A entrega de certificados de conclusão marcou nesta quarta-feira, dia 8, o encerramento da edição deste ano do Programa Prosperar, desenvolvido pela Sicredi das Culturas RS/MG em parceria com o Sebrae. O Programa tem como objetivo auxiliar os associados Pessoa Jurídica da instituição financeira cooperativa a alcançarem seus objetivos de desenvolvimento e a partir da iniciativa, uma turma de 16 micro empresários e pequenas empresas de Guaxupé, Muzambinho e São Sebastião do Paraíso, recebeu consultorias especializadas na área de Finanças.
Nos encontros foram abordados diversos assuntos e ferramentas sobre projeção de preços, planejamento orçamentário, capital de giro, avaliação de resultados, entre outros em um trabalho realizado com diferentes etapas, como diagnóstico, implantação e desenvolvimento, levando em consideração as necessidades de cada empreendimento.
O diretor de negócios da Sicredi das Culturas RS/MG, Cristiano Ourique, explicou aos participantes que um dos grandes objetivos do Prosperar é realizar o atendimento personalizado, voltando o olhar para as características de cada empresa para garantir assertividade nas tomadas de decisões e o crescimento dos negócios. Para o Gerente Regional de Desenvolvimento da cooperativa, Hardi Wendland, o programa demonstra como a forma de atuação das cooperativas pode colaborar com o desenvolvimento do segmento para além da oferta de crédito ou de outras soluções financeiras, como é o caso da iniciativa, que incentiva a capacitação. Também presente no evento, a representante do Sebrae e analista técnica da Microrregião, Lucilene Pes-soni destacou a parceria entre as duas instituições, “estamos muito felizes em fazer parte desta parceria pois entendemos que o Sicredi e nós do Sebrae estamos caminhando com um mesmo propósito, que é promover o desenvolvimento das micro e pequenas empresas e como consequência disso, gerar ainda mais prosperidade para as comunidades locais e regionais”.
O evento de encerramento do Prosperar foi promovido a partir do conceito Fisital, uma fusão entre o mundo físico e o virtual que permite a proximidade neste momento em que a pandemia está em desaceleração, mas ainda exige cuidados. Os participantes do programa foram convidados a ir presencialmente até suas agências, tomando as devidas precauções em relação à Covid-19, e desses locais se conectaram com as equipes do Sicredi. Nesta edição, o programa contemplou a participação de 58 empresas no total, associadas da cooperativa na área de atuação em Minas Gerais e também no Rio Grande do Sul.
Raíza Goi Borba