40 trechos
O prefeito Marcelo Morais confirmou que está em fase final o processo de licitação para pavimentar cerca de 40 pequenos trechos de ruas por toda a cidade e também na Vila Conserva que fica fora do perímetro urbano. Ele reforçou que as obras de asfaltamento na estrada para o distrito da Guardinha logo serão retomadas e serão concluídas ainda neste ano. O ritmo de trabalho será mantido e até mesmo intensificado em alguns períodos, uma vez que algumas restrições acabam ocorrendo durante o período eleitoral.
Aumentou
Assim como em várias cidades da região, de Minas e em todo o Brasil, também em São Sebastião do Paraíso não foi diferente o aumento de casos de pessoas que estão testando positivo para a covid. Também tem havido o aumento de casos com pacientes apresentando sintomas gripais. A maioria das situações são casos leves, fruto dos efeitos positivos da vacinação. Esta tendência de surgimento de mais pessoas com estas características ainda deve persistir pelas próximas semanas uma vez que muitas pessoas viajaram, outras receberam visitas de familiares e amigos, sendo que na maioria dos casos não foram observadas as medidas protetivas, simples como o uso de máscara.
Sem carnaval
Há muito tempo que Paraíso não tem carnaval com desfile de escolas de samba e também neste ano não terá nenhum outro tipo de festividade oficial típica para o período. Ainda mais com a explosão de casos e de contaminações gripais surgidas nas últimas semanas, a determinação das autoridades de saúde é para que se evite todo tipo de aglomerações. Assim como já havia ocorrido com as festas de fim de ano, como a tradicional Congada, cujos desfiles e apresentações de ruas foram cancelados, o mesmo acontecerá com o carnaval. O mesmo tipo de decisão está sendo tomada por prefeituras na região, e inclusive nos grandes centros. Não se descarta a possibilidade até mesmo de suspensão de folgas para se evitar reuniões em ranchos, fazendas e locais que possam concentrar grande número de pessoas.
Leitos
A Santa Casa de Paraíso reduziu, nesta semana, o número de leitos disponíveis para tratamento a pacientes com a Covid-19 atendidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A Enfermaria tinha 47 leitos agora está com 15 disponíveis, enquanto que a UTI Covid, que tinha 20 unidades agora está com 10. A pandemia continua, embora o número de pacientes tenha sofrido uma queda significativa no segundo semestre de 2021, após o avanço do período de vacinação. A decisão poderá ser revista, caso com esta onda de síndrome gripal se intensifique demandando internações ou mesmo surja qualquer outro tipo de agravante. Os novos casos confirmados em número elevado nos últimos dias, até agora são de pessoas com sintomas leves que não requer hospitalização e sim tratamento, com isolamento domiciliar.
Não acabou
O que se percebe nas ruas e pela cidade toda é que a maioria da população afrouxou no cumprimento das normas de prevenção ao coronavírus, após a fase inicial de vacinação. O uso de máscaras, principalmente, não tem sido observado colocando as pessoas em exposição aos vírus. Outro detalhe refere-se à vacinação onde muitos estão deixando de se imunizar, achando que estão protegidos com dose única ou mesmo sem a dose de reforço. Por estas e outras razões é importante reforçar que a pandemia ainda não acabou. O descumprimento das regras pode causar um grande retrocesso à comunidade como um todo.
Liberação
O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais, liberou a utilização em 100% da capacidade das igrejas e templos religiosos para a realização de cultos, missas e eventos similares. A medida consta no Decreto Municipal nº 5.996, publicado em 29 de dezembro e com validade a partir do dia seguinte e que altera os dispositivos do decreto anterior nº 5.892 tornado público em 21 de julho de 2021. Ainda assim deverão ser respeitados os protocolos sanitários. Com isso algumas paróquias que ainda utilizavam o sistema de inscrição prévia deixaram de utilizar o critério para o recebimento dos fiéis.
Semáforos
A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Defesa Civil, anunciou na quinta-feira, 6, que realizou o reparo emergencial de dois semáforos que estavam apresentando defeitos há algum tempo. Um deles se localiza no cruzamento da Avenida Monsenhor Mancini com a Pimenta de Pádua e outro fica entre as avenidas Angelo Calafiori e Delfim Moreira. Alívio para condutores e pedestres que transitam pela cidade. Ainda precisam de reparos sinais de pedestres na Angelo Calafiori com a Pimenta de Pádua; Rua Dr. Placidino Brigagão com a Travessa Soares Neto, além da Avenida Oliveira Resende com a Rua Pimenta de Pádua.
Emergencial
Segundo informações do secretário municipal de Trânsito, João Paulo Alves Bueno, foi realizado um processo de contratação de empresa para realizar o reparo de todos os semáforos na cidade. No entanto, devido à emergência e riscos de acidentes nos cruzamentos da Angelo Calafiori e Monsenhor Mancini, a empresa realizou a manutenção desses semáforos em caráter provisório. Até o final do mês a empresa voltará para realizar a manutenção em dez semáforos de Paraíso. Depois de um ano de gestão não justifica acusar falta de manutenção de administrações anteriores. Passados 12 meses a referência é outra.
Estudos
A propósito a Prefeitura anunciou no início de 2021 que estuda a possibilidade de implantação de semáforos em pelo menos dois novos pontos da cidade onde são registrados constantes acidentes e grande engarrafamentos de trânsito. Um destes locais é o cruzamento da Rua Santa Luzia com a Avenida Wenceslau Brás. Outro trecho de movimentação conturbada de veículos fica na confluência da Avenida Oliveira Rezende com a Avenida Alferes Manoel Caetano do Nascimento. Se ainda ao longo deste ano estas reivindicações de vereadores e reclames da população forem atendidos já será mais um grande ganho para a comunidade paraisense e todos que fazem uso do trânsito nosso todos os dias.
Sem educação
Neste domingo, 9, e no próximo dia 16 de janeiro serão realizados nas 171 unidades prisionais e socioeducativas administradas pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL). Em Minas Gerais 4.981 pessoas que cumprem sentenças judiciais com restrição de liberdade, nos sistema prisional e socioeducativo se inscreveram para o exame. Consulta realizada pelo Jornal do Sudoeste e respondida pela Assessoria de Comunicação da secretaria aponta que nenhum interno do Presídio de São Sebastião do Paraíso participará da avaliação. No entanto, nas unidades dos municípios que integram a 18ª Região Integrada de Segurança Pública – RISP, 171 detentos farão a prova no sistema prisional.
Furto na rádio
A Massa FM 101.9 de São Sebastião do Paraíso sofreu com ação criminosa na virada de ano. Indivíduos adentraram ao parque de transmissão da estação e furtaram diversos equipamentos, deixando a emissora momentaneamente fora do ar. De acordo com informações, a ação ocorreu por volta das 5h do último dia 1º. Os ladrões arrombaram a estrutura que abriga os equipamentos de transmissão da estação e praticaram o furto de diversos equipamentos, incluindo gerador de energia, link, baterias, sistema de computação, entre outros. Ainda segundo informações houve tentativa de furto do transmissor, mas a ação acabou não se concretizando. A emissora já restabeleceu sua operação no mesmo dia, através de uma estrutura reserva.