Saldo positivo
Os vereadores Marcos Antônio Vitorino, Juliano Carlos Reis (Biju) e Vinício Scarano Pedroso estiveram em viagem a Belo Horizonte durante esta semana e o saldo foi positivo. Conforme foi anunciado foram encaminhadas demandas de duas instituições de São Sebastião do Paraíso e as respostas também foram satisfatórias. Do deputado estadual Noraldino Júnior foram obtidos recursos de R$ 800 mil para a realização de cirurgias eletivas e mais R$ 500 mil destinados ao Hospital Gedor Silveira. De acordo com Vinício as boas novas não param e em breve serão anunciadas mais informações concretizadas para a educação e a causa animal.
Reivindicando
O prefeito de São Tomás de Aquino, Daniel Ferreira da Silva, o Daniel Tineca, esteve em Brasília nesta semana, em companhia do deputado estadual Cassio Soares. No Ministério da Agricultura eles se reuniram com o secretário executivo da pasta Marcos Montes e também estiveram com a ministra Tereza Cristina. Na oportunidade foram apresentadas reivindicações relacionadas ao setor agropecuário para os municípios da região. Do parlamentar foram expressadas manifestações otimistas de que serão trazidas boas notícias. Se a agricultura vai bem, a região prospera, gera emprego e renda, fruto da força do trabalho, da dedicação e da insistência dos produtores rurais.
Ciências aplicadas
A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, realizou através da das secretarias municipais de Ciência e Tecnologia e a de Educação, na quinta-feira, 2, no Teatro Municipal Sebastião Furlan, o 1º Seminário de Ciência e Tecnologia, evento que integra a 8ª Semana de Ciência, Tecnologia e Educação. A atividade contou com uma palestra de Patrícia Guedes Braghini, com o tema “A Ciência Aplicada à Área da Saúde”. Teve ainda a participação de estudantes, professores e profissionais da área da Saúde. A paraisense Patrícia idealizou e desenvolveu uma pesquisa que possibilitou o sequenciamento do genoma humano e que é capaz de detectar a presença de células cancerígenas na circulação sanguínea, além de outras doenças. Uma das ideias, segundo anunciou o vice-prefeito, Daniel Tales, é poder trazer a pesquisa para ser desenvolvida no Município.
Aumentando
E os casos de falecimentos por Covid-19 continuam surpreendendo em Paraíso nos últimos dias. No intervalo inferior a 10 dias foram duas ocorrências de morte. Se considerar que o mês de outubro não foi registrado nenhum óbito, algo chama atenção, porque a vacinação segue alcançando adolescentes e jovens com ampla cobertura, situação que se repete com a dose de reforço para os idosos. As internações continuam ocorrendo mesmo de forma intercalada entre os dias e o aparecimento dos novos casos reforça a tese de que não dá para relaxar. O que ninguém viu esta semana foi o Boletim Epidemiológico da quarta-feira, 1º de dezembro, quando mais uma morte foi confirmada.
Expansão
Em debate na Câmara Municipal o Projeto de Lei Complementar nº 80 que prevê alterações no Plano Diretor da cidade. A questão do zoneamento foi tema inclusive de audiência pública ocorrida nesta semana no Legislativo. A existência de uma área em expansão no formato de um quadrilátero na região central de Paraíso poderá possibilitar que novos empreendimentos, ou seja, as construções de novos edifícios sejam implementadas em curto espaço de tempo. O debate continua e a expectativa é de que em breve os empreendedores, legisladores e Prefeitura terão condições de dar sequência às suas atividades, sem que os futuros clientes sejam prejudicados e nem que se inviabilize as novas obras.
Últimos dias
Termina no próximo dia 10 as inscrições para o curso de Libras que será realizado pela Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso, a partir de fevereiro de 2.022, através da Escola do Legislativo. O público-alvo do curso são os vereadores e servidores da Câmara Municipal de Paraíso, bem como demais servidores públicos municipais e pessoas interessadas da comunidade paraisense, preferencialmente àquelas que convivem com pessoas surdas, professores e representantes de entidades. Os interessados em se inscrever devem enviar e-mail para comunicacao@camarassparaiso.mg. gov.br até o dia 10 de dezembro com o assunto “Curso de Libras”, contendo as informações solicitadas e que se encontram no site e nas redes sociais da Câmara. Ao todo são 35 vagas. Mais detalhes pelo telefone 3531-4770.
Papai Noel
Dois eventos devem marcar o clima natalino na cidade nos próximos dias. A Prefeitura está inaugurando a iluminação nas praças públicas como ocorreu nesta semana na Praça Comendador José Honório. Neste sábado,4, tem a passagem da caravana da Coca Cola evento muito esperado e que vem sendo tratado de forma muito sigilosa pela empresa em relação a roteiro das cidades e itinerários. Já na terça-feira,7, a partir das 20 horas será a vez da Câmara que fará a inauguração da sua iluminação natalina e terá também a recepção ao bom velhinho.
Atuando
O vereador Juliano Carlos Reis, o Biju, comemorou nesta semana um trabalho feito pela Concessionária Nascentes das Gerais, às margens da rodovia BR-491, nas imediações entre os bairros Alto Bela Vista e Cidade Industrial. Atendendo reivindicação do vereador foi feito o isolamento da área onde comumente pessoas fazem o despejo de entulho e lixo prejudicando moradores e transeuntes. A expectativa é de que com o isolamento da área a prática seja coibida. Também com a chegada das obras que prevê a duplicação do trecho e melhoramentos nas vias marginais, quem sabe a situação seja realmente solucionada. No local por diversas vezes a Prefeitura efetuava a limpeza da área, mas os ‘sugismundos’ estavam sempre presentes. Mais um ponto para o Biju.
Visitante ilustre
Um novo Projeto de Resolução em análise na Câmara Municipal pretende homenagear personalidades e autoridades civis, militares e religiosas que reconhecidamente tenham prestado relevantes serviços em benefício da população nacional, em qualquer ente da federação, na ocasião de sua visita ao município. Para isso, a proposta institui o título “Visitante Ilustre de São Sebastião do Paraíso”, a ser concedido pela Câmara Municipal. O projeto é de autoria do vereador Marcos Vitorino (PSC).
Regulamentando
De acordo com o documento, cada vereador poderá propor a concessão de até três títulos por ano, os quais deverão ser aprovados por 2/3 (dois terços) dos membros da Câmara. Para justificar a homenagem, os projetos deverão conter a biografia do homenageado. Além disso, o projeto de lei determina que o referido título será entregue ao homenageado em cerimônia simples na Câmara Municipal, em sessão ou fora dela, ou em eventos realizados no Município, a critério da Presidência.