SEM LUZ

Torres e topos de prédios continuam sem luz sinalizadora

Por: Sebastião Tadeu Ribeiro | Categoria: Cidades | 12-12-2021 04:04 | 1021
A empresa proprietária da torre de telefonia celular que fica na rua Rita Borges Libório, colocou a luz vermelha de sinalização de alerta
A empresa proprietária da torre de telefonia celular que fica na rua Rita Borges Libório, colocou a luz vermelha de sinalização de alerta Foto: Sebastião Tadeu Ribeiro

Em 31 de outubro o JS publicou matéria apontando que em diversos locais de Paraíso faltava sinalização em torres e topo de edifícios. Novamente foi dado o alerta que em Paraíso o Aeroporto Municipal Joaquim Montana JR. é homologado para receber pouso e decolagem de aeronaves durante 24 horas, devido a pista ser asfaltada e também ter iluminação artificial para receber voos noturnos, e a Santa Casa de Misericórdia vai construir um heliporto em suas dependências.

Em todos as cidades que há edificações ou torres que ultrapassem os 15 mt.s de altura, seja no perímetro urbano ou rural onde existam torres com fiações próximas as cabeceiras de pista de aeroportos, elas têm que ser sinalizadas, para evitar acidentes com aeronaves que podem ser fatal e com danos irreparáveis para passageiros, pilotos e tripulantes. 

Passados 41 dias da publicação da matéria, a reportagem do JS novamente percorreu os locais dentro do perímetro urbano paraisense onde há torres e edifícios com alturas bem superior a 15 mts. onde nas mesmas não tinha sinalização com luzes principalmente de coloração vermelha para alertar pilotos de aeronaves que naquele local existe um obstáculo que pode provocar acidentes. Neste novo levantamento, sexta-feira 10 de dezembro, foi constatado que somente a altíssima torre de telefonia celular que fica localizada na rua Rita Borges Libório, no Jardim Vitória ll tomou a obrigatória providência e colocou a lâmpada de alerta de cor vermelha no topo da torre.

Ainda existem diversos locais em Paraíso em que as torres e edifícios estão sem a devida e obrigatória sinalização noturna. Alguns locais onde não existe a sinalização noturna são dois edifícios inacabados na rua Dr. Placidino Brigagão, centro, torres de iluminação artificial nos Estádios da Paraisense e do Operário E.C., torre de internet em cima de prédio comercial na Av. Wenceslau Braz, Bairro Mocoquinha próximo a Santa Casa de Misericórdia. Se a fiscalização percorrer a cidade durante à noite, com certeza encontrará mais locais com esta irregularidade. Oportuno lembrar recente acidente fatal em que o avião que transportava a cantora Marília Mendonça colidiu com a fiação que passa numa torre de energia elétrica nas proximidades de um aeroporto, em que a fiação não tinha aquelas bolas vermelhas que servem de sinalização diurna para pilotos de aeronaves. Morreram o piloto, copiloto, Marília Mendonça, seu tio e o empresário da cantora. 

Acidentes acontecem, mas muitos poderiam e podem ser evitados, basta prudência, prevenção e não houver omissão das autoridades responsáveis para se fazer cumprir as leis vigentes, para evitar acidentes previsíveis.