O coordenador do Controle de Zoonoses, Luciano Santana da Mata, foi agraciado prêmio da 5º Campanha Regional de Combate ao Aedes Aegypt, promovido pela EPTV. O projeto, desenvolvido por ele, que consiste em um teatro intitulado “Só Isso”, busca incentivar as crianças a descartar o seu lixo de maneira correta, e ficou classificado em terceiro lugar.
Conforme Luciano, a ideia central do teatro era estimular os alunos no descarte correto do lixo, destinando os materiais para os locais corretos, além de incentivar a reciclagem e a coleta seletiva. “A intenção é formar, desde cedo, na criança essa cultura para que ela cresça sabendo que o lixo tem o seu lugar, e que não devemos descarta-lo de qualquer jeito”, ressalta.
O projeto, conforme o coordenador do Controle de Zoonoses, surtiu efeito. “Durante nossos trabalhos em campo, víamos que as crianças se lembravam de tudo aquilo que passávamos por meio desse teatro, nos ajudando a controlar o retorno da Dengue. Fiquei muito feliz com o prêmio, não estava esperando. Trabalhamos com carinho para cuidar da nossa população”, acrescenta.
Luciano lembra que a dengue ainda é uma ameaça, e que a população precisa ajudar o Município nesta luta. “Não resolve o Controle de Endemias fazer a sua parte, se a população não fizer a sua parte e não acreditar no nosso trabalho. Temos presenciado um aumento no número de foco, e isso não pode acontecer. Precisamos da colaboração de todos”, finaliza. (Secom Pref. SSP)