IBGE

Prefeitura e IBGE se reúnem por Censo 2022

Por: Redação | Categoria: Cidades | 06-12-2021 10:46 | 882
Técnicos do IBGE e representantes do poder público se encontraram na manhã de quarta-feira, 1º de dezembro
Técnicos do IBGE e representantes do poder público se encontraram na manhã de quarta-feira, 1º de dezembro Foto: Bryan Felipe

Na manhã de quarta-feira, 1º de dezembro, foi realizada no Paço Municipal a primeira reunião de planejamento e acompanhamento do Censo 2022, que deve ser realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em todo o País entre os meses de junho a agosto do ano que vem.

Participaram do encontro o prefeito Marcelo Morais, os técnicos de informações geográficas e estatísticas do IBGE Helder Alves Santos e Sérgio de Oliveira Sofiati, a coordenadora municipal das Unidades de Saúde da Família, Marina Barbosa, o presidente da Câmara, Lisandro Monteiro, os vereadores Cidinha Cerize, Luiz Benedito de Paula e Vinício Scarano. O 43º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais também enviou um representante.

A reunião foi realizada pelo IBGE com o intuito de criar uma rede de contatos com os poderes públicos, para que eles possam colaborar com a realização do Censo no Município, a fim de que a contagem populacional se aproxime o mais perto possível do número real de habitantes em Paraíso.

Para isso, os representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística propuseram que Prefeitura, Câmara e Polícia Militar firmem dois compromissos com o órgão federal. “A primeira parceria seria no sentido de nos ajudar a divulgar de forma massiva o concurso público para que as pessoas do Município concorram às vagas de trabalho no censo”, explicou Helder Santos.

Em seguida, o técnico explanou o segundo ponto da parceria a ser firmada: “Gostaríamos que fosse criada uma comissão de pessoas da cidade que ajudassem os recenseadores a encontrar os moradores mais difíceis de se localizar, principalmente aqueles que não ficam em casa durante o dia”.

O prefeito Marcelo Morais ressaltou que espera que o trabalho no Censo 2022 consiga abranger 100% das casas paraisenses, pois a população estimada pelo IBGE para São Sebastião do Paraíso (71.915 habitantes) está muito aquém da realidade comprovada pela própria Administração Municipal. “Usamos os dados o e-Sus no trabalho de vacinação da população contra a Covid-19 e chegamos à conclusão de que São Sebastião do Paraíso tem, aproximadamente, 82 mil habitantes”, disse.

O prefeito também lembrou que a atualização censitária é de extrema importância para a cidade, pois o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), destinado às prefeituras pelo Governo Federal, é baseado no número de habitantes apontado pelo IBGE.

De acordo com as primeiras informações dos técnicos do instituto, 71 pessoas devem ser contratadas para a realização do Censo 2022 em São Sebastião do Paraíso, sendo 64 recenseadores e sete supervisores. A contagem deve ser iniciada no mês de junho e pode durar três meses. O edital do concurso público ainda não foi divulgado.