ACISSP

Programa Jovem no Campo realiza entrega de certificados

Programa realizado pela ACISSP e Senar, com o apoio da Prefeitura e da Olam Coffee, realizou o encerramento das atividades da primeira turma na noite de quinta-feira, 16 de dezembro
Por: Redação | Categoria: Cidades | 21-12-2021 00:02 | 730
Foto: Elaine Rosa

Foi realizado na noite de quinta-feira (16/12), o encerramento da primeira turma do programa Jovem no Campo, promovido pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e pela ACISSP (Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso) com o apoio da Prefeitura e da empresa Olam Coffee.

A solenidade aconteceu no Teatro ACISSP e reuniu os 24 jovens participantes do programa, seus familiares e representantes das entidades realizadores e apoiadoras. No evento aconteceu a entrega de certificados de conclusão do curso.

“Temos uma parceria de anos com o Senar e a tendência é cada vez mais ampliarmos esse trabalho, contando agora com o apoio da Prefeitura. Buscamos oferecer formação com qualidade e fortalecer a educação pois o mundo é, cada vez mais, voltado para o conhecimento. O Brasil é o maior produtor de alimentos do mundo e estamos olhando para esse setor principalmente com o desenvolvimento de ações da ACISSP com o agronegócio. Vamos continuar atuando nesse setor e cada vez mais com força”, comentou o presidente da ACISSP Ailton Rocha de Sillos.

“Esses jovens certificados hoje estão prontos para atuar na sua propriedade rural ou como prestadores de serviços. Receberam uma importante formação em agronegócios que poderá transformar suas vidas profissionais. Essa é uma das propostas do Senar que é capacitar e formar as pessoas para atuarem no campo com competência e qualidade. A parceria com a ACISSP em Paraíso é muito produtiva e novas turmas do Jovem no Campo e outras qualificações serão formadas na cidade”, anunciou o coordenador Regional do Senar, Roger Miranda Coelho.

“O campo está cada vez mais tecnológico e isso tem contribuído para atrair os jovens para o setor e essa iniciativa apoiada pela Prefeitura com certeza contará sempre com o apoio do Executivo municipal, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente e do prefeito Marcelo Morais”, disse o secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de Paraíso, Renan Jorge Preto.

O programa foi divido em dois núcleos, sendo um na região da fazenda Marques e outro na sede da ACISSP. Durante a sua realização os participantes passaram por cinco semanas de capacitação, sendo a primeira delas voltada para a área motivacional. Os jovens também participaram das oficinas de adubação manual, manejo de pragas e doenças, classificação e degustação de café e o último módulo foi de empreendedorismo rural.

As capacitações foram divididas em atividades teóricas, na sede da ACISSP e na fazenda Marques, e práticas na zona rural do município, preparando para o cultivo e manutenção de lavouras todos os participantes do programa.

Novas turmas do programa poderão ser formadas em 2022, dependendo da procura e adesão de novos participantes. Os interessados em integrar uma nova classe do Jovem no Campo podem entrar em contato com a ACISSP através do telefone (35) 3539-4400 ou pelo Whatsapp (35) 98845-4743.

 

Programa Jovem no Campo

Jovem no campo é um projeto que visa fixar os filhos de produtores e trabalhadores rurais na área agrícola do município mostrando as vantagens e possibilidades de crescimento e realização profissional atuando no segmento já desenvolvido pelos seus familiares.

O Programa ajuda a contribuir com a inserção do jovem no mercado de trabalho rural, oferecendo a ele uma visão empreendedora de negócio, com foco nas oportunidades locais e regionais. Ele é voltado para jovens com idade entre 15 anos completos até 24 anos, que já tenham concluído ou estejam regularmente matriculados em qualquer modalidade de ensino, além de ter vínculo e afinidade com o meio rural.

A estrutura do programa é dividida em dois núcleos: básico, com foco no desenvolvimento das competências básicas; e específico, com abordagem de conteúdos técnicos e específicos de cada ocupação.

Os conteúdos abordados são desenvolvidos de acordo com a realidade local e as necessidades e interesses dos participantes.