LONGE DA GUERRA

Juninho Bernardes retorna da Ucrânia e desembarcará no Brasil

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Esporte | 05-03-2022 07:34 | 1189
Juninho Bernardes retorna ao Brasil após deixar a Ucrânia devastada pela guerra da Rússia
Juninho Bernardes retorna ao Brasil após deixar a Ucrânia devastada pela guerra da Rússia Foto: Divulgação

O jogador de futebol de salão, Aparecido Donizete Bernardes Júnior, o Juninho Bernardes, chega ao Brasil na manhã de sábado, 5, após deixar a Ucrânia, país atacado pela Rússia, na Europa. Durante a semana o atleta que é natural de São Sebastião do Paraíso cruzou o país onde estava numa viagem de mais de 20 horas de trem até chegar a fronteira com a Polônia, onde as marcas da guerra ficaram para trás.  Ele festejou a chegada em Lviv uma das últimas etapas antes de pegar o caminho de volta para sua terra natal.

Até a terça-feira, 1º de março, Juninho Bernardes e os também jogadores de futsal brasileiros Rodriguinho, Léo Barboza e Jean Carlos estavam em Slavyansk, segunda maior cidade da Ucrânia, onde defende o De Trading. Nos primeiros dias da guerra ele ficou no hotel com amigos e pouco saía devido ao toque de recolher que foi decretado. Num breve momento fora do apartamento a saída na rua era para comprar água e alimentos.

Com o acirramento dos ataques russos eles decidiram deixar o país ucraniano para voltar para casa e ficar em segurança. No entanto, a decisão pela viagem passava pela dúvida sobre arriscar a fazer um longo percurso e o temor de algum incidente.

Juninho receava pela queda de uma bomba ou avião sobre o trem, como declarou. A questão sobre estar em segurança era um dos principais desafios. A viagem teve início na terça-feira, 1º de fevereiro e levou mais de 20 horas até a chegada a  Lviv, cidade que fica a cerca de 70 quilômetros da fronteira com a Polônia.

Durante o trajeto Juninho chegou a falar com a reportagem do Jornal do Sudoeste, quando afirmou que estava bem e esperançoso por deixar em segurança a Ucrânia. Na chegada, por volta de 17h30 (de Brasília) na quarta-feira, 2,  o paraisense celebrou com alívio e agradeceu a Deus por ter deixado a zona de conflito para trás.” Saímos da Ucrânia. Deus é maravilhoso. Obrigado por todas as orações e toda a energia positiva. Etapa 3 concluída. Estamos na Polônia. Vamos para o hotel descansar e amanhã iremos para o Brasil”, postou nas redes sociais o atleta de Paraíso.

De acordo com que Juninho publicou nas redes sociais, ele e os demais brasileiros retornam ao Brasil em um voo marcado para a sexta-feira, 4. O retorno para casa teve continuidade às 15h45 no horário polonês (11h15 no horário de Brasília), como havia relatado o atleta ainda na quinta-feira,3.

Após escala no Catar, a chegada ao Brasil está prevista para sábado,5, às 10h, em Guarulhos. Não foi divulgado se em seguida ele virá para São Sebastião do Paraíso para se juntar aos seus familiares.

Em outubro do ano passado Juninho Bernardes havia partido para a Ucrânia onde depois se juntou a outros brasileiros para defender a equipe do Trading F.C. Ele tinha o sonho de fazer carreira, além de conquistar a independência financeira. No Brasil ele defendeu equipes como Praia Clube / Uberlândia, Intelli Futsal, Palmas (PR) e por último o Guarani (RS).

Em São Sebastião do Paraíso o atleta paraisense Juninho Bernardes, teve passagem marcante pelos projetos do futsal da Prefeitura Municipal, onde conquistou vários títulos como Jogos da Juventude (Sub-15, Sub-17, Sub-20), Lidarp (Sub-17) Liga Rio Pardense (Sub-17), entre outros regionais, além de vastos troféus de destaque individuais de artilheiro e melhor jogador em várias competições.