ACISSP EM FOCO

Fácil Locadora de Equipamentos para Construção, pioneira em Paraíso

EMPRESAS E EMPRESÁRIOS
Por: Nelson Duarte | Categoria: Cidades | 20-12-2021 12:42 | 1000
Waldemar Antônio Galvão,
Waldemar Antônio Galvão, Foto: Nelson Duarte

Comecei a trabalhar cedo. Em posto de gasolina, depois no Lar Moderno por sete anos. Em 1971 fui para a Real Móveis onde fiquei por vinte cinco anos no ramo de móveis e decorações. A princípio como funcionário (doze anos), depois tive participação societária (mais treze anos). Em 1999, eu e o engenheiro Álvaro Abrão Filho (da Metrus Engenharia), montamos Fácil Locadora de Equipamentos para Construção. Quem conta é Waldemar Antônio Galvão, ao fazer pa uma retrospectiva da empresa fundada há 22 anos.

Em 2009, Álvaro deixou a sociedade. “Somos pioneiros nesse ramo em São Sebastião do Paraíso, e me considero muito feliz, pela aceitação por parte da sociedade paraisense que ao longo desses anos tem nos prestigiado”, disse.

Nosso objetivo é oferecer segurança no trabalho na construção civil, e temos equipamentos diferenciados, que têm preservado vidas, e com isso estamos contribuindo com o meio ambiente. Ao locarmos andaimes, evitamos o corte de árvores que seriam utilizadas para escoramento de lajes, observa.

A Fácil locadora iniciou suas atividades no Parque Industrial I “Maria Inês Pinto”, proximidades da Supergasbras onde permaneceu por bom tempo, até ser transferida para a avenida Oliveira Rezende, 806, onde está desde o ano 2000.

“Fui procurado, e fui orientado para montar esta empresa, tomando como base o que já vinha sendo desenvolvido em cidades maiores, por exemplo, Ribeirão Preto, onde foi adotado o sistema de não se fazer o andaime em paredes com a colocação de caibros. Como era um sistema novo, no início tivemos que explicar como usar os andaimes metálicos. Nessa época era comum se fazer a mistura de concretos na enxada, nas ruas, nos passeios, e passamos a disponibilizar betoneiras. O concreto passou a ser mais uniforme, mais bem batido, misturado. Foi uma evolução na construção civil. Depois veio o concreto usinado, que é mais prático ainda”, salienta Waldemar Galvão. A Fácil atende clientes em São Sebastião do Paraíso e a microrregião, (Itamogi, Monte Santo, São Tomás de Aquino).

Ele lembra o potencial do segmento da construção civil em São Sebastião do Paraíso, e seus reflexos positivos na economia do município. “Temos grandes fornecedores e lojas, construtoras muito boas, condomínios, loteamentos e isso gera muitos empregos, construções de porte, há investimentos em moradias. Paraíso cresceu muito”.

Acho que toda escada tem o último degrau. Preços foram elevados por conta da matéria prima. Aço e ferro, cimento dentre outros, tiveram alta. Penso que chegou a um patamar onde haverá acomodação. Em 2022 teremos novos condomínios, novos bairros, loteamentos, muitos projetos aprovados pela Prefeitura, que devem ter início após as chuvas, o setor continuará aquecido, prevê Waldemar Galvão.

A Fácil sempre se pautou em seriedade, constância, e nesses quatro últimos anos tem estado presente no aquecimento que tem acontecido na construção civil. Isso ocorre não apenas em Paraíso, é no país como um todo, e tem sido mola-mestre, que juntamente com o agronegócio carregam a economia do Brasil, enfatiza.

“Estou no comércio há mais de 50 anos. Vejo a Associação Comercial e Industrial não como uma apoiadora, sim como um grande pilar da economia paraisense. Sempre comento que Paraíso tem grandes coisas. Dentre outras, um hospital que é referência em Minas e atende pacientes de outras regiões do país, uma empresa modelo conhecida nacionalmente no segmento de laticínios, fios cirúrgicos, curtumes.  A ACISPP também se inclui nesse contexto que divulga positivamente a cidade. Ela realmente apoia o empresário, principalmente na formação de profissionais. A ACISSP tem uma representação enorme em na Federaminas e nacionalmente, afirma Waldemar Galvão.

Tenho muita gratidão pelos profissionais da área, construtores, pedreiros, das lojas de materiais de construção civil por prestigiarem nossa empresa ao longo desses vinte e dois anos, conclui o diretor da Fácil Locadora de Equipamentos para Construção.