• Dos Leitores •

Estamos acabando com a vida no planeta

Por: Redação | Categoria: Do leitor | 15-01-2022 08:49 | 675
Foto: Reprodução

São florestas, ou outras categorias de cobertura vegetal nativa, que ficam às margens de rios, igarapés, lagos, olhos d´água e represas. O nome “mata ciliar” vem do fato de serem tão importantes para a proteção de rios e lagos como são os cílios para nossos olhos.

Já as reservas legais são as áreas de propriedade rural particular onde não é permitido o desmatamento (corte raso), pois visam manter condições de vida para diferentes espécies de plantas e animais nativos da região, auxiliando a manutenção do equilíbrio ecológico. Contudo, as florestas situadas nas reservas legais podem ser manejadas e exploradas com fins econômicos.

Muitos já escutaram esse nome, mata ciliar, mas não sabem o porquê dele?

Mata ciliar é a mata que obrigatoriamente devem ficar dos dois lados rios, não importa o tamanho largura ou profundidade dos rios. A mata ciliar está para os rios como os cílios estão para os olhos, se os cílios forem arrancados os olhos param de lacrimejar e secam.

Da mesma forma os rios, quando é retirado do seu entorno a mata ciliar os rios secam e morrem.

Se o homem hoje é muito preocupado com uma guerra nuclear ou com a terra ser atingida por um asteroide, hipóteses muito remotas.

Ele está esquecendo que do levantar ao deitar está contribuindo com a destruição do planeta, ao não cercar uma nascente para não permitir o seu assoreamento, ao lançar mão da reserva legal, transformando em pastagem.

Eu já trabalhei no Instituto Estadual de Florestas- IEF, nessa época tínhamos o maior cuidado em proteger a nossa agenda verde, éramos o órgão que emitia o licenciamento ambiental, para supressão de áreas verdes, o estudo para fornecer uma licença era feito por uma equipe multidisciplinar após estudo minucioso do local que estava requerendo essa licença, casos mais complicados eram levados para as câmaras técnicas decidirem.

A coisa hoje está ficando mais complicada, primeiro tiraram dos órgãos centrais o poder de licenciar e transferiu para as estâncias regionais, agora tiraram das regionais e transferiram, para os municípios o poder de licenciar e definir a largura das matas ciliares, 90% dos municípios não têm sequer um técnico agrícola para fazer uma vistoria.

Por não sabermos dessas minúcias e permitir que se faça diariamente um estrago em nosso planeta, estamos contribuindo para que os distúrbios  ambientais sejam uma constante, com chuva demais, ou sol de mais, estamos nos condenando ao fim,  pela ignorância e pela ganância.
Carlinhos Rodrigues - São Sebastião do Paraíso