CURTAS EDIÇÃO 2576

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 15-01-2022 10:00 | 509
Foto: Reprodução

Sem alvará
A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso não fornecerá alvará para a realização de festas de carnaval público e nem privado ou qualquer outro evento que tenha aglomeração de pessoas. O anúncio do prefeito Marcelo Morais foi bem claro neste sentido, no momento em que surgem algumas indagações de pessoas querendo saber a este respeito. Medida semelhante já havia sido adotada em relação a Congada que deveria ocorrer no fim do ano e foi cancelada. A justificativa é de que com o atual cenário da pandemia não existe nenhuma possibilidade de haver liberação neste sentido. Que venha 2.023.

Ligação
O prefeito Marcelo Morais também confirmou nesta semana que irá sim tomar providências para fazer a construção de um acesso aos bairros, São Francisco, João XXIII e Belvedere, a partir de uma rua já existente após o viaduto da Copasa, na MGC-491. A medida é uma antiga reivindicação de moradores, e principalmente d mototaxistas e entregadores de mercadorias que muitas vezes chegam a utilizar o acesso na contra mão da rodovia para chegar aos bairros mencionados, sem terem que percorrer grandes distâncias. Os vereadores Luiz de Paula e Maria Aparecida Cerize Ramos, também já tinham pleiteado o benefício desde a administração anterior, não sendo atendidos na época. A expectativa é de que a obra saia do papel ainda neste ano.

Em alta
A alta de casos de Covid-19 registrada neste início do ano, como é do conhecimento de todos, já começa a ter reflexos nas unidades de saúde em toda a região.  Conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), as taxas de ocupação de leitos de UTI e de enfermaria registraram alta nos últimos 10 dias. Em São Sebastião do Paraíso que há três semanas estava com um dois leitos utilizados, o crescimento da ocupação nesta semana já ultrapassa a casa dos 70%. E como os índices de contaminações e hospitalizações vêm em onda crescente a expectativa é de que nesta semana ocorra a lotação dos leitos disponibilizados para tratamento dos casos de doenças respiratórias, como a covid.

Crianças
A partir desta semana entre segunda e terça-feira a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso deverá iniciar a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos de idade contra a Covid-19. O Governo de Minas Gerais iniciou a distribuição do lote inicial destinado a este público. O município também aguarda com atenção a definição do Governo Federal através de Nota Técnica regulamentando a aplicação. Em meio a tanta polêmica sobre o assunto, a recomendação é de que os pais encaminhem seus filhos para serem imunizados, independente de obrigatoriedade ou não. Os benefícios de quem vacinou já podem ser sentido nesta fase atual da pandemia.

Contratações
A Prefeitura de Itamogi anunciou na quinta-feira, 13, que após a realização de reunião com os membros do Comitê Covid, a Secretaria Municipal de Saúde e representantes do Hospital São João Batista, ficou decidida a contratação imediata de médicos e enfermeiros para atuarem no município no enfrentamento à pandemia. O Centro Covid será reinstalado para intensificar e dar suporte no atendimento à população. Será montado um sistema de triagem para que as pessoas com sintomas gripais recebam tratamento em um local, ao passo que pacientes da urgência e emergência fiquem separados. A iniciativa visa ainda reduzir as filas de espera e principalmente aglomerações evitando novas contaminações.

Cobrança suspensa
Minas Gerais suspendeu a exigência do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) referente ao ano de 2021. Com a medida, o documento que estava sendo exigido nas fiscalizações de trânsito desde 1° de janeiro de 2022, passará a ser obrigatório a partir de 1° de junho. A decisão, publicada no Diário Oficial do Estado, nesta sexta-feira, 14, considera a evidência dos efeitos socioeconômicos decorrentes da pandemia, que foram agravados, nos últimos dias, com as fortes chuvas que atingem todo o Estado.

Bandeirada
O governador Romeu Zema enviou, na quinta-feira,13, ofício ao ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, solicitando a suspensão da “Bandeira Vermelha de Escassez Hídrica” nas contas de energia elétrica em Minas Gerais devido às fortes chuvas nas últimas semanas. Zema lembrou que, até o momento, já foram contabilizados a decretação da situação de emergência em 374 municípios, 26.492 desalojados, 4.047 desabrigados, 25 mortes diretamente relacionadas às chuvas, além de milhares de pessoas atingidas direta ou indiretamente pelas inundações. O governador reconhece as características do Sistema Interligado Nacional (SIN) e sua governança. No entanto, para o chefe do Executivo, a manutenção da cobrança da aludida bandeira dos consumidores de Minas Gerais, neste momento, “significa subjugá-los a mais um sacrifício insuportável e desproporcional, quando colocado em perspectiva à realidade do restante do país”.

Instruções de matrícula
Já está disponível para consulta, na página da Coordenadoria Geral de Processos Seletivos (COPS), o resultado preliminar do processo seletivo para o bacharelado interdisciplinar em Inovação Ciência e Tecnologia, que será ofertado pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) no câmpus de São Sebastião do Paraíso no primeiro semestre letivo de 2022. O resultado final será homologado a partir do dia 20 de janeiro. A solicitação de matrícula deve ser realizada de 20 a 26 de janeiro.

Documentos
Nesse período, o candidato deve enviar a documentação em duas etapas concomitantes e obrigatórias: documentação digitalizada e documentação física. O envio da documentação digitalizada deve ser realizado pelo SIG UFLA e o envio da documentação física, pelos correios. O descumprimento de qualquer uma das etapas, na forma e nos prazos estabelecidos, implicará em renúncia à vaga. A lista dos documentos a serem enviados, bem como outras orientações, devem ser consultadas nas Instruções específicas para matrícula inicial no câmpus de São Sebastião do Paraíso, disponíveis na página da Diretoria de Registro e Controle Acadêmico da UFLA (DRCA/UFLA).

Sind-UTE
O Sind-UTE/MG está em pé de guerra com o Governo do Estado a quem acusa de desrespeito à Educação. O sindicato informa que cobrou, novamente, da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) a regularização imediata do sistema de movimentação de pessoal. Em nota nas redes sociais a entidade  acusa o governo Zema de continuar desrespeitando as trabalhadoras e os trabalhadores em Educação. O sistema permanece apresentando problemas na escolha e disponibilidade de vagas. Novo ofício de cobrança foi encaminhado na última quarta-feira, 12, pedindo providências. Quando o assunto é a cobrança pelo pagamento do piso da categoria aos professores então, nem se fala.