Integrantes e voluntários da Igreja Adventista do Sétimo Dia de várias cidades da região se reuniram nesta semana em Alpinópolis (MG) para o desenvolvimento da Missão Calebe. De acordo com Selma Dias, regional dos Desbravadores, a iniciativa consiste em realizar um trabalho social atendendo famílias carentes. “Temos 14 pessoas de Paraíso e ao todo são 28 voluntários de várias cidades reunidos para fazermos este trabalho com a realização de vários cursos, oficinas e treinamentos”, descreve.
O atendimento aconteceu na Escola Municipal Domingos Gonçalves de Lima, no bairro Ubirajara, em Alpinópolis. Na quarta-feira, 19, os organizadores da missão receberam o prefeito da cidade, Rafael Henrique da Silva Freira que foi acompanhar de perto o trabalho. No local participam 28 voluntários que atuam na realização de ações solidárias voltadas a famílias carentes. “Só de Paraíso temos 14 pessoas. Veio gente de Guaíra, Cachoeira da Laje e até de Barbacena”, comenta a Selma Dias.
Durante a missão foi realizado em Alpinópolis o varal solidário, oficina de culinária saudável, de produção de sabão e atendimento às famílias. “Tivemos pessoas que vieram da Bahia e estão sendo assistidas por nossos voluntários. Foram realizadas doações, palestras sobre saúde e criação dos filhos, além de outros temas”, observa a regional desbravadora.
O Projeto Missão Calebe é um programa voluntário, de serviço social e testemunho que desafia os jovens adventistas a dedicarem suas férias para promoverem ações sociais educativas em prol da comunidade. “Estas ações buscam atender ao ser humano de forma holística, buscando melhorias nas questões da saúde física, emocional e espiritual”, comenta Selma.
O programa realizado tem alcance além fronteira. “Nosso objetivo é mobilizar milhares de jovens em toda a América do Sul, desafiando-os a dedicarem parte de suas férias para tornar a comunidade que os recebe um lugar melhor. Inúmeras são as atividades desenvolvidas por esses jovens; desde palestras motivacionais, de relacionamento, orientação financeira, orientação de combate as drogas a cursos, gratuitos, de artesanatos, culinária saudável, como deixar de fumar até a orientação espiritual”, informa.
Segundo organizadores, o programa Calebe é a estratégia para integrar a juventude têm obtido êxito e contribuído de maneira positiva com a sociedade. “Portanto, urge que juntos, igreja e comunidade e líderes locais, nos concentremos em conduzir os jovens nessa direção para que possam viver e experimentar uma juventude compromissada com a comunidade, respeitosa as autoridades e com o meio ambiente e, sobretudo, compro-missada com o próximo e com Deus”, observa Selma.
Ela faz votos que as ações continuem para a construção de uma geração melhor. “Que Deus possa utilizá-los na grande tarefa de preparar e motivar os jovens a deixar sua marca positiva”, finaliza.