A parceria entre duas instituições cooperativas do setor financeiro sediadas em São Sebastião do Paraíso, a Nossocrédito e Paraisocred, ligadas ao sistema Sicoob, tem resultado em ações que há alguns anos beneficiam municípios em suas áreas de abrangência. Seja no processo educacional com o campo, em comunidades rurais, áreas social e cultural e esportiva, que também se faz presente na área urbana, em cujo trabalho parceiro se incluem o SENAR e SEBRAE-MG.
Reunidos no final de semana, os presidentes do Conselhos de Administração da Paraísocred, Maurício Mafra, e Leonardo Lima Diogo, da Nossocrédito, fizeram uma avaliação sobre a participação conjunta de ambas cooperativas em 2021. Avaliação positiva, pelo cumprimento dos princípios cooperativos, e presença efetiva no apoio ao desenvolvimento de vários segmentos.
Ainda nesse ano, para orientação da população em geral e, de maneira especial para atletas (ciclistas, corredores de rua dentre outros) e praticantes de atividades físicas como caminhadas, que têm crescido em São Sebastião do Paraíso, fruto da intercooperação do Sicoob Nossocrédito e Paraisocred, serão instalados relógios eletrônicos, próximo ao Estádio Irmãos Capatti (campão próximo à Arena João Mambrini), e na rotatória da avenida Zezé Amaral, com Dr. José de Oliveira Brandão Filho.
Constam nos projetos orçamentários de ambas cooperativas para o próximo ano, e já foi autorizado pela Prefeitura, a revitalização de caçambas para coleta de lixo na zona rural, boa parte delas, colocadas em determinados pontos, há muitos anos, e “infelizmente pelas condições do tempo foram se deteriorando”, conforme salienta Leonardo Lima Diogo.
Vamos patrocinar a colocação de caçambas construídas com madeiras, em novo formato, pensando no contexto ecológico. Esse projeto educacional gera reflexos no ambiental, que é a reutilização e adequação da destinação do lixo de forma correta no campo, diz Leonardo.
Outra vertente voltada para o campo a ser desenvolvida na parceria Paraisocred e Nossocrédito, é sobre a sucessão. “Há um projeto do Senar onde vamos trabalhar muito a questão da educação financeira, com produtores e seus filhos, onde se inclui informações sobre mão de obra em sítios, da agricultura familiar. Na zona urbana daremos sequência no vetor “Projeto Cidadania”, que envolve educação. Conseguimos atingir um número significativo (28 escolas), rede municipal e estadual, na região em que estamos, que será concluído com um projeto fantástico, que tem a participação do colecionador numismático (moedas), Antônio Aparecido de Paula (Toninho), subsidiando aulas de professores de História.
Leonardo lembra que professores dessa disciplina irão transmitir aos alunos sobre a história do dinheiro, e Toninho que tem uma completa coleção de moedas e conhecimento incrível, tecerá considerações sobre curiosidades sobre as cédulas de diversos países.
No eixo social há um trabalho específico a ser desenvolvido para mulheres cooperativistas. “Temos a satisfação de ter no Sicoob Nossocrédito a primeira diretora-executiva, e duas conselheiras no Conselho de Administração, e uma no Conselho Fiscal. Esse trabalho para as mulheres se desdobra com projeto do Sebrae, “mulheres empreendedoras”, que envolve desde o ramo alimentar à estética, e àquelas que estão trabalhando à frente de alguns negócios. Outro foco é voltado para a integridade física e mental das mulheres”, explica.