DESABAMENTO

Turistas paulistas ‘desviam’ por Paraíso e escapam de desabamento em Capitólio

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 11-01-2022 22:43 | 2701
Grupo de turistas de Americana e Santa Bárbara passou pelo local do acidente pouco antes do desabamento
Grupo de turistas de Americana e Santa Bárbara passou pelo local do acidente pouco antes do desabamento Foto: Reprodução

Um grupo de 18 pessoas moradores das cidades de Americana e Santa Bárbara d’Oeste, no interior do estado de São Paulo conseguiram escapar do trágico acidente ocorrido em Capitólio (MG) no sábado, 8. Os turistas mudaram de plano durante a viagem e fizeram o percurso passando por São Sebastião do Paraíso o que possibilitou que chegassem mais cedo na região de Furnas. Com isso fizeram o passeio de lancha antes do desabamento de uma grande pedra que matou 10 pessoas.

O caso foi narrado em reportagem assinada por Paula Nacasaki, do jornal O Liberal de Americana. A matéria cita que os moradores das duas cidades mudaram de plano pouco antes do acidente. Uma alteração na rota da viagem permitiu que o grupo de 18 turistas não se envolvesse no desabamento do rochedo, em um cânion, ocorrido no final da manhã do último sábado, em Capitólio.

Segundo a reportagem, o proprietário da empresa Bless Travel, Maciel Antônio Moreira, de 38 anos, relatou ao LIBERAL que levou o grupo até a cidade mineira e que, se tivesse iniciado o percurso no Lago de Furnas no horário programado, possivelmente estariam entre as vítimas do deslizamento de pedras, que ocorreu por volta das 12 horas. No ramo de turismo há nove anos ele conta que desde 2.018, nas excursões para Capitólio, segue o caminho por Guaxupé. “Mas, desta vez, orientado pelo motorista, concordou com a mudança de rota, passando por São Sebastião do Paraíso, e por esse motivo, chegaram ao destino mais cedo”.

Diz a matéria que “o grupo com 18 pessoas, sendo 14 de Americana e quatro de Santa Bárbara chegou às 6h a Capitólio, quando a previsão anterior era de chegada às 8h. Por estarem no local antecipadamente, os guias turísticos liberam a lancha para a navegação antes da hora. Foi só na volta, quando foram almoçar, que souberam da fatalidade”.

Conforme o empresário se tivesse embarcado seus clientes no horário programado, estaria junto com os outros grupos, que saíram do píer perto das 8h e se envolveram no desabamento no Lago de Furnas.

“Um grande susto, foi Deus mesmo que permitiu a gente estar nesse horário, Deus é muito bom”, afirmou Maciel, que se disse abalado pelo ocorrido.

ACIDENTE
Um deslizamento de pedras ocorrido no Lago de Furnas, município de Capitólio  localizado a 125 quilômetros de São Sebastião do Paraíso, atingiu quatro embarcações, com pelo menos 34 pessoas e causou 10 mortes.

Segundo o Corpo de Bombeiros 27 pessoas foram atendidas em hospitais da região e liberadas. Os corpos das vítimas foram resgatados entre o domingo,9, e a segunda-feira,10. A Polícia Civil instaurou  inquérito para apurar as circunstâncias do ocorrido e a Prefeitura de Capitólio interditou o local proibindo passeios turísticos para a tomada de medidas preventivas que possam ajudar a evitar futuros acidentes semelhantes.

Os corpos foram identificados e liberados para sepultamento pelas famílias. Ainda na terça-feira,11, as buscas por fragmentos de corpos foram suspensas. Órgãos como a Polícia Civil e a Marinha vão continuar com as investigações sobre o ocorrido.

Embarcações de turistas são atingdas por desabamento de rocha em Capitólio