Controle de Serviços e Produtos da Polícia Federal, contemplando aulas teóricas e práticas para o manuseio e utilização de arma de fogo, com duração total de 160 horas/aulas. Além de Varginha e Paraíso também participaram guardas de Guaxupé. Lideranças políticas do município sede participaram da solenidade de abertura do curso.

Premiado
O coordenador do Controle de Zoonoses, Luciano Santana da Mata, foi agraciado com o prêmio da 5º Campanha Regional de Combate ao Aedes Aegypt, promovido pela EPTV. O projeto, desenvolvido por ele, consiste em um teatro intitulado “Só Isso”, busca incentivar as crianças a descartar o seu lixo de maneira correta, e ficou classificado em terceiro lugar. Conforme Luciano, a ideia central do teatro é estimular os alunos no descarte correto do lixo, destinando os materiais para os locais corretos, além de incentivar a reciclagem e a coleta seletiva. “A intenção é formar, desde cedo, na criança essa cultura para que ela cresça sabendo que o lixo tem o seu lugar, e que não devemos descarta-lo de qualquer jeito”, ressalta.

Semeando
A educação mineira inicia a semana com uma boa notícia: o Programa Semeando, do Sistema Faemg (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), estará de volta em 2022 com a missão de levar às crianças e educadores das escolas municipais e estaduais de todo Estado uma compreensão crítica e global sobre a importância do agronegócio e a relação campo-cidade. Os integrantes podem participar de um concurso cultural e concorrer a um tablet. Nas edições anteriores, muitos estudantes da região ganharam prêmios, como de Passos, São Sebastião do Paraíso, Capitólio, Bom Jesus da Penha, dentre outras cidades. O Semeando é um programa educacional do Sistema Faemg em parceria com o Sebrae. Seu principal objetivo é estimular a formação de futuros cidadãos, conscientes da importância da preservação ambiental, sustentabilidade do sistema e visão empreendedora.