JOGADOR DE FUTSAL

Paraisense foge da guerra da Rússia partindo da Ucrânia rumo a Polônia

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Esporte | 02-03-2022 17:42 | 4100
Juninho Bernardes
Juninho Bernardes Foto: Reprodução

O paraisense Aparecido Donizete Bernardes Júnior, que como atleta de futsal é conhecido como Juninho Bernardes, ala na equipe do De Trading FC, na Ucrânia, finalmente deixou a cidade de Slaviansk, perto da fronteira com a Rússia. O jogador conseguiu embarcar em um trem e durante a produção desta reportagem estava numa viagem de 20 horas com destino a Lviv, na fronteira com a Polônia. Ele falou ao Jornal do Sudoeste rapidamente e disse que está bem, afirmando que sua intenção é deixar a guerra para trás e ficar longe da zona de conflito.

Uma semana após os ataques da Rússia contra a Ucrânia, Juninho Bernardes e seus amigos se viram numa situação jamais imaginada para quem desejava fazer carreira no futsal em um lugar distante. Ele deixou o Brasil em outubro do ano passado para tentar realizar o sonho. Slaviansk cidade onde ele morava fica a cerca de 100 quilômetros de Donetsk, região separatista, invadida pelos soldados russos.

No apartamento onde estava Juninho estava aguardando desde o início do conflito condições para cruzar o país e deixar a Ucrânia com segurança. Na segunda-feira,28, ele apareceu em reportagem do Jornal Nacional da TV Globo e disse que tinha receio de pegar o trem e temia a queda de um avião. “A partir do momento que eu estiver no trem, às vezes, pode cair um avião, pegar no trem. É a questão da fronteira. Estou com medo. Realmente, estou com muito medo”, declarou.

A rotina dos últimos dias estava até tranquila na cidade onde ele mora com seus amigos, e que fica distante da zona de conflito. Ainda assim, o som das explosões de bombas na região, podiam ser ouvidas. Com o toque de recolher decretado no fim de semana, as poucas saídas eram no quintal de casa ou para ir ao supermercado. "A gente se vira como pode" afirmou.

Sobre a situação inesperada, o jogador que é natural de São Sebastião do Paraíso relatou que aguardava um cessar-fogo para deixar o país em segurança. "Medo a gente sempre tem. Nunca passamos por uma situação dessas, realmente a gente está com medo, mas até agora não aconteceu nada", contou Juninho.

Por vários dias ele e os amigos aguardaram uma posição do clube por onde atuam, já que o deslocamento para a área de maior segurança era longo e o percurso até a fronteira não estava sendo recomendado no início da semana. Outro desafio a ser enfrentado além da guerra é o frio já que a Europa está no inverno.

Na tarde desta quarta-feira,2 de março, por volta das 14 horas,(horário de Brasília), Juninho Bernardes  falou com a reportagem do Jornal do Sudoeste. Ele tranquilizou a todos sobre sua situação. "Estamos chegando na cidade de Lviv . Lá tem voluntários que ajudam a ultrapassar a fronteira para Polônia, Moldávia e Romênia", comentou enquanto fazia uma viagem de 20 horas de trem cortando o território Ucraniano.

Sobre qual destino iria seguir ele ainda não tinha uma definição. "Não sabemos para aonde vamos, esperamos amanhã cedo passar a fronteira", completou.

Para o treinador e amigo de Juninho Bernardes em Paraíso, o professor de Educação Física, Olavo Martins, a situação do atleta agora é mais tranquila já que ele está saindo para uma região de fronteira e deixando a área de conflito para trás.

"Falo com certa freqüência e ele está bem. O último contato que fiz ele estava dentro de um trem com 20 horas de viagem até a fronteira com a Polônia e a comunicação estava difícil. Mas logo ele estará chegando na Polônia ou na Romênia, se Deus quiser tudo vai dar certo", acrescentou.

HISTÓRICO 
O atleta paraisense Juninho Bernardes, com passagem marcante pelos projetos do futsal da Prefeitura Municipal, onde conquistou vários títulos como Jogos da Juventude (Sub-15, Sub-17, Sub-20), Lidarp (Sub-17) Liga Rio Pardense (Sub-17), entre outros regionais, além de troféus de destaque individuais de artilheiro e melhor jogador das competições.

Aos 26 anos o salonista paraisense acumula passagens por equipes tradicionais do futsal nacional como Praia Clube / Uberlândia, Intelli Futsal, Palmas-PR, e por último o Guarani-RS.

Em 18 de outubro do ano passado o atleta havia embarcado para Slavyansk, na Ucrânia, onde se apresentou ao De Trading FC, para início da trajetória. O ala paraisense levou na bagagem muita motivação para realizar seus sonhos e se consolidar no futsal internacional, marcando seu nome e representando São Sebastião do Paraíso mundo afora, solidificando sua carreira.

Juninho Bernardes apareceu no Jornal Nacional da TV Globo na segunda-feira falando da situação em Slaviansk, cidade onde estava