CURTAS EDIÇÃO

CURTAS

Por: Redação | Categoria: Cidades | 30-12-2021 07:28 | 3312
Foto: Reprodução

Professores para a UFLA
O Diário Oficial da União (DOU) publicou segunda-feira (27/12), portaria do ministro da Educação, Milton Ribeiro, que abre códigos de vagas para 53 professores para o campus da UFLA em São Sebastião do Paraíso. Tal medida vem ainda mais assegurar o início das aulas, segundo a instituição, em março vindouro. O presidente do SEBRAE nacional, Carlos Melles em posta-gens feitas, comemorou. “Estamos fechando o ano com uma notícia da maior importância para Minas e para o Brasil”. Ao dizer que foi “um presente de Natal”, Melles agradeceu ao governo do presidente Jair Bolsonaro “pela sensibilidade e atenção ao seu pleito, um compromisso transformador pelos caminhos da educação”. Mérito a quem tem: Melles indicou, batalhou, reuniu forças em torno desta causa, e a UFLA se torna realidade.

Transporte
A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso iniciará na próxima segunda-feira,3, mais uma etapa dentro do processo de administração do serviço de transporte coletivo público. Com a locação dos ônibus o município vai gerir o atendimento à população sem ter de pagar pelo subsídio que é cobrado pelas empresas. O sucesso do empreendimento dependerá da utilização da população que deverá ter uma bilhetagem de 30 mil usuários mês, possibilitando a viabilidade da iniciativa. Os ônibus da empresa vencedora do pregão, acabam de chegar na cidade para atender a zona urbana, pela empresa JIM de Araguar. Na zona rural, a Talma Transportes, de Belo Horizonte fará o atendimento. 

Final feliz
No domingo, 26, foi encerrada a oitava edição da Feira de Ciência e Tecnologia, realizada na Praça dos Imigrantes que trouxe ao Município o Paraíso Jurássico. Em 29 dias, o evento mobilizou aproximadamente 65 mil visitantes de Paraíso e cidades do interior de Minas e São Paulo. A iniciativa foi comemorada pelo prefeito Marcelo Morais, juntamente com o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Profissionalizante, Cícero Barbosa da Silva. A expectativa era reunir cerca de 30 mil pessoas e acabou superando as expectativas. A feira teve um balanço bastante positivo, uma vez que houve o envolvimento de toda a população, mostrando o quanto é importante investir na popularização das Ciências, sobretudo para as crianças e adolescentes.

Arrecadação
O evento, que além de trazer entretenimento, informação e conhecimento à população, também teve caráter beneficente, arrecadando mais de 20 toneladas de alimentos que serão destinados às famílias em situação de vulnerabilidade cadastradas nos Centros de Referência da Assistência Social. Segundo o prefeito, o sucesso da Feira incentiva ainda mais à realização de eventos desta natureza. Além do caráter educacional e cultural a iniciativa movimentou a cidade em relação ao comércio e turismo, setores que foram diretamente beneficiados. Conforme o secretário de Desenvolvimento e Ação Social, Ronaldo de Carvalho, foram montadas aproximadamente 700 cestas-básicas, e o excedente encaminhado para instituições que prestam serviços à comunidade. 

Parceria
A direção da Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso emitiu nota de agradecimento ao deputado estadual Antônio Carlos Arantes pela parceria na obtenção de recursos. Antonio Carlos é o responsável pela indicação de emenda parlamentar para o hospital para despesas de custeio no valor de R$ 750 mil, o que também ajudará na manutenção dos serviços hospitalares e novos investimentos. Também foi por seu apoio que a Santa Casa está recebendo um novo tomógrafo em parceria com o Governo do Estado. Ações como esta segundo o provedor Fernando Alvarenga proporcionam o fortalecimento e melhorias em diferentes campos de atuação com o objetivo de ofertar melhores condições de atendimento à população assistida.

Extraordinária
A Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso teve nesta terça-feira Sessão Extraordinária. Em Pauta o Projeto de Lei nº 5.240, proposta encaminhada pelo Executivo. A iniciativa prevê a autorização para que o Município doe a Cremer S.A. um imóvel avaliado em R$ 828.996,00 onde será construído o depósito da empresa e conseqüente ampliação e instalação da nova unidade, voltada para as atividades de fabricação de produtos médicos e hospitalares. A previsão é que obras sejam iniciadas no máximo em 90 dias contados da data da assinatura da escritura pública de doação da área. Mais uma ação em prol da geração de emprego e renda em Paraíso.

Bancos
O último dia útil do ano para atendimento ao público, com expediente normal para a realização de todas as operações bancárias solicitadas pelos clientes, será na quinta-feira, 30 de dezembro. Já na sexta-feira, 31, as instituições financeiras não abrem para atendimento. É importante lembrar que as agências bancárias não funcionam em feriados oficiais, sejam eles municipais, estaduais ou federais. Poderão ser utilizados os meios eletrônicos de atendimento bancário, como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes para fazer transações financeiras. Os carnês e contas de consumo (como água, energia, telefone, etc.) vencidos no feriado poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte. Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais.

IPVA 2022
Anualmente o governo estadual anuncia com antecedência como funcionará o calendário de pagamento do IPVA. Normalmente, todas as informações são divulgadas na primeira semana de dezembro para que a população possa se organizar. Nas últimas semanas, diversos estados passaram a divulgar as datas de pagamento e alíquotas do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Porém, em Minas Gerais, há três dias para o fim do ano, não há previsão sobre a liberação dos dados. O governador Romeu Zema suspendeu a divulgação do calendário do IPVA de 2022 e não há previsão de quando o informe será divulgado. Normalmente, todas as informações são apresentadas na primeira semana de dezembro para que a população possa se organizar.

Imbróglio
Há um imbróglio envolvendo o estado e a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Zema enviou um projeto de lei que solicitava os reajustes na base de cálculo do IPVA. O Texto exigia que os números estivessem aliados ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Se fosse aprovada, a medida resultaria em um aumento máximo de 10,67% em comparação com 2021. Porém, os parlamentares vetaram a proposta e passaram a avaliar outro projeto, de autoria do deputado Bruno Engler (PRTB). O segundo texto foi aprovado no dia 15 de dezembro e deve congelar os acréscimos no IPVA. Insatisfeito, o governo do estado recorreu à justiça para solicitar a suspensão da medida, mas perdeu.

CREI na 35ª SRE
A partir do próximo ano, mais uma importante ferramenta de apoio à educação especial será ampliada pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). O Centro de Referência em Educação Especial Inclusiva (Crei) será expandido e levado à área de atuação da 35ª SRE (Superintendência Regional de Ensino), assim como todas as demais 46 regionais do estado. A expansão pretende proporcionar saberes e fazeres específicos aos profissionais da educação que atuam com os estudantes com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Altas Habilidades/Superdotação matriculados nas escolas comuns, para que possam aprimorar o trabalho pedagógico já realizado junto a esses alunos. Atualmente, a SEE/MG contabiliza mais de 50 mil matrículas de estudantes com deficiência nas escolas da rede estadual.

Acessibilidade
A implantação de Centros de Referência em Educação Especial Inclusiva (Creis) nos municípios sede das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SRE) vem para apoiar e orientar as escolas quanto à acessibilidade e realização de adaptações razoáveis necessárias que garantam ao estudante o pleno acesso ao currículo em condições de igualdade. Além do acompanhamento e orientação aos professores na elaboração do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) e oferta de cursos de formação continuada na área da educação especial para os profissionais da educação, os Creis também vão atuar em palestras, oficinas sobre acessibilidade e orientação às famílias.