OPERAÇÃO NATALINA

43º BPM inicia Operação Natalina e reforça policiamento na região

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Polícia | 01-12-2021 00:24 | 511
Área comercial da cidade, corredores entre bairros e pontos estratégicos serão monitorados pela PM
Área comercial da cidade, corredores entre bairros e pontos estratégicos serão monitorados pela PM Foto: ALCO/P5 - 43ºBPM

O 43º Batalhão da Polícia Militar deu início na quinta-feira, 25, a "Operação Natalina" que será realizada até 31 de dezembro. A iniciativa abrange todos os municípios atendidos pelo batalhão que terão reforço nas ações de policiamento, com emprego de maior efetivo, visando proteger os consumidores e o comércio em geral. Além do policiamento ordinário serão intensificadas as atividades de fiscalização, abordagens, blitz entre outras medidas para conter a criminalidade que também tenta se fazer mais presente nesta época do ano.

Assim como nos anos anteriores esta edição da Operação Natalina tem como estratégia a prevenção aos crimes contra o patrimônio e as pessoas. O reforço no patrulhamento acontece de forma simultânea em todas as cidades que compõem a área de atuação do 43º BPM e também em todas as cidades de Minas Gerais.

O objetivo da PM é oferecer mais segurança às pessoas nas ruas e coibir as modalidades criminosas contra o patrimônio como furtos, estelionatos ou roubos. Estas práticas são estimuladas pelo aquecimento das vendas no comércio varejista e aumento do fluxo de pessoas em razão das festas de fim de ano.

Com o relaxamento das medidas pandêmicas e o aquecimento das atividades no comércio verifica-se um alto fluxo de pessoas, em especial no mês de dezembro. Este reflexo direto no funcionamento do comércio impacta diretamente na segurança pública, exigindo atendimento e maior presença nas áreas de comercio. Assim como a base fixa montada na Praça Comendador José Honório (Matriz) também haverá o emprego de viaturas e moto patrulhamento em circulação por toda a cidade durante o dia e a noite.

Além do policiamento ordinário que é empregado diariamente na cidade o 43º BPM intensificará suas ações com a utilização do efetivo administrativo. Desta forma haverá o reforço no efetivo nos centros comerciais e locais de grande movimentação de pessoas, além da realização de ponto base em locais estratégicos e realização de blitzes, de modo a garantir maior visibilidade e inibir a ação de criminosos. Também será utilizado o sistema de monitoramento remoto com emprego de câmeras de segurança e pessoal especializado.

A polícia também orienta as pessoas a adotarem medidas de autoproteção, evitando transportar grandes volumes de dinheiro, com recomendação que se dê preferência ao uso de cartão.

Outra medida a ser adotada é não estacionar em locais ermos, ou de pouca luminosidade diminuindo a possibilidade de se tornarem vítimas potenciais para os marginais. Recomenda-se para os casos de assaltos e roubos a não reagir e acionar a Polícia Militar através do telefone 190 o mais breve possível.