AREA-SSP ORIENTA

A importância da taxa de permeabilidade

Por: Redação | Categoria: Cidades | 01-12-2021 16:44 | 1411
EVERLY FORMAGIO DE SOUZA, Atual presidente da AREA SSP - Engenheira Civil, gra-duada pela PUC - Poços de Caldas, especialista em Design de Interiores também pela PUC e pós gra-duada em Engenharia de Segrança do Trabalho pela Universidade Cruzeiro do Sul. Atua em São Sebastião do Paraíso e região com
EVERLY FORMAGIO DE SOUZA, Atual presidente da AREA SSP - Engenheira Civil, gra-duada pela PUC - Poços de Caldas, especialista em Design de Interiores também pela PUC e pós gra-duada em Engenharia de Segrança do Trabalho pela Universidade Cruzeiro do Sul. Atua em São Sebastião do Paraíso e região com Foto: Divulgação

A área permeável é aquela não cimentada, ou seja,  a área verde do seu imóvel, permitindo assim que a água da chuva penetre no solo e flua até o lençol freático. Essa taxa é estabelecida pelos municípios, por meio de seus Planos Diretores.

SEÇÃO V - DA TAXA DE PERMEABILIZAÇÃO
Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso/MG Pág: 14 Art. 78 - A taxa de permeabilização (TP) destina-se a prover à cobertura de solo do terreno com vegetação ou piso drenante, propiciando alivio para o sistema público de drenagem urbana. Na hipótese de utilização de piso drenante, apenas sua área efetivamente vazada será considerada como livre de pavimentação (área permeável). Parágrafo Único - A TP representará um percentual da área de cada terreno e terá um valor adequado para cada Zona, conforme o disposto na Lei de Zoneamento, Uso e Ocupação do Solo integrante do Plano Diretor

Com certeza você já reclamou ou já ouviu alguém se queixar de ter que destinar uma parte do lote como área permeável, mas você tem consciência desse motivo?

Trata-se de um assunto extremamente sério. Com o crescimento das cidades, aumentaram também as áreas impermeáveis (asfaltos e concretos) dificultando assim o escoamento da água das chuvas, já que a infiltração só ocorre se o piso for permeável. E se a água não pode infiltrar dirigindo-se ao lençol freático, vai engrossar as águas do escorrimento superficial, agravando deste modo os efeitos das enchentes. Mesmo possuindo bueiros e galerias subterrâneas, não são suficientes para a fluidez. Como uma das alternativas para diminuir os alagamentos, a legislação brasileira exige que uma porção dos terrenos seja permeável para que nestas áreas a água das chuvas possam fluir adequadamente até lagos, rios e mares. É importante também para o solo, já que com a absorção da água evita que os nutrientes da terra empobreçam e sequem os lençóis freáticos.

Além das áreas permeáveis que deveriam estar presentes em todos os terrenos, é de extrema importância que as cidades sejam exemplos para a população e invistam em arborização urbana como: parques, bosques, praças com canteiros, jardins, calçadas gramadas e implantação de árvores em vias públicas.

A vegetação que compõe o cenário urbano proporciona inúmeros benefícios, como a estabilidade climática (atenuando o calor do sol), melhoria na qualidade do ar (renovando o oxigênio), redução da poluição sonora e visual, mais sombras para os carros e pedestres, atração de pássaros preservando assim a fauna silvestre e como já citado : redução do impacto da água da chuva.

Pode-se concluir que a população juntamente com os órgãos públicos, agindo de forma consciente podem diminuir os danos causados pelos homens no meio ambiente, proporcionando uma grande melhora na qualidade de vida da população. E embora ainda haja um grande caminho a ser percorrido no que se diz respeito à correta utilização de arborização urbana e implantações de soluções para diminuição dos impactos na natureza, temos que desde já respeitá-la, com cada um fazendo a sua parte e tomando atitudes inteligentes pensando à longo prazo.

(FOTO) EVERLY FORMAGIO DE SOUZA, Atual presidente da AREA SSP - Engenheira Civil, graduada pela PUC - Poços de Caldas, especialista em Design de Interiores também pela PUC e pós graduada em Engenharia de Segrança do Trabalho pela Universidade Cruzeiro do Sul. Atua em São Sebastião do Paraíso e região como engenheira civil projetando e acompanhando obras residenciais e comerciais