ACISSP 2022

Pesquisa aponta otimismo das pequenas e médias empresas para 2022

Outra tendência mostrada no mesmo levantamento é do aumento do uso de pagamentos digitais que no Brasil foi impulsionado pelo Pix, além da importância do e-commerce para o segmento
Por: Redação | Categoria: Cidades | 06-02-2022 00:12 | 215
Foto: Reprodução

Um estudo realizado pela Visa Back to Business revelou que a grande maioria dos empresários brasileiros está esperançosa com relação a 2022. Segundo o levantamento, 97% das micro e pequenas empresas brasileiras se dizem otimistas com o futuro do seu negócio, o maior nível de otimismo registrado no histórico da pesquisa.

Foram ouvidos empreendedores de nove países, incluído o Brasil e os resultados ainda apontam o desejo de aumentar a digitalização dos pagamentos, utilizando principalmente meios como cartões de crédito, débito e no caso do Brasil, especialmente o Pix.

As empresas brasileiras já caminham nesse sentido, conforme aponta o estudo, a maioria dos pequenos empreendedores brasileiros (58%) disse que já opera ou pretende operar totalmente sem dinheiro em espécie nos próximos dois anos e 92% dos empresários brasileiros disseram que planejam aceitar alguma forma de pagamento digital já em 2022

Outra tendência identificada na pesquisa é o crescimento do e-commerce entre os micros e pequenos empresários. As vendas online impulsionaram os negócios brasileiros sendo que 96% das pequenas empresas do país, com presença online, dizem ter sobrevivido à pandemia graças ao e-commerce, que respondeu por 53%, em média, do faturamento. Nesse sentido os empreendedores disseram que para buscar melhores oportunidades para alcançar novos clientes irão investir mais em marketing (53%), aumentar a presença na mídia social (46%) e aceitar novas formas de pagamento (45%).

Além disso, para 93% das micros e pequenas empresas brasileiras pesquisadas, aceitar novas formas de pagamento é fundamental para seu crescimento, sinalizando que os pagamentos digitais não são mais um meio de se reinventar e sobreviver, mas de crescer em um mundo de novas realidades digitais.

O estudo também ouviu consumidores. O levantamento revela que 97% dos compradores brasileiros pretendem continuar usando pagamentos digitais tanto quanto, ou até mais, do que em 2021.

Além disso 53% disseram que já abandonaram uma compra porque o vendedor não aceitava meios eletrônicos e 76% disseram que, devido à pandemia, passaram a dar preferência aos pagamentos digitais, mudando sua forma de comprar. Em 2022, 91% dos consumidores brasileiros planejam comprar tanto quanto, ou até mais, de pequenas empresas.

Atenta ao novo momento do varejo, a ACISSP/CDL tem atuado de forma a auxiliar e instrumentalizar os seus associados para diversificar os meios de pagamento utilizados no comércio local. Recentemente a associação realizou um curso de treinamento aos seus associados para utilização do Pix pelos comerciantes paraisenses, com muito empresários participando da capacitação.

E a nova diretoria da associação já anunciou e iniciou os estudos para desenvolvimento e implantação de uma plataforma de Market Place que disponibilizaria os produtos e serviços de seus associados em uma plataforma única, com meios digitais de pagamento, o que garante a segurança para compradores e vendedores, com diversidade de produtos, entregas rápidas e possibilidade de ampliação das vendas dos pequenos e microempreendedores da cidade para outras localidades do país, já que esse espaço virtual de negócios estaria inserido na rede mundial de computadores.

“Enxergamos a nova realidade mundial, acelerada pela pandemia do corona vírus, como uma oportunidade de inserção dos comerciantes paraisenses no mercado global da internet e essa plataforma digital de venda que estamos desenvolvendo será disponibilizada pela ACISSP/CDL para que nossos associados possam ser inseridos nesse cenário. Além de fomentar as vendas locais onde o consumidor poderá encontrar uma grande variedade de produtos, comparar preços e escolher, dentre várias possibilidades, aquele que melhor atende seus requisitos”, analisou o presidente da ACISSP/CDL, Dr. Matheus Colombaroli.

“Nossa ideia é que o comércio local entre no e-commerce competindo nas vendas online, porém mantendo a pessoalidade com seus clientes e permitindo uma entrega rápida, no mesmo dia da compra e com a garantia da entrega na cidade”, completou Colombaroli.
(Assessoria Comunicação ACISSP/CDL)